Fazer o planejamento financeiro de um salão de beleza não é tarefa fácil, mas é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio. Ainda que toda burocracia possa te deixar de cabelo em pé, sabemos que alcançar o equilíbrio financeiro é um dos grandes desafios e objetivos do negócio.

Para que as coisas saiam como esperado, elaborar um plano de ações é uma ótima alternativa para antecipar investimentos e lucros. Nesse post vamos entender essa parte burocrática e contar como ela pode ser facilitada na sua rotina!

A atividade de negócios no segmento da beleza é bastante diferenciada em relação às demais atividades de prestação de serviços, especialmente nas questões trabalhistas e tributárias. Em diversos casos, o salão também comercializa produtos de várias espécies e o empresário à frente do negócio precisa entender como é feita a contabilidade no salão de beleza e a cobrança de impostos em cada tipo de operação.

Desde o processo de abertura até os cálculos financeiros no dia a dia, é preciso ter muita atenção e conhecimento.

Contabilidade no salão de beleza: por que investir em controle financeiro?

imagem: iStock

Além disso, para obter lucro é necessário que o salão ganhe mais do que gasta. Por isso é importante ter o controle dos gastos e custos fixos e do volume de receita que é gerado no estabelecimento. Uma ótima alternativa para esses casos são os softwares de gestão que ajudam a gerenciar o seu negócio e também a presença de um profissional de contabilidade no salão de beleza.

De acordo com Lyndson Almeida, sócio da KGD Contabilidade, empresa de Curitiba que atende em todo o Brasil, é importante ter assessoria contábil desde o primeiro momento, já na abertura do salão de beleza. “Para o processo de abertura ou regularização, existe uma gama de protocolos e burocracias a serem seguidos. O primeiro passo é buscar uma empresa de confiança que ofereça um serviço de qualidade e o melhor custo benefício“, conta.

Blog Beauty Date - Contabilidade no salão de beleza: por que investir em controle financeiro?

Quando pensamos em controle financeiro ou contabilidade no salão de beleza, a primeira coisa que pensamos é no comissionamento de profissionais e venda de produtos. Entretanto, as despesas são muito maiores, pois incluem água, luz, aluguel e diversos outros gastos recorrentes – e que são essenciais para manter o salão funcionando.

Se todos estes dados estiverem desorganizados, será impossível fazer as contas e descobrir qual é a sua margem de contribuição (um cálculo que mostra a diferença entre o que você investe, o custo e o que vende ou cobra). Dessa forma, será muito mais difícil fazer previsões de ganho ou determinar onde cortar custos quando necessário.

Ter o acompanhamento de um contador especialista no assunto definitivamente vai te ajudar a encontrar a fórmula certa para garantir uma ótima gestão do seu salão de beleza. “É importante sempre contar com uma assessoria contábil para fazer a contabilidade no salão de beleza ou beauty center pois, desde o processo de abertura até os cálculos financeiros no dia a dia, é preciso ter muita atenção e conhecimento das diversas normas e leis que regulamentam o segmento“, explica Lyndson.

Contabilidade no salão de beleza: por que investir em controle financeiro?

Esse profissional também vai acompanhar o fluxo de caixa e ajudar a traçar estratégias financeiras que aproximam o seu negócio da meta proposta, além de auxiliar na adoção de técnicas de gestão mais avançadas, garantindo crescimento para você e para seu salão de beleza.

Um escritório ou profissional de contabilidade no salão de beleza ainda vai prestar auxílio no momento de você solicitar os registros obrigatórios junto aos órgãos públicos, como por exemplo a Junta Comercial, a Prefeitura da sua cidade ou até no seu Estado de origem, para abrir ou manter o funcionamento do salão de beleza em conformidade com a legislação. Dessa forma, você não corre riscos de ter o estabelecimento fechado ou multado em uma fiscalização.

Summary
Contabilidade no salão de beleza: o que você precisa saber
Article Name
Contabilidade no salão de beleza: o que você precisa saber
Description
Fazer o planejamento financeiro do salão de beleza não é fácil, mas é fundamental. Entenda a importância de ter assessoria na contabilidade no salão de beleza
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo