Criar uma boa experiência do cliente no salão de beleza pode trazer muito mais frutos do que se imagina. É uma questão de sobrevivência do negócio: com clientes satisfeitos, o lucro do salão irá aumentar com a recorrência e recomendação. Mas, para isso, você deve estar atento a vários detalhes que, talvez, durante o dia-a-dia passam despercebidos. Para ajudar a encontrar o que pode ser melhorado em seu salão, confira as nossas dicas e prepare o seu salão de beleza para o sucesso! Você nem imagina detalhes que podem fazer toda diferença.

1 – Preste atenção ao barulho

cliente no salão de beleza

Por quê o barulho pode afastar clientes?

  • Especialmente quando estão dentro do salão pela primeira vez, a conversa de diagnóstico com o cabeleireiro não fica tão clara com tanto barulho em volta;
  • O barulho pode causar o desconforto de não conseguir escutar ou fingir que está entendendo o que o profissional está falando, deixando o cliente confuso no final;
  • A partir do momento em que os dois estão falando “O que?, como?” ou então praticamente estarem gritando para se entenderem, o barulho no salão aumenta ainda mais, atrapalhando até mesmo o trabalho da recepcionista que está atendendo um cliente na linha.
  • Nós sabemos que o barulho é inevitável no salão, especialmente em dias movimentados, mas com alguns detalhes você pode melhorar e muito esse aspecto.

A música ambiente é ótima para dar identidade ao salão, mas quando é usada em volumes excessivos, para esconder o barulho do secador, por exemplo, pode estar sendo o vilão da situação. A dica é manter o volume da música o mais baixo possível em dias movimentados.

Se você possui uma recepcionista, você pode ajudá-la utilizando as cadeiras que se encontram mais afastadas da mesa de recepção. Uma dica infalível é oferecer o agendamento online, o que ajuda muito também para quem não possui uma profissional somente para a atividade, além de inovar no seu espaço. Assim, o número de clientes agendando pela internet poderá ajudar a evitar erros comuns que acontecem ao marcar um horário pelo telefone devido ao barulho.

Você pode conferir mais dicas sobre como inovar no salão de beleza com a ajuda do nosso e-book totalmente gratuito “Saiba como inovar e conquistar mais clientes”.

cliente no salão de beçeza

Uma dica final: se há cadeiras sobrando, distribua os clientes para que não fiquem tão perto um do outro 😉.

2 – Utilize o verão ao seu favorcliente no salão de beleza

O calor pode ser um desafio para atender suas clientes, certo? Você pode usá-lo ao seu favor!

Vamos começar com o que pode ser mais óbvio: ofereça bebidas geladas. Dê às suas clientes um menu com algumas opções refrescantes, como chá gelado ou coquetéis não alcoólicos. Quer uma opção mais simples? Ofereça água aromatizada com limão ou outra fruta. Além de estar em alta entre as mulheres, você terá muito menos trabalho para preparar e armazenar.

 

Mantenha o ambiente fresco

Sobre isso, atenção: não cometa o erro de pensar que abrir as janelas do salão fará com que o ambiente fique menos quente. Pode acontecer o contrário.

Mantenha as janelas fechadas. Invista em uma película protetora no vidro e em ventiladores, o propósito é deixar seus clientes mais refrescados durante aquela escova ou chapinha. No momento em que você deixa as janelas abertas, o calor externo estará sendo parte do seu ambiente através da luz, apesar da falsa sensação de ventilação do ar. Pode ser estranho, mas há testes feitos pela Universidade de São Paulo (USP) que comprovam exatamente isso.

Providencie sprays desodorantes para passar em alguns ambientes, como nos lavatórios e, ainda com o intuito de trazer refrescância, pergunte para seu cliente se você pode diminuir a temperatura da água.

A música é bem vinda

Quer manter seus clientes confortáveis e relaxados nas altas temperaturas? Escolha uma música ambiente calma. Há inúmeros estudos que indicam que a música possui alta influência no comportamento do consumidor, e com clientes relaxados, o número de suas vendas em produtos, por exemplo, pode aumentar.

3 – Evite ter um “cliente invisível”

Algumas gafes no salão podem ser cometidas até mesmo em grandes franquias, um desses exemplos é o cliente invisível. O cliente chega no salão esperando para ser atendido, mas por algum motivo, a recepcionista ou algum outro responsável que notaram a sua presença acabam não o atendendo imediatamente.

Sabemos que o salão pode estar muito movimentado naquele período, ou que a recepcionista pode estar tendo uma conversa com uma cliente importante, mas é preciso passar a mensagem ao cliente que está esperando, que você notou a sua presença. Por isso, dê a mínima atenção necessária para a pessoa saber que foi notada.

4 – Dê espaço para o feedback

cliente no salão de beleza

Você já deve saber o quanto o feedback é importante para melhorar a qualidade dos serviços do seu salão. Mas, será que você está aplicando da forma certa?

O maior problema ao se aplicar uma pesquisa nos salões é que os donos, responsáveis pela gestão ou profissionais, acabam tendo medo do que o cliente pode responder e, na maioria das vezes, não o deixam à vontade para responder às questões sozinho.  Não cometa esse erro. Além disso, disponibilize em seu questionário perguntas curtas, diretas e que mantenham o anonimato do cliente, assim ele se sentirá mais confortável ao responder.

O que não pode faltar em seu questionário:

  • A classificação do seu estabelecimento
  • Questões de sim ou não
  • Questões abertas. Assim eles conseguem expressar a sua opinião sobre algo específico.

Depois de quanto tempo posso ver o resultado?

O recomendável é coletar as respostas após 10-12 semanas. Dessa forma, você consegue enxergar diversos pontos para entender o que realmente é necessário mudar ou não.

Como você já sabe, a opinião do cliente é muito importante, mas é normal acabar esquecendo disso na rotina do salão. Quando estiver em dúvida se deve ou não criar um questionário, lembre-se que a partir do momento que você parar de escutar seus clientes, o seu negócio não irá evoluir. Então, mãos à obra!

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