Todo profissional de marketing sabe que fidelizar clientes é mais barato que conquistar novos. Isto acontece, porque novos consumidores demandam mais esforços para serem convencidos sobre a qualidade do serviço, o que demanda mais investimentos em pesquisa e publicidade. Por outro lado, o cliente atual já tem contato com a sua marca e o seu serviço e já está convencido do seu valor, por isso, a sua percepção de risco é muito menor.

Um dos grandes gurus do marketing, Philip Kotler diz que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais satisfeitos. Mais do que isto, um dado do Sebrae indica que, em média, 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% de seus clientes fidelizados, um número realmente impressionante. Confira a seguir algumas vantagens de fidelizar clientes.

Aposte nas estratégias para fidelizar clientes

Vantagens de fidelizar clientes

Além de a fidelização custar menos que a aquisição de novos, há uma série de outros motivos para fidelizar os clientes do seu salão de beleza. Listamos abaixo algumas vantagens que, na verdade, se aplicam a qualquer negócio:

Marketing boca a boca

A boa experiência do cliente com os seus serviços o faz querer compartilhá-los com seus amigos, então ele divulga sua empresa espontaneamente. O boca a boca é uma das formas mais eficazes de propaganda, pois vem de pessoas próximas que realmente tiveram uma experiência positiva com o negócio.

Finanças estáveis

Imagine vários clientes satisfeitos fazendo negócios com sua empresa frequentemente. Isto melhora os resultados, aumentando suas vendas com custos menores. Mais do que isso, por estarmos falando de clientes recorrentes, a fidelização confere certa estabilidade às finanças da sua empresa, facilitando o planejamento para o futuro.

Vendas mais fáceis

O cliente fidelizado está familiarizado com os seus serviços e já conhece a sua qualidade, portanto, está aberto a comprar mais e a arriscar com novos produtos ou serviços. Clientes novos têm naturalmente uma barreira maior, sua percepção de risco é mais elevada, uma vez que nunca tiveram contato com sua empresa.

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Feedback de qualidade

O cliente fidelizado conhece o seu negócio e sabe exatamente quais são os seus pontos a melhorar, por isto, a opinião dele é muito valiosa. Ao montar uma rede de clientes fidelizados, você consegue melhorar constantemente os seus processos e serviços, simplesmente ouvindo o que os seus clientes — que amam o seu negócio — têm a dizer.

Estratégias para fidelizar seus clientes

As estratégias são variadas, mas o foco deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma experiência tão satisfatória que gere em seu cliente o desejo de voltar ao seu salão e, mais do que isto, de compartilhá-lo com amigos e familiares. Você pode oferecer combos de serviços, realizar eventos promocionais, entre muitas outras estratégias.

O primeiro passo essencial para uma boa estratégia de fidelização é realizar um cadastro dos seus clientes. Desta forma você poderá promover ações direcionadas, oferecer promoções especiais (de aniversário, por exemplo) e ter respostas para perguntas do tipo: Quanto um determinado cliente já gastou com meus serviços? Com qual frequência um cliente visita meu estabelecimento?

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Por fim, faça o máximo para que o tempo em que o consumidor está em seu salão de beleza seja agradável. Há muitas alternativas para fazer isto dar certo: disponibilize passatempos durante a espera (como uma televisão, revistas, etc), ofereça água, cafezinho e outras bebidas, crie uma atmosfera amigável, entre outras ações.

Para facilitar ainda mais a construção da sua estratégia para fidelizar clientes, desenvolvemos o e-book Calendário de Sazonalidades para Salões de Beleza 2016, que te ajuda a planejar ações durante todo o ano. Clique aqui e faça o download gratuitamente.

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Por que fidelizar clientes é mais barato de que conseguir novos?
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O cliente tem contato com a sua marca e já está convencido do seu valor. Saiba mais sobre como fidelizar clientes e aposte nas estratégias
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