Os tempos em que a mulher adulta era o único público dos salões de beleza ficaram para trás. O crescimento do número de consumidores no setor, além de indicar o aumento na proporção, também mostra uma maior diversidade de características. Cada vez mais homens, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência se interessam em cuidar da beleza, pois sentir-se bonito influencia na autoestima das pessoas. Saiba como apostar em acessibilidade e conquistar novos clientes.

Infelizmente, algumas pessoas encontram dificuldades para frequentar os espaços de beleza. Para os deficientes visuais e físico-motores, esta atividade pode ser um verdadeiro desafio: pouquíssimos estabelecimentos possuem a estrutura com a acessibilidade necessária.

De acordo com o censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Dos cerca de 190 milhões de brasileiros, aqueles com pelo menos uma deficiência – seja visual, auditiva, motora ou mental – somam 23,9%. Os dados confirmam que ignorar as necessidades desse grupo é perder um público consumidor significativo, que também quer se embelezar e investir nesses serviços.

Apesar de não existir uma lei específica exigindo uma estrutura adaptada para os salões de beleza, a norma NBR 9059/2004, conhecida como Lei da Acessibilidade, estabelece os parâmetros para modificar qualquer local e assim deixá-lo acessível para conquistar novos clientes.

Aposte em acessibilidade para conquistar novos clientes

Invista em adaptações e atenda seus clientes ainda melhor

Você tem interesse em adaptar seu estabelecimento para conquistar novos clientes, mas não sabe como? Confira as medidas que podem ser adotadas para garantir a acessibilidade no seu espaço de beleza.

Características de um espaço com circulação acessível

  •  O local precisa de rotas acessíveis e com estacionamento próximo da entrada principal.
  • Levar em conta o tamanho das cadeiras de rodas e a área necessária para locomoção adequada. São necessários 1,50m de raio para dar um giro completo, 1,20m de raio para um giro de 90 graus e uma área de 1,50×1,20m para um giro de 180 graus.
  • Possuir piso antiderrapante.
  • As portas devem ter, no mínimo, 0,80m de largura. Elas também devem abrir para fora, com maçanetas tipo alavanca ou puxador em altura entre 0,80m e 1,0m.
  •  Caso existam desníveis, como tablados, considerar que o máximo recomendado é de 1,5 cm. Desníveis maiores devem ser resolvidos por rampa ou aparelho eletromecânico.

Móveis e lavatórios

  • As prateleiras e expositores com produtos à venda devem estar ao alcance de todos.
  • É necessário que o balcão de atendimento e de caixa para pagamento tenham altura adequada.
  • No caso das pias dos lavatórios, o ideal é ter uma cadeira removível para o encaixe da cadeira de rodas. O mesmo deve ser feito para as bancadas com espelhos.
  • A altura do lavatório suspenso não pode passar de 0,80m.

Sanitários

  • Um espaço de cabine que permita que a cadeira se coloque de frente para o vaso sanitário é essencial.
  • A reserva de uma área de transferência possibilitando que o deficiente motor se transfira da cadeira para o vaso sanitário, sendo lateral ou frontal ao vaso, com 80cm de largura por 1,10m de comprimento.
  • Dimensões mínimas de 1,50m x 1,70m com vaso instalado na parede menor, para facilitar a transferência lateral para o vaso sanitário. O lavatório deve estar instalado no mesmo ambiente. As medidas possibilitam o giro completo da cadeira sem bater nas peças.
  • Barras horizontais para apoio e transferência, fixadas em um dos lados e atrás do vaso sanitário. O outro lado fica livre para permitir a aproximação e a transferência;
  • Pias suspensas e sem colunas, devem ser fixadas a uma altura de 80 cm do piso, com altura livre (embaixo) de 70 cm, para permitir a aproximação da cadeira de rodas.
  • Um espelho com inclinação permite que uma pessoa sentada em cadeira de rodas possa se ver.

E você, que medidas vem adotando em seu estabelecimento para conquistar novos clientes? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

 

Summary
Como tornar seu espaço de beleza acessível e conquistar novos clientes
Article Name
Como tornar seu espaço de beleza acessível e conquistar novos clientes
Description
Invista em adaptações para tornar seu negócio de beleza acessível. Essa é uma maneira de fidelizar e conquistar novos clientes, com um atendimento impecável.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo