Vamos pensar na seguinte situação: é dia 31, são 7 horas da noite e seu salão está lotado. Todos os profissionais estão trabalhando e a agenda da próxima semana já está lotada. O cenário é lindo, mas você sabe que ainda há muito trabalho pela frente; afinal de contas, você tem que fazer o fechamento do mês.

Com ele, vem a necessidade de organizar as contas, pagar os profissionais e fazer fechamento do mês do seu salão de beleza. Todas essas tarefas podem ser o terror para qualquer negócio se forem feitas de maneira desorganizada. Com uma boa gestão financeira, fazer os cálculos de comissão ou verificar o quão lucrativo foi o mês não será difícil.

Lidar com dinheiro e planejar antes de tomar qualquer atitude relativa ao seu negócio não é a coisa mais simples do mundo, mas é um hábito essencial para encontrar o equilíbrio financeiro do seu salão de beleza. Ter um negócio financeiramente equilibrado é saber quanto dinheiro você pode comprometer com as compras do seu mês de modo a maximizar seu lucro evitando o desperdício ou as sobras. Ou seja: manter seu negócio economicamente saudável é uma questão de previsão. Você é capaz de antecipar seus gastos e saber quanto precisa ter disponível para eles, podendo reinvestir o restante em melhorias na sua rotina.

Dicas para fazer o fechamento do mês no salão de beleza

Organize-se para ter um controle financeiro efetivo

 

Para um controle financeiro efetivo é necessário se organizar e fazer o fechamento do mês, avaliando constantemente os números, e principalmente, tomar as atitudes corretas com base no comportamento que você observa. Algumas atitudes simples podem te ajudar nessa missão e até gerar uma economia no seu salão, como por exemplo fazer fichas dos serviços que você presta e qual o custo médio de cada execução.

Um modo prático de saber como estão as finanças do seu salão é fazer o fechamento do mês, ou seja, uma lista de todo o dinheiro que sai e entra no seu salão de maneira recorrente; compras de produtos, aluguel, contas e uma estimativa de quantos clientes você vai receber no mês seguinte – você pode usar o mês anterior ou o mesmo mês do ano passado como base.

Selecionamos 5 itens prioritários para te ajudar a fazer o fechamento do mês:

1 – Produtos e procedimentos

Além de criar e manter registros sempre atualizados das suas transações, você precisa entender o consumo médio mensal de cada produto no seu salão para calcular seu gasto ideal. Uma dica é mensurar os produtos por uso, e não apenas por unidade.

Exemplo:

Você faz uma coloração e usa os seguintes produtos: shampoo, condicionador e tintura. Eles custam R$30,00, R$40,00 e R$50,00, respectivamente, mas não são usados completamente nesse processo. Se você calcular a porção dos produtos usada no procedimento, pode estipular um valor mais aproximado do custo de execução de um serviço:

  • O shampoo rende 15 usos, então o custo de um uso fica R$2,00. (R$30/15usos)
  • O condicionador rende 10 usos, então o custo de um uso fica R$4,00. (R$40/10usos)
  • A tintura rende para 1 uso, então o do uso fica R$50,00.

Portanto, o custo que você teve com esse procedimento foi de R$56,00 em produtos.

Esse controle faz com que você entenda quanto você gasta de fato com cada cliente e permite que você encontre oportunidades para economizar nas compras mensais, além de ajustar os preços que cobra.

Todo o fluxo de compra, venda, uso e distribuição também deve ser mantido atualizado: às vezes, um único registro que você deixa de computar no seu fechamento pode passar uma impressão errada sobre suas decisões e te levar a fazer escolhas erradas que podem comprometer seu negócio rapidamente. Faça uma planilha na qual você consiga facilmente fazer seus lançamentos e acompanhar o retorno que cada um deles te traz.

Dicas para fazer o fechamento do mês no salão de beleza

Procure maneiras de automatizar o cálculo das comissões

2 – Profissionais

Seus profissionais são os principais responsáveis por trazer o dinheiro pra dentro do salão, mas isso não quer dizer que eles são intocáveis. Como eles também geram custo para o salão e demandam espaço, acompanhe o rendimento deles com relatórios, procurando horários subutilizados e verificando sua rentabilidade.

É importante saber quantos serviços cada um executa em média e quanto você deve pagar de comissão a cada um deles no fechamento do mês. Pra te ajudar nesse acompanhamento, é essencial o registro correto do profissional. Você pode até utilizar um programa de gestão para salões de beleza que calcule automaticamente a comissão dos seus profissionais, de acordo com as informações que insere.

3 – Contas a pagar

Quando falamos dos gastos que um salão de beleza tem, normalmente pensamos em produtos e no comissionamento dos profissionais. No entanto, as coisas vão muito além disso: água, luz, telefone, aluguel e vários outros custos recorrentes existem e são importantes para manter seu negócio funcionando. Use lembretes de celular para não perder a data de vencimento e sofrer com os juros. Outro método também eficiente é deixar as contas em débito automático – nesse caso, não esqueça de tirar extratos e sempre conferir se tudo está sendo pago conforme o esperado. E lembre-se: estes gastos não devem ser ignorados no fechamento do mês.

Dicas para fazer o fechamento do mês no salão de beleza

Deixe dinheiro reservado para manutenção do salão

4 – Manutenção

Além dos gastos esperados, salões de beleza sofrem bastante com imprevistos:   lâmpadas que precisam ser trocadas, lavatórios com defeito, vazamentos, infiltrações… A manutenção de um salão de beleza envolve dinheiro e ele precisa estar disponível quando você precisar. Conte com uma reserva no seu orçamento para o caso de ter que resolver algum problema como esses.

5 –  Divulgação:

Seu salão precisa ser lembrado e divulgá-lo é praticamente uma obrigação, mas isso também pode gerar um custo. Caso você se sinta confortável para investir em estratégias de divulgação, não esqueça de contabilizar seus custos na sua organização. Além disso, não deixe de verificar o retorno que essa divulgação te traz: é muito fácil julgar o investimento em divulgação como a fundo perdido, mas a verdade é que eles podem virar o jogo. Busque se informar como os novos clientes ficaram sabendo do seu negócio e relacione o dinheiro que eles gastaram com o que você investiu na divulgação.

Com todos esses dados organizados, você poderá fazer as contas e encontrar sua margem de contribuição: essa margem é um cálculo simples que mostra a diferença entre o que você investe, seu custo, e o que vende ou cobra. O SEBRAE afirma que, quanto maior for essa margem, mais facilidade seu salão terá para saldar os compromissos.

Manter todos esses registros atualizados também é primordial para que seu controle financeiro seja efetivo. Afinal, você precisa estar sempre pronto para eventualidades e as variações do mercado e da economia. Crie o hábito de atualizar e avaliar os fluxos de dinheiro dentro do seu salão semanalmente e veja como será mais fácil ter o controle no fim do mês!

Como você faz a gestão financeira do seu negócio? Compartilhe suas dicas com a gente aqui nos comentários!

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5 coisas que você não pode esquecer no fechamento do mês
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5 coisas que você não pode esquecer no fechamento do mês
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Fechamento do mês é sempre uma correria: contas a pagar, comissão dos profissionais e lista de compras. Confira algumas dicas para não se perdes!
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