Os softwares para salão de beleza e para outros tipos de negócios surgiram para otimizar o trabalho do administrador. Mas, como eles funcionam em uma empresa da área da beleza? Será que vale mesmo a pena investir em um? Você poderá conferir a resposta dessas e de outras questões a seguir!

Primeiramente, vamos falar sobre a sua rotina de trabalho. Às vezes, cuidar da gestão acaba sendo cansativo, e nem sempre tem como dar conta de tudo. Você começa o seu expediente logo cedo e termina somente ao entardecer. Entre todo esse tempo você precisa dar conta de atender os seus clientes com horário agendado, aqueles que falam com você pelo celular e então procurar tempo para se encarregar de toda a gestão do seu negócio.

É tanto trabalho que você gostaria de se dividir para dar conta de tudo, certo?

Então, chega um momento em que você percebe que somente o caderno não basta para marcar os agendamentos, calcular a comissão dos profissionais e fazer o controle de gastos. Existem outras maneiras de se organizar que são bem mais eficientes! Além disso, pouparão ainda mais o seu tempo do que uma simples agenda de papel.

De fato, os cálculos feitos manualmente já estão com os dias contados e o segredo para se destacar entre os concorrentes é a inovação.

Depois de conversar com algumas pessoas e de fazer uma pesquisa na internet, você encontra uma solução: os softwares feitos especialmente para negócios da beleza. Mas, quais são as suas vantagens? Que tipo de software devo escolher para o meu estabelecimento? Como afetará a minha rotina?

Certamente, muitas dúvidas acabam surgindo, e isso é normal acontecer. Por esse motivo, vamos te auxiliar sobre algumas questões relacionadas a esses softwares para salões de beleza, barbearias, e outros negócios desse mercado. Assim, você conseguirá compreender melhor sobre quais são os seus benefícios ao todo e se realmente vale a pena investir em um.

Se você quer saber o que levar em consideração sobre os sistemas de gestão, esse post é para você. Para descobrir se há vantagens em investir em um, é preciso entender também quais são seus componentes. Com a nossa matéria, você também saberá tudo sobre essa categoria. Confira abaixo alguns dos principais componentes comuns a um software de gestão:

  • Administração financeira;
  • Controle da agenda;
  • Controle das comandas;
  • Cálculo de faturamento;
  • Relacionamento com os clientes;
  • E muito mais!

Entenda um pouco mais: software para salão de beleza, barbearia e outros negócios

software para salão de beleza

É essencial entender a importância do software de gestão, assim como o papel que essa ferramenta possui no dia-a-dia de quem trabalha com ela.

Como já mencionamos, os sistemas foram criados com o objetivo de facilitar a rotina e otimizar o tempo do administrador, especialmente em momentos que ele se encontra encarregado de tarefas que tomam o seu tempo.

Diferente do que muitos pensam, os softwares para salão de beleza não devem ser tratados como algo exclusivo para grandes empreendimentos.

Geralmente, as grandes redes possuem muito mais pessoas trabalhando juntas. Ou se não, contam com um especialista para exercer somente o trabalho da gestão. Devido a maior facilidade para a tarefa, nesse caso, o papel do software é de auxiliar basicamente o administrador na organização de informações.

Por isso, na maioria da vezes, os proprietários de pequenos negócios encontram mais dificuldades em seu dia-a-dia do que os gerentes de grandes empresas.

Essas dificuldades podem ser identificadas nas suas tarefas rotineiras, como no momento de fechar o caixa, fazer a fidelização de clientes ou organizar a agenda. As complicações ainda podem ser muito maiores, é preciso lembrar que tudo isso pode se tornar um desafio quando não há ajuda de outros profissionais.

É preciso esclarecer esse mito. Os softwares de gestão devem estar presentes em todos os tamanhos de negócio. Muitos proprietários acabam não investindo em otimizar a sua gestão devido a uma impressão errada. Existem diversos tipos de sistemas disponíveis no mercado para diversos tamanhos de negócio. Se você já encontrou algum software que acreditou não se encaixar no seu perfil de negócio, talvez signifique somente que esse não seja o melhor modelo.

Para escolher o sistema que mais combina com o seu negócio da beleza, é preciso pesquisar quais são as opções disponíveis no mercado, além de considerar alguns fatores, como quais serão as sua vantagens e como ele afetará a sua rotina no trabalho, por exemplo. Quer se convencer sobre as vantagens de um software? O próximo tópico irá te ajudar a entender alguns pontos fundamentais que você deve saber antes de adquirir um.

5 vantagens em ter um software

Há muitos pontos positivos para considerar quando falamos de sistema de gestão. Como já dito antes, é muito importante que você conheça quais são os seus principais benefícios para saber como ele irá afetar a sua rotina. Confira agora algumas das vantagens para adotar um software e revolucionar a sua maneira de trabalhar!

1 – Facilidade para você e seus clientes

software para salão de beleza

Imagine a seguinte situação:

Você está no meio de um procedimento químico e então um cliente liga para marcar um horário. Nesse meio tempo, você corre para a sua agenda de papel e confere os horários disponíveis, mas se preocupa em deixar o seu cliente esperando no meio do procedimento. Em outros casos você, infelizmente, acaba não atendendo o telefone.

Ou, se não…

Você está ocupado com outras atividades fora do salão e então aquele seu cliente pergunta para você, por meio de mensagem no celular, se há algum horário disponível para fazer certo procedimento. Além de você ter que ir atrás da sua agenda, pode ser que precise retornar para ele com uma resposta muito mais tarde por não ter como ver os horários disponíveis naquele exato momento.  São situações difíceis, certo?

Você já pensou que esses atendimentos poderiam ser mais práticos?

Por isso, nesses e outros casos, alguns sistemas podem oferecer para você um aplicativo de agendamento online. Assim, existe a possibilidade do próprio cliente agendar o horário que deseja, após o app ser instalado no celular, algo que é muito mais fácil e rápido para ambos. Dessa forma, os dois lados ficam satisfeitos!

2 – Sem segredos na gestão

Às vezes, fazer toda a gestão do seu negócio sem nenhuma ajuda faz com que fique mais tempo preso nessa atividade. Além disso, acaba sendo fácil de se perder no meio dos cálculos – algo que acontece com mais frequência do que gostamos de admitir.

Já aconteceram momentos em que você teve que separar um dia somente para essa tarefa que acabou se estendendo para mais alguns dias? Isso pode acontecer devido a quantidade de responsabilidades que você está encarregado ou então por não estar tão familiarizado com os números.

O sistema irá te auxiliar principalmente nessa tarefa, e com a disponibilidade dos resultados que a sua empresa está gerando, você poderá acompanhar também o seu desempenho de forma simples e prática. Não há segredos.

Além de realizar o cálculo de quanto entrou em seu caixa, você conseguirá analisar de perto quantos serviços foram feitos em cada mês e quais são os mais populares, o desempenho e o rateio de cada profissional, o valor médio gasto por cada cliente e o histórico dele, entre outros. Tudo para facilitar o seu trabalho.

3 – Crie estratégias para tornar seu negócio mais lucrativo

software para salão de beleza

Você estava de olho nas datas comemorativas como uma maneira de trazer mais clientes para seu estabelecimento. Então, a data que tinha pensado chegou e você percebeu que não conseguiu realizar nada do que tinha pensado.  Isso pode ter acontecido justamente devido à falta de um planejamento prévio. Da mesma maneira, para lucrar com as datas comemorativas você precisa otimizar o seu tempo nas tarefas rotineiras do salão.

Por exemplo, falar de finanças e gestão não é algo fácil, na prática essas atividades podem demandar uma boa parte do tempo do administrador. Se o proprietário não possui tanta experiência com essas áreas, tudo pode se tornar um desafio muito maior.

Com um sistema cuidando de toda a parte de gestão, você terá mais tempo para novas possibilidades. Você poderá se dedicar as estratégias que poderão ser colocadas em prática. É muito mais fácil verificar como a sua empresa está se saindo por meio dos gráficos e relatórios disponíveis, e por isso, é também uma ótima maneira para conferir o que pode ser otimizado, o que está dando certo ou errado. Com esses dados em mãos, você pode aproveitar para fazer promoções ao seus clientes.

Um exemplo disso é de que, dependendo de qual serviço é mais procurado ou menos procurado, você pode oferecer pacotes promocionais para que seus clientes aproveitem para experimentar serviços novos junto aos que estão acostumados.

Nós criamos um guia exclusivo sobre promoções para a área da beleza. Assim você pode se manter informado sobre os principais passos para criar uma promoção e atrair ainda mais clientes! Confira na íntegra clicando aqui.

Aproveite essas promoções para divulgar nas redes sociais do seu negócio. Você pode até mesmo criar uma arte simples com as fotos dos serviços que deseja ao invés de somente escrever.

É importante lembrar que uma ótima presença nas redes sociais pode garantir a você novos clientes, assim como destacar o seu negócio da concorrência. Confira o nosso post sobre como usar as redes sociais para diferenciar o seu salão da concorrência e torne o seu negócio uma referência no meio digital!

4 – Aumente o controle e a sua segurança

Pense nessa situação:

Você é acostumado a manter os dados e os agendamentos de seus clientes em uma agenda, que ocupa um grande espaço da sua bancada. Então, acidentalmente um profissional derruba sem querer um copo de café em cima dela e todos aqueles dados acabaram ilegíveis. Imagina o trabalho para conferir os horários marcados de todo mundo?

Outras situações podem acontecer, como a agenda acabar ficando somente com um profissional ou ela acabar sumindo. Você precisa de mais segurança com os dados de clientes, é algo muito valioso para ser deixado apenas em uma agenda de papel qualquer.

No caso de sistemas com armazenamento na nuvem, eles podem garantir a sua segurança: não há chances dos dados de seus clientes desaparecerem, uma vez que eles se encontram armazenados em uma plataforma disponível para ser conferida tanto no seu celular, quanto no computador da empresa.  Além disso, ter todos os dados centralizados em um só lugar também te ajudará a não se perder, dando outro sentido para o que realmente significa ter controle.

Manter os dados do seu negócio centralizados em somente um lugar é também uma ótima maneira de manter tudo organizado.

5 – Acesse de onde quiser

software para salão de beleza

Você vai sair de férias ou então viajar a negócios? Que tal poder acompanhar o andamento do seu estabelecimento sem precisar estar por perto? No caso dos sistemas online, você tem essa possibilidade!

Com essa facilidade, é possível acessar a qualquer momento os agendamentos e também de qualquer lugar. Além dos horários marcados, você consegue ver todo os outros componentes que ele te oferece, como: desempenho do salão, serviços feitos pelos profissionais e muitos outros.

Dessa forma, você ainda pode ficar por dentro sobre o que está sendo feito no salão e aproveitar o momento fora. Outra vantagem de poder checar como está indo o trabalho enquanto está fora, é de que quando você voltar, não terá aquela sensação de estar perdido sobre o que aconteceu nesse tempo.

Como encontrar o sistema ideal para o seu negócio

Para que você encontre o sistema ideal para o seu negócio, é importante conhecer as suas necessidades e, acima de tudo, apontar o que é essencial para você e seus funcionários. Dessa forma, você evitará escolher um que não convenha com as suas expectativas e evitará descontentamentos. Confira algumas dicas que irão te ajudar na hora da decisão:

Identifique o porte da sua empresa

Qual é o tamanho do seu estabelecimento? Essa pergunta pode parecer um pouco óbvia, mas é muito importante. Para a resposta, você deve levar alguns fatores em consideração. Você pode começar pelo número de funcionários que possui e então conferir a tabela a seguir:

software para salão de beleza

Fonte: Sebrae

Seguindo a ideia da tabela, temos a relação que identifica qual é o tamanho da empresa dependendo do seu número de empregados. Essa é uma maneira simplificada de como você pode verificar em qual estágio a sua empresa se encontra.

Conselho importante: A maioria das empresas do ramo da beleza, sejam elas barbearias, salões de beleza, centros de estética ou spas, são identificadas por exatamente o número de empregados que possuem, pois quando é analisado o seu lucro, pode ser que mesmo uma barbearia de pequeno porte, por exemplo, tenha o lucro total de uma empresa de médio ou grande porte. Por isso, comece pelo número de funcionários, será muito mais fácil para você 😉

Aponte quais são as suas maiores dificuldades na gestão

Neste tópico, anote quais são as suas principais dificuldades durante o dia-a-dia em relação a gestão. Levante todos os pontos que considera mais importantes e anote em um papel. Na hora de pesquisar você terá uma noção maior sobre o que está procurando.

Por exemplo: você tem dificuldades com a gestão de equipe? Você deve preferir um sistema que ofereça a facilidade de cada profissional poder conferir quais serão as suas atividades do dia ou como está sendo o rendimento de cada um. As pessoas são consideradas o maior bem de uma organização, e por isso, é importante prestar atenção em seu trabalho e saber como pode ajudar.

Trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes.

– Stephen Covey, escritor

Relacionamento com o cliente

software para salão de beleza

Já percebeu que recebemos um atendimento de qualidade em uma loja, nos sentimos especiais? Ela acaba tornando a nossa preferida para compras.

Nos salões de beleza, barbearias e os demais negócios que envolvem a beleza, a qualidade de atendimento também deve ser nota 10! Dessa forma, na hora de cortar o cabelo, por exemplo, a primeira opção que vier a mente do cliente será o seu estabelecimento 😉

Procure dar preferência a sistemas que ofereçam serviços de relacionamento e fidelização aos clientes. Eles são a peça essencial para o sucesso do seu negócio! Dependendo de cada sistema, serão oferecidos alguns serviços de relacionamento, como:

Lembrete via SMS

São enviadas automaticamente mensagens de lembrete do horário marcado pelo cliente, evitando o seu esquecimento. Na maioria das vezes, a causa do não comparecimento do cliente no estabelecimento é de que o mesmo esqueceu do horário marcado. Esse motivo pode ser reduzido drasticamente com a ajuda desta ferramenta de relacionamento.

Pós-venda via SMS

As mensagens de pós-venda são uma ótima maneira de convidar o cliente a voltar ao seu estabelecimento. Você pode customizá-la com uma mensagem amigável ou até mesmo com uma promoção exclusiva para quem fez determinado serviço. Isso faz com que o cliente se sinta especial por ser lembrado pelo seu estabelecimento. Será mais fácil fazer com que ele retorne mais vezes!

Aplicativo para agendamento online

Não quer deixar seu cliente aguardando na linha? Alguns sistemas oferecem o agendamento online por meio de um aplicativo para clientes. Uma conveniência que facilitará para ambos: seu cliente não terá que aguardar no telefone  você poderá dedicar o seu tempo ao cliente que está atendendo no salão.

Essas são apenas algumas dicas básicas para otimizar a sua busca por um software, nós já abordamos somente esse assunto aqui no nosso blog na matéria Como escolher o melhor programa de gestão para o salão.

Quais são os componentes presentes em um sistema de gestão?

software para salão de beleza

Certo. Você já sabe que os sistemas para salão de beleza, entre os demais negócios da área, são a solução para várias dificuldades rotineiras. Mas por quais ferramentas eles são compostos?

Os componentes presentes em um sistema irão depender muito do qual você escolher para testar. No caso do Beauty Date, eles foram preparados exatamente para tornar a sua utilização fácil. Ainda sim, com a maioria das utilidades e das necessidades que os profissionais da beleza possuem.

A seguir você conhecerá cada deles, os quais poderão otimizar o seu negócio e torná-lo ainda mais requisitado!

Administração financeira

Na administração financeira, estão incluídas as seguintes tarefas:

  • Fluxo e fechamento de caixa
  • Pagamentos
  • Custos operacionais
  • Análise de gastos

Como já dissemos antes, é fato: todas as atividades que incluem cifras acabam sendo mais complexas e demandam muita atenção por parte dos administradores. O software para salão de beleza se destaca por facilitar o trabalho com os números e reduzir praticamente a zero os erros de cálculos cometidos.

