Na semana passada, a SPFW n42 foi o grande assunto da internet e do mundo da moda. Entre desfiles lindos de coleções muito aguardadas, alguns detalhes fizeram toda a diferença e é seguro afirmar que, no quesito beleza, a palavra da vez é naturalidade.
Entre os principais destaques das makes estão a sempre desafiadora pele natural e o glitter, que invadiu as passarelas se estabelecendo como tendência. Nos cabelos, os curtinhos e naturais vieram para ficar. Confira:
Glitter nos lábios e nos olhos
Já faz algum tempo que os maquiadores mais badalados estão apontando o glitter como a tendência da vez, especialmente depois que Pat McGrath lançou sua própria linha de pigmentos e fez história com os lábios carregados de brilho em desfiles internacionais.
No Brasil, marcas como The Paradise, Água de Coco e Adriana Degreas abusaram da tendência em seus desfiles. Logo no primeiro dia da SPFW n42, a maquiadora Fabiana Gomes levou olhos marcados com glitter e têmporas em destaque, além de bochechas cintilantes feitas com gloss e iluminador no desfile da Animale, um dos mais comentados na mídia.
Em entrevista para jornalistas, a maquiadora explicou que a ideia não é enxergar o brilho em meio às técnicas de contorno, mas sim como protagonista da sua pura e simples vontade de brilhar, em uma demonstração de que a maquiagem não se trata de disfarçar, mas sim de ousar.
A revolta das sobrancelhas
No desfile da nova coleção da marca Reinaldo Lourenço, a maquiagem das modelos, também assinada por Fabiana Gomes, tinha o foco nas sobrancelhas. Ao invés de alinhadas e preenchidas como estamos acostumados a ver, as sobrancelhas estavam naturais e em desalinho, deixando um tom de revolta.
Pele natural
O grande consenso no quesito beleza no SPFW n42, é que todas as marcas que apresentaram suas coleções primavera/verão optaram por levar às passarelas makes leves e fresquinhas, sem serem muito carregadas e cheias de elementos. A pele – natural, saudável e trabalhada apenas com corretivo – foi o principal elemento da maquiagem de vários desfiles, muitos deles também assinados por Fabiana Gomes, que é maquiadora sênior da MAC.
“A ideia é tratar a pele para usar menos maquiagem”, disse a profissional para jornalistas. Para dar essa essência saudável ao rosto, um pouquinho do gloss dos lábios foi aplicado suavemente nas bochechas, respeitando o formato do rosto.
A palavra é representatividade
O desfile mais comentado da SPFW n42 foi, sem dúvida, o da grife LAB, do rapper Emicida. Ele próprio deu o tom do desfile, já que abriu o espetáculo e acompanhou tudo da plateia enquanto entoava o rap. Esse desfile entrou para a história da moda porque deu um verdadeiro show de representatividade: pela primeira vez uma modelo plus size desfilou pela passarela do evento.
E não foi só isso: teve modelo com vitiligo e cabelos black power em um desfile em que o negro era o protagonista, dando o tom da diversidade e da representatividade, assuntos tão importantes atualmente. Com esse tema em foco, não se via makes carregadas e cabelos hiper produzidos, mas sim muita naturalidade.
Outro desfile que vai ser inspiração para muitas novas criações foi o de Ronaldo Fraga. O designer criou uma coleção que não fala de roupas, mas sim de pessoas. Em um desfile com um casting 100% composto por modelos trans, o mineiro deu foco às “mulheres invisíveis”, como explicou em um bate-papo com a revista Elle. “Um desfile como esse não dá voz só a mim, mas sim a todas as trans. É preciso falar sobre a nossa resistência e questionar onde fazemos guerra e onde fazemos paz”, disse.
Fios livres
Os tempos em que os desfiles trazem modelos com cabelos iguais e adaptados a um conceito pode estar chegando ao fim. O que mais se viu durante a SPFW n42 foram cabelos livres: fios soltos, multi texturas e cores naturais. O resultado é um show de diversidade, mostrando que as passarelas são de todos e para todos.
Mesmo assim, o cabelo curto, em suas mais diversas variações, foi o soberano dos penteados. Da cabeça raspada ao pixie e ao bob, os curtinhos estavam em todos os desfiles, modelados apenas com pomada, mousse ou spray. Quer tendência mais ousada que essa?
O que você achou dos desfiles do SPFW n42? Conta pra gente nos comentários qual detalhe de beleza mais chamou a sua atenção!

