Os homens estão ficando cada vez mais vaidosos, e se há algum tempo iam à barbearia apenas para cortar o cabelo e/ou fazer a barba, hoje vão ao estabelecimento em busca de serviço, ambiente e atendimento diferenciado.

Empreendedores estão apostando em barbearias modernas, visando proporcionar uma experiência além da esperada por seus clientes. Mesas de sinuca, música, transmissão de eventos esportivos e bebidas na barbearia já fazem parte da rotina de muitos estabelecimentos do gênero.

Vale a pena servir bebidas na barbearia?

Contudo, é preciso ter em mente que esses artifícios são utilizados para atrair e fidelizar os clientes. Os lucros, em si, não serão tão altos quanto os obtidos pelos serviços do salão. A ideia é oferecer um espaço que os clientes vejam como um local para relaxar e descontrair com seus amigos, ou seja, proporcionar um ponto de encontro onde é possível unir o útil ao muito agradável.

As bebidas como diferencial na barbearia

A ‘cara’ das barbearias está mudando e hoje é possível encontrar estabelecimentos com os mais variados estilos, que apostam nas tendências do mercado: vintage, salão de jogos, com temas musicais, inspirados em filmes etc. Com o aumento da demanda, muitos empresários identificaram oportunidades variadas para inovar. Em algumas barbearias no Brasil, por exemplo, o cliente recebe um copo de chope grátis em seu primeiro corte.

Vale a pena servir bebidas na barbearia?

Como a cerveja é uma paixão nacional, introduzi-la como um diferencial tem dado certo para atrair e fidelizar clientes. Contudo, a oferta de bebidas na barbearia deve levar em consideração o estilo de seus clientes, assim como a identidade de seu negócio.

A implementação desses itens deve ser vista como uma ação estratégica: uma sala de espera com TV passando eventos esportivos é um modelo que tem dado certo em diversas barbearias modernas no país.

Margem de lucro

Mesmo que as bebidas não sejam, obviamente, o carro-chefe do seu negócio, ainda sim é possível obter uma boa margem de lucro com a venda desses itens. A dica é pensar nas bebidas na barbearia como um atrativo no seu negócio: oferecer um copo de chope gratuitamente, como no exemplo mencionado acima, pode aumentar o número de novos clientes e, consequentemente, impulsionar o faturamento de sua barbearia.

Vale a pena servir bebidas na barbearia?

Contudo, antes de comprar as bebidas e oferecê-las em seu estabelecimento, é preciso precificar corretamente os produtos para estimar qual será a margem de lucro obtida com as vendas realizadas.

Para colocar um preço bacana no produto, com o intuito de obter uma boa margem de lucro, o seguinte cálculo deve ser realizado:

Custo da mercadoria + impostos + despesas variáveis + despesas fixas = Preço do item sem o lucro.

Ao realizar esse cálculo, você chegará perto do valor final das bebidas. Adicione um percentual tendo em mente a realidade financeira dos seus clientes e a margem de lucro que deseja obter para o seu negócio. Essa, na verdade, é a conta mais difícil de ser feita.

As barbearias modernas estão ganhando mais espaço dentro do segmento. E se antigamente apenas as mulheres passavam horas se cuidando, conversando e tratando da beleza, agora são os homens que estão invadindo essa praia — com direito a sinuca, cervejinha gelada e a final do brasileirão passando ao vivo.

Está pensando em mudar o estilo de sua barbearia? Veja o que não pode faltar em um salão de beleza para homens!


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Descubra se vale a pena servir bebidas na sua barbearia!
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