Controle da agenda

software para salão de beleza

Já passou por isso antes?

Você está no seu estabelecimento marcando os horários dos seus clientes em seus respectivos horários. Mas então, por acidente, dois clientes acabam ficando no mesmo horário sem você ou um funcionário terem percebido antes.

ou…

Em um sábado a agenda ficou lotada demais. Isso acabou acontecendo devido à demanda dos seus clientes pelos serviços que seu negócio oferece. Porém, você acabou trabalhando muito mais do que deveria 🙁

Essas são situações que acabam acontecendo com a maioria dos profissionais, e são normais. Erros de agendamento são comuns e em muitos casos são cometidos por falta de atenção, organização ou pelo fato de que um profissional não checou as marcações feitas pelos colegas. O software para salão de beleza permite que a agenda dos profissionais do salão fique disponível para todos os atendentes, assim os profissionais do atendimento sabem quais são os horários livres das manicures, cabeleireiros e esteticistas.

É uma solução para evitar enganos e confusões na agenda 🙂

Controle de comandas

software para salão de beleza

Como falamos anteriormente, existem dois tipos de software para salão de beleza: os online e os offline. Os que estão conectados, como o Beauty Date, levam vantagem pois permitem inovações que são matadoras na hora de fidelizar seus clientes. Imagine que ao invés de utilizar uma comanda física é possível emitir uma guia digital, que o cliente pode pagar online! Sim, este é o tipo de inovação que seu salão precisa para se destacar e deixar a concorrência para trás.

No controle de comandas, além dessas vantagens, é onde você poderá alterar o valor de algum serviço (aplicando um desconto, por exemplo) ou adicionar os serviços que acabaram sendo feitos em conjunto com o que foi agendado previamente. É também o local onde você poderá visualizar as comandas que ainda se encontram abertas de cada cliente.

Relatórios de rendimento

Quer saber quanto cada profissional anda produzindo ultimamente? Este controle é permitido pelos programas e vai além de dar apenas as cifras produzidas por cada um. É possível observar quais foram os serviços prestados, qual funcionário executa tarefas com mais rapidez e onde é possível melhorar.

Relacionamento com o cliente

software para salão de beleza

Imagine a seguinte situação: uma fiel cliente sempre faz luzes em suas mechas a cada mês. Em um certo mês ela atrasou um pouco mais para vir e após isso, ficou mais tempo sem aparecer. Então, em alguns dias depois você a vê com o cabelo retocado.

Isso significa que o cliente foi procurar a concorrência. Agora imagine se fosse possível saber qual foi a última data que a cliente passou no salão e que fosse possível entrar automaticamente em contato com ela para lembrar que está na hora do retoque. A cliente se sentiria contemplada pela atenção da sua equipe e as chances de retorno aumentariam. Esse tipo de relacionamento é facilitado pelo software para salão de beleza, pois emite um longo histórico com cada serviço que os clientes efetuaram no salão, informando inclusive o valor médio gasto por cada um e a periodicidade de suas aparições no salão. O relacionamento com o cliente é fundamental em tempos de crise e alta concorrência, por isso não deixe de investir em soluções que aproximem a clientela do seu negócio.

A resposta final: sim, vale a pena investir em um sistema!

Como abordamos antes, o sistema é uma forma de organizar toda as partes complicadas que um negócio da beleza possui. O software de gestão possui inúmeros benefícios, como poupar tempo e otimizar a gestão do seu negócio. É uma ferramenta que será o seu braço direito para trazer inovação aos seus funcionários e clientes.

Convencido da importância de adotar um software para salão de beleza? Então é preciso escolher qual a melhor opção do mercado e qual é o programa ideal para atender às suas necessidades. Não deixe de conferir as soluções que se adequam à realidade dos salões e modificam para sempre a maneira de trabalhar!


Summary
Software para salão de beleza: vale a pena ter um?
Article Name
Software para salão de beleza: vale a pena ter um?
Description
Muitas inovações tecnológicas foram criadas com o objetivo de auxiliar a gestão do seu negócio. Descubra como um software para salão de beleza pode te ajudar!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000