Por mais paciente que seja, qualquer profissional está sujeito a passar por situações embaraçosas na rotina de trabalho do salão de beleza. Mas, de maneira alguma, é permitido perder a cabeça com o cliente e queimar o filme do seu negócio.  

Para conseguir manter a calma, é preciso praticar algumas estratégias que ajudam a passar pelas saias justas, sem causar constrangimentos para o cliente ou para o próprio profissional. Venha conferir algumas dicas infalíveis de etiqueta no salão de beleza para o atender os clientes com classe!

Clientes espaçosos

Siga essas dicas de etiqueta no salão de beleza e evite constrangimentos com seus clientesSempre existem aqueles clientes espaçosos, que agem no salão como se estivessem em sua própria casa e acabam por constranger as outras pessoas que estão no local. Para exemplificar, a pessoa entra, tira seus sapatos e coloca os pés em cima das cadeiras na sala de espera.

Apesar de ser difícil, é preciso jogo de cintura para lidar com esses clientes. Uma dica de etiqueta no salão de beleza é chegar bem perto da pessoa e dizer, com muito cuidado, que é regra do estabelecimento é não colocar os pés na cadeira e solicitar que ela desça os pés.

Clientes com bichos de estimação

Siga essas dicas de etiqueta no salão de beleza e evite constrangimentos com seus clientes

Geralmente, as pessoas gostam de carregar o seu bichinho de estimação para todos os lugares que frequentam, inclusive para o salão de beleza. Para quem gosta de animais, isso não é problema algum. No entanto, sempre existem aqueles clientes que não curtem, principalmente quando o bichinho começa a fazer barulho ou correr de um lado para o outro.

Uma dica boa para evitar esse tipo de situação é colocar uma plaquinha com os dizeres “proibida a entrada de animais de estimação” em um local bem visível do salão. Caso alguns clientes ainda insistam em entrar com o seu pet, novamente, você precisará de bastante cuidado para evitar constrangimentos.

Elogie o bichinho e pergunte seu nome para o dono. Posteriormente, avise-o que, apesar de você também adorar animais, não é permitido que eles permaneçam no local por questões sanitárias. Aproveite e aponte a plaquinha para o cliente.

Clientes que não pagam

Atualmente, quase todo mundo prefere pagar as suas contas no cartão e, geralmente, não anda com dinheiro no bolso. Apesar de oferecer muita comodidade, pode acontecer de o cartão não passar na hora de pagar, ou de a operadora estar fora do ar. Nesses casos, o cliente terá que voltar em outra hora para efetuar o pagamento.

No entanto, alguns clientes podem acabar se esquecendo de retornar e para pagar pelo serviço. A situação é bem chata, mas você deve manter a etiqueta no salão de beleza e não pode deixar de atendê-lo. Trate o cliente com a atenção de costume e, na hora de entregar a conta, inclua o valor não pago anteriormente.  Se julgar melhor, antes de iniciar o novo atendimento, você pode lembrá-lo educadamente da outra dívida.

Clientes com crianças

Siga essas dicas de etiqueta no salão de beleza e evite constrangimentos com seus clientes

É muito comum que os clientes levem seus filhos pequenos para o salão. No entanto, apesar de encher o local de alegria, algumas crianças ficam correndo de um lado para o outro, gritando ou mexendo nos utensílios do salão. Essas situações podem incomodar ou mesmo prejudicar o atendimento dos outros clientes.

Mais uma vez, seguindo as regras de etiqueta no salão de beleza, o cuidado e a delicadeza são fundamentais para contornar esses momentos. Uma dica ótima é elogiar a criança e, logo após, aproximar dos pais e dizer que seus filhos podem trombar em algo ou se machucar mexendo nas tesouras e nos produtos químicos do salão.

Clientes barraqueiros

Siga essas dicas de etiqueta no salão de beleza e evite constrangimentos com seus clientesVez ou outra aparecem aqueles clientes barraqueiros, que gritam e deixam o clima tenso no salão. Esses clientes podem armar briga por qualquer motivo, seja porque não gostaram do resultado do cabelo ou porque não conseguiram ser atendidos devido ao seu atraso.

Para esses clientes, é necessário todo o cuidado do mundo. Lembre-se da etiqueta no salão de beleza: tente manter a calma e nunca altere o tom de voz. Converse com o cliente e sugira soluções para sanar a sua insatisfação.

Viu só como não é tão difícil contar situações indesejáveis sem queimar o filme do seu negócio? Você também já passou por saias justas no seu salão de beleza? Entre para a conversa e conte para gente como você fez para resolvê-las!

Summary
Etiqueta no salão de beleza: como contornar 5 situações difíceis com clientes
Article Name
Etiqueta no salão de beleza: como contornar 5 situações difíceis com clientes
Description
Todo profissional está sujeito a situações constrangedoras com os clientes. Siga essas dicas de etiqueta no salão de beleza e contorne qualquer saia justa
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo