Todo negócio precisa ser divulgado para atrair clientes e ter mais lucro. Com um salão de beleza não é diferente. Assim, divulgar é uma atitude necessária se você está começando no negócio, abrindo mais uma unidade e até mesmo se já possui a empresa há algum tempo e quer atrair mais clientes.
Quer saber como divulgar seu salão de beleza e aumentar o número e a fidelização de clientes? Coloque em prática algumas das nossas dez dicas e você terá um retorno espetacular. Ou confira o vídeo que fizemos especialmente sobre o tema:
Folhetos
Pode parecer antiquado, mas a divulgação por folhetos ainda é essencial para o sucesso de um negócio. No entanto, é preciso ter um folheto bonito, que chame a atenção. Afinal de contas, estamos falando de um salão, que trata com beleza o tempo todo. Por isso, antes de sair criando um folheto comum, contrate um profissional, que vai saber aliar as informações à estética do anúncio.
Lembre-se de que o folheto deve conter todos os dados do salão de beleza, como telefone, serviços disponíveis e endereço. Você também pode fazer do panfleto um cupom de desconto para quem apresentá-lo, por exemplo. Isso vai atrair mais clientes.
Parcerias

Parceria com academia é uma ótima ideia para atingir e atrair clientes
Para divulgar melhor os seus serviços, uma boa ideia é fazer parcerias com diversos tipos de empresas e estabelecimentos. Você pode fazer parcerias com academias, escolas, faculdades e clubes, por exemplo, oferecendo descontos para os alunos ou colaboradores que fizerem algum serviço no salão.
Nesses casos a dica é falar com o gerente de Recursos Humanos do estabelecimento em questão, mostrando os serviços oferecidos pelo seu salão e como a parceria pode ser benéfica para ele. Por outro lado, você pode fazer parcerias com outros locais que vendem produtos de beleza. A ideia é que você divulgue o estabelecimento deles e vice-versa. O resultado é que ambos os negócios podem conquistar mais clientes.
Redes sociais
Como qualquer negócio nos dias de hoje, o seu salão de beleza não pode ficar de fora das redes sociais. Existem diversas opções que você pode adotar, mas duas são primordiais.
A mais acessada de todas as redes sociais, o Facebook tem ampla abrangência e permite que as empresas tenham fanpages. Por meio delas é possível divulgar serviços e promoções, compartilhar fotos dos penteados realizados, criar eventos e avisar aos clientes sobre possíveis mudanças.
Além disso, ele é um canal de interação com os consumidores, que podem deixar suas críticas e elogios. Por isso, aproveite a oportunidade para atender bem seus clientes, melhorar os pontos negativos destacados e fazer, inclusive, a marcação de horários, facilitando o trabalho para todo mundo.
Focada em fotografias, o Instagram é a rede social perfeita para cabeleireiros porque o profissional pode postar fotos de seus penteados e cortes, divulgando seu trabalho. Os clientes também podem interagir pelos comentários e compartilhar suas postagens, aumentando o raio de alcance delas.
Eventos
Um salão de beleza tem tudo a ver com eventos, certo? Então, por quê não criar eventos no seu estabelecimento a fim de divulgá-lo? Aproveite o aniversário do salão, o dia do cabeleireiro e outras datas importantes para comemorar e atrair novos clientes.
É claro que é preciso investir e esta não é uma ação que pode ser realizada com frequência, mas vale a pena. Então, compre o espumante, disponibilize alguns comes e bebes e realize o seu evento. Se ficar muito caro, busque parcerias para auxiliar na parte financeira.
Blog
Investir em um blog é uma atitude importante para os estabelecimentos que querem chamar a atenção. Essa é uma das formas mais eficientes de marketing, pois transmite aos clientes confiabilidade e segurança no serviço.
Entre os conteúdos que podem ser postados estão dicas de penteados e de maquiagem, produtos voltados para determinados tipos de cabelo, como fazer penteados específicos, etc. Poste textos, vídeos e fotos e divulgue em suas redes sociais. Você vai ver que o esforço vale a pena!
Atualização constante
Toda profissão requer atualização do profissional e o cabeleireiro que não se atentar às tendências do momento está fadado à falência. O segmento de beleza muda muito e, por isso, é essencial que você saiba o que está acontecendo e tenha uma noção do que está por vir.
Isso vai ajudar, inclusive, a ter um melhor relacionamento com os clientes, que perguntarão o que está em alta. Outra vantagem é que você terá mais criatividade ao sugerir um corte ou penteado. De quebra, os clientes ficarão satisfeitos e divulgarão o salão de beleza no boca a boca.
Feiras especializadas
Participar de feiras especializadas é a garantia de que você, enquanto profissional, está buscando se atuar e compartilhar experiências com os colegas de profissão. Além disso, as feiras oferecem mais visibilidade ao negócio, podendo conquistar novos clientes e fechar parcerias com fornecedores que tenham produtos exclusivos. Assim, a ideia é que você não fique parado e esteja sempre em evidência.
Mídia
A mídia tradicional e online são boas formas de divulgar o salão de beleza. Por isso, sempre que você tiver um caso diferente ou uma novidade interessante, busque um jornalista e conte a sua história.
Caso ele se interesse, a sua empresa vai ser divulgada e novos clientes surgirão. Anunciar em jornais e revistas que circulem na região do seu estabelecimento também é uma boa ideia!
Promoções

Faça promoções e ofereças kits especiais para os clientes
Uma boa forma de divulgação são as promoções em sites especializados, como os de compras coletivas. A ideia é que você faça ofertas (ou combos promocionais) oferecendo dois ou três serviços pelo preço de um. Mas você deve estar pensando: “que vantagem eu terei?”.
Em um primeiro momento, pode parecer que não há benefícios, mas a verdade é que você pode atrair novos clientes
que, consequentemente, vão gastar muito mais com outros serviços posteriormente.
Kit de boas-vindas
Clientes querem ser bem atendidos, especialmente se estão comparecendo a um estabelecimento pela primeira vez. Por isso, montar um kit de boas-vindas é um agrado especial que poucos salões de beleza possuem, e que pode deixar o seu à frente da concorrência.
Para montar o kit é bastante simples: você pode apenas colocar uma amostra grátis de shampoo e condicionador ou de algum outro produto que possa mostrar que você se importa com o seu cliente. Aliás, há casos de salões que adotaram essa tática e chegaram a atrair 10 vezes mais clientes somente com o kit. Já imaginou?
Agora que você já entendeu como divulgar seu salão de beleza, que tal conferir o calendário de sazonalidades para salões de beleza 2016? Você também pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência no post!

