Reduzir custos de um salão de cabeleireiro não deve ser visto apenas como uma alternativa para a crise, mas como algo que deve ser feito continuamente, visando aumentar o lucro do salão mesmo quando o movimento está grande.

As pessoas continuam indo aos salões de beleza – embora com menos frequência do que antes -, no entanto, estão cada vez mais buscando por descontos e preços que caibam dentro do orçamento. E para conseguir oferecer um bom custo e, mesmo assim, continuar tendo lucro, não é preciso muito. Basta aprender a observar como tudo funciona para encontrar detalhes que farão toda a diferença no resultado.

Quer ficar por dentro de algumas dicas para reduzir custos do seu salão de cabeleireiro? Então confira:

Use os equipamentos certosTrabalhe com os equipamentos certos

Não adianta querer ter um secador que não seja profissional, pois, além de ele não fazer o trabalho direito, vai ficar mais tempo ligado e, consequentemente, consumir mais energia. O correto é ter os equipamentos adequados para os procedimentos que você realiza.

Também vale a pena verificar o consumo de energia de cada aparelho e, quando ele for muito alto, trocar por um mais moderno e econômico. Apesar de ser necessário investir na compra do novo produto, com o tempo você consegue uma grande economia na conta de energia.

Controle o uso dos produtos

Isso não quer dizer que você vai proibir o profissional de usar os produtos ou ficar medindo o quanto cada um está usando. Mas vale a pena orientar a sua equipe sobre usar apenas o necessário. Por exemplo: na hora de preparar uma coloração para um cabelo curto e pouco volumoso, não é preciso fazer a mesma quantidade que seria usada em um cabelo longo e com muito volume, não é mesmo?

O uso de todos os outros produtos deve seguir a mesma regra: só usar o suficiente para cada procedimento.

Lembre-se que bons profissionais fazem a diferença

Ter bons profissionais não será apenas uma maneira de atrair mais clientes e manter os atuais, mas também te ajudará a reduzir custos. Isso porque um profissional bem treinado trabalha mais rápido, sabe quando e o quanto usar de um determinado produto, não desperdiça materiais etc.

E isso não significa que você tenha que mandar quem já trabalha no seu salão embora para contratar novos profissionais. Basta investir na capacitação de quem já faz parte da sua equipe. Isso, além de te ajudar a reduzir custos, ainda fará com que fiquem mais motivados no trabalho.

Barbeiro e cliente

Ter bons profissionais e produtos baratos fazem a diferença no fim do mês

Negocie melhores preços com os seus fornecedores

Estude a melhor maneira de comprar os produtos que você usa no seu salão. Que tal, por exemplo, passar a comprar sempre de um mesmo fornecedor e, com isso, garantir bons descontos? Ou, ainda, já que você sabe que gasta muito o produto X, que tal comprar em uma maior quantidade para conseguir um preço menos salgado? Sempre é possível negociar, por isso, use essa estratégia em seu favor.

Parcerias com os fornecedores também são bem-vindas, como você oferecer um espaço no seu salão para divulgação de uma determinada marca e conseguir descontos ou produtos exclusivos. Ter um bom relacionamento com seu fornecedor ajuda muito a reduzir custos dos produtos que compra.

Com essas dicas simples você consegue economizar (independente do movimento estar mais fraco ou não, afinal, toda economia é bem-vinda) e, quem sabe, até mesmo expandir o seu negócio. E lembre-se: quanto melhor o tratamento que as pessoas recebem em um estabelecimento, maiores são as chances de elas voltarem e também indicarem o negócio para amigos e familiares. Por isso, trate os seus clientes com carinho!

Quer saber mais sobre a administração do seu salão de beleza? Então não deixe de conferir as nossas dicas sobre 5 coisas que você não pode esquecer no fechamento do mês. Até a próxima!

Summary
4 dicas para reduzir custos em um salão de cabeleireiro
Article Name
4 dicas para reduzir custos em um salão de cabeleireiro
Description
Reduzir custos de um salão não deve ser visto apenas como uma alternativa para a crise, mas como algo que deve ser feito sempre. Encontre alternativas!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo