Mais do que conquistar novos clientes, um dos maiores desafios dos empreendedores é retê-los e fidelizá-los. E essa questão também se estende a você, dono de salão de beleza. Por isso, este texto traz dicas de como reter clientes do salão.

Uma das principais técnicas e ferramentas para isso é o e-mail marketing e as mais diferentes possibilidades de utilizá-lo para atrair, conservar e fidelizar admiradores do seu estabelecimento. E, mais do que isso, fazer com que eles utilizem os seus serviços com uma frequência cada vez maior.

Alguns estudiosos afirmam que o e-mail é um canal de comunicação em extinção, porém os resultados de ações e promoções realizados com sua base de contatos por meio do e-mail provam exatamente o contrário. O Retorno sobre o Investimento (ROI) do e-mail é alto.

A importância de reter clientes do salão

O autor, professor e consultor de marketing americano Philip Kotler explica que conseguir novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais. Ainda, a famosa regra de Pareto afirma que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos seus clientes mais fiéis.

Tais informações, por si só, já explicam a importância de manter uma excelente relação com os atuais clientes do seu salão. Afinal, economia e manutenção de receita são dois grandes motivos.

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No entanto, mais do que isso, com a fidelização, você conquista admiradores e verdadeiros divulgadores do seu trabalho. Eles passam a indicar o seu estabelecimento, pelas redes sociais, pela propaganda boca a boca e compartilhamento de e-mails.

A organização das informações dos seus clientes

blog-beauty-date-organize-informações-relevantesPara que as suas comunicações sejam efetivas você precisa reunir (e manter o mais atualizada possível) uma série de informações sobre seus fregueses. Além do endereço de e-mail, arquive o nome correto, a data de aniversário, os produtos e serviços que mais costuma contratar, o dia da semana que costuma ir ao salão e o que mais você considerar importante.

Com uma base de dados completa, você conseguirá enviar e-mails personalizados (entrega de brindes, envio de cupons de desconto, cartão de aniversário ou promoções), conforme o interesse, gostos e comportamento de compra dos seus clientes, chamando-os pelo nome. Com isso, evitando ser considerado spam ou inconveniente.

O assunto do e-mail é fundamental para seu sucesso

Escolher títulos atraentes, criativos e que despertem o interesse e a atenção dos seus clientes é um dos fatores-chave para que o índice de abertura seja elevado. Evite títulos em branco e o uso de termos como “grátis”, “clique aqui” e “consulte-nos” para não ser identificado como lixo.

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Fonte: codelessinteractive

Use e abuse das palavras-chave do seu segmento no assunto: escova, hidratação, corte de cabelo, manicure, pedicure etc. Aguce a curiosidade do seu cliente e transmita senso de urgência: “compre agora”, “promoção por tempo limitado”. Mas não o engane. Não prometa o que não poderá oferecer. Seja verdadeiro.

O uso de emojis também amplia a taxa de cliques e de visualização, mas use-os adequada e moderadamente.

Agora que você já sabe os benefícios do e-mail marketing para o seu negócio, organize os dados dos seus clientes e planeje uma agenda de comunicados. Capriche na mensagem e no visual dela, você trabalha com beleza e não pode enviar nada que não se ligue ao conceito de ‘belo’.

Conseguir reter clientes do salão será uma ação frequente e planejada, consequência de um trabalho organizado e bem executado.

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Utilizando o e-mail marketing para reter clientes do seu salão
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O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de conquista e fidelização de clientes para seu salão de beleza. Quer saber como usá-la? Confira no post completo!
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