2016 acabou de começar e ele pode ser o melhor ano para seu salão de beleza! Além do otimismo e confiança no seu negócio, um bom planejamento é essencial para que todas suas ideias tornem-se realidade.

Antes de traçar seus planos, é importante que você pense nos resultados de 2015 com foco total no seu negócio. Realize uma análise em 2 etapas:


1 – Avaliação da estratégia do ano: Olhe para o ano anterior analisando se você cumpriu as metas do começo, se os métodos e estratégias foram corretas ou não. Você também deve analisar o comportamento do seu público e dos profissionais. Com essa visão macro do seu negócio você consegue enxergar os pontos positivos e negativos para definir e alcançar novos objetivos.

2 – Faça um balanço financeiro do seu ano anterior: A área financeira é outro norte que você precisa seguir para conseguir planejar as novas ações. Faça as contas e verifique as diferenças entre as entradas e saídas de dinheiro. Com essas informações você encontra os lucros e prejuízos e entende o quanto pode investir ou não em determinadas áreas.

Depois de entender quais foram os pontos fortes e fracos do ano passado, para iniciar bem esse 2016 é importante pesquisar sobre o que está acontecendo ao seu redor, chamados isso de conhecer o ambiente, identificando as oportunidade e ameaças que você vai ter nos próximos meses. As tendências, as novidades e a economia do mercado – não só o da beleza –  precisam ser consideradas nesse planejamento para você crescer e se destacar.

Como vimos, o ramo da beleza foi destaque em 2015, e nesse novo ano, o cenário começa semelhante. Cabe a você encontrar inovações que motivem seus clientes – e claro que não vamos deixar essa missão tão importante para você realizar sem nenhuma ajuda, por isso temos algumas sugestões ao longo do texto! 😉

Vamos começar a falar pelo assunto que mais motiva seu dia-a-dia: beleza. Quanto às tendências, temos alguns conselhos e sugestões para levar ao seu salão:

Encontre oportunidades para crescer em 2016

Rosa Quartzo e Azul Serenity foram eleitas as cores de 2016

– O rosa quartzo e o azul serenity foram definidas como as cores do ano. As maquiagens e os cabelos com esses tons suaves prometem bombar e fazer sucesso nesse ano.

– Os clientes adoram seguir os cabelos e unhas dos personagens principais das novelas, como o da Atena, personagem interpretada pela Giovanna Antonelli na novela “A Regra do Jogo”, que ganhou muitos fãs pelo cabelo e suas nail arts.

– Os desfiles de moda também são grandes referências para moda e beleza. Você deve ficar atento às do verão nesse início de 2016, como os rabos de cavalo bem altos, os cabelos naturais. As makes da passarela trazem 2 tons de sombra esfumados e também olhos e boca destacados.

– O grey hair que conquistou as mulheres ano passado agora promete ser tendência para os cabelos masculinos.

Essas e outras referências te ajudarão a estar preparado para os pedidos e sugestões no atendimento aos clientes. Fora essas tendências, 2016 ainda reserva algumas oportunidades, mesmo diante da má fase econômica – que deve continuar. Além da contenção de gastos, você tem armas para driblar a tal para driblar a tal crise, como plataformas online de gestão e as Olimpíadas!

Ferramentas de gestão têm um espaço grande para conquistar em 2016, afinal, automatizar tarefas de dentro do seu salão possibilita a economia de tempo e dinheiro. Encontre aquela que substitua as suas tarefas e também de seus profissionais. Por exemplo, existem softwares completos em que você cadastra todos seus clientes, os serviços e recebe relatórios completos no fim do mês, sem precisar nem mesmo calcular as comissões.

Encontre oportunidades para crescer em 2016

Fonte: Página oficial Rio 2016 no Facebook

As Olimpíadas prometem uma chance de crescer o número de clientes. Assim como a Copa do Mundo, os jogos olímpicos alteram a rotina de milhões de pessoas e movimentam diversas cidades. Engana-se quem pensa que a movimentação só vai acontecer no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas. Os atletas estarão espalhados por todo Brasil, na Rede Nacional de Treinamento, e eles, a família e os amigos podem se interessar em cuidar do visual antes dos jogos.

Além disso, turistas que virão para os jogos podem aproveitar para conhecer um pouco do país e quem sabe seu estabelecimento. Isso pode ficar mais fácil ainda com aplicativos em que os clientes podem encontrar os salões de beleza mais próximos, através do serviço de geolocalização.

A palavra-chave para que os jogos sejam uma oportunidade é a preparação. O salão irá receber muitas pessoas que esperam qualidade, além daqueles que falam línguas estrangeiras e com necessidades especiais, como os atletas paraolímpicos. Estar ciente desses detalhes permite com que você invista em diferenciais para seu negócio.

Objetivos e táticas para chegar ao resultado

Agora