Os salões de beleza podem atrair um público diverso: mulheres, jovens, homens, etc. Porém, algumas características em comum podem ajudar a definir um público ideal para cada um deles. Identificar o mercado-alvo é indispensável para montar um bom plano de negócios do novo salão ou um já existente. Ele dará pistas de qual forma de publicidade é mais certeira para trazer melhores resultados com menos investimentos em marketing.

Pensando nisso, desenvolvemos esse post com as melhores dicas para ajudar você a conhecer melhor o público do seu salão de beleza. Confira!

1. Aspecto regional

Conheça melhor o público do seu salão de beleza e saiba como traçar estratégias para atrair novos clientes

Imagem: Notícia Interativa Virtual

O público do seu salão de beleza pode ser bem restrito à localização geográfica em que se encontra. Ou seja, a menos que o salão esteja localizado em uma área que atrai um grande volume de pessoas variadas diariamente, como um shopping center, por exemplo, a maioria dos clientes, provavelmente, virá de áreas próximas.

Sendo assim, a segmentação do público por bairros mais específicos, faixa etária e renda pode fornecer pistas sobre os preços que pode cobrar, os produtos e serviços que deve oferecer e outras informações cruciais para o sucesso do negócio.

2. Gênero do público

Embora os salões de beleza atendam pessoas de todos os sexos, o foco pode ser direcionado para o gênero que mais gasta dinheiro em serviços e produtos neles. A pesquisa pode até variar por região, mas o sexo feminino ainda predomina nesse aspecto.

Conheça melhor o público do seu salão de beleza e saiba como traçar estratégias para atrair novos clientes

Entenda quem é o público do seu salão

Dito isto, você pode certamente ter mais do que um público-alvo. Por exemplo, se outros salões na área estão fortemente focados em atender mulheres, gastando algum esforço extra de marketing, é possível atrair um público masculino interessado em manter a aparência em dia e se destacar na região. Aliás, esse é um nicho de mercado crescente e lucrativo.

É importante lembrar também que o gênero que definir o público do seu salão de beleza irá influenciar diretamente na forma de atendimento, como os serviços e produtos oferecidos, já que as preocupações e preferências podem variar bastante de um gênero para o outro.

Conheça melhor o público do seu salão de beleza e saiba como traçar estratégias para atrair novos clientes

Se adequar ao estilo dos clientes é muito importante para fidelização

3. Estilo preferencial

O estilo é um fator que pode ajudar a segmentar ainda mais o público do seu salão, além do gênero e região. Muitos clientes preferem um salão de beleza à moda antiga e especializada em penteados mais conservadores. Outros preferem um salão de beleza especializado em cortes mais modernos e joviais.

Para identificar o público do seu salão no que diz respeito ao estilo, explore informações de caráter mais pessoal para formar o tipo de personalidade que eles têm. Isso inclui o tipo de trabalho que possuem, paixões, desejos, sites que acessam, celebridades que idolatram, etc.

4. Status socioeconômico

Conheça melhor o público do seu salão de beleza e saiba como traçar estratégias para atrair novos clientesIdentifique a situação socioeconômica do público do seu salão de beleza para determinar os tipos de produtos e serviços que poderá oferecer, bem como os preços que poderá cobrar. Isso ajudará também a prever o nível de demanda por período e direcionar melhor os esforços de publicidade.

Por exemplo, se o seu salão de beleza está localizado em um grande centro urbano e com grande circulação de jovens profissionais, a oferta de produtos e serviços será bem diferente em comparação com um salão de beleza localizado nas zonas rurais.

Com todas essas informações em mãos é possível ainda fazer uma pesquisa interna e descobrir quais dias e horários apresentam maior pico de demanda no salão. Se os sábados são mais frequentados e o horário de almoço atinge o pico de demanda durante a semana, significa que você deve focar em um atendimento diferenciado nesses momentos para fidelizar os clientes.

E você, conhece o público do seu salão de beleza? Deixe o seu comentário abaixo!

Summary
Você conhece o público do seu salão de beleza? Descubra aqui!
Article Name
Você conhece o público do seu salão de beleza? Descubra aqui!
Description
Algumas características em comum podem te ajudar a conhecer melhor o público do seu salão de beleza e traçar novas estratégias para atrair novos clientes
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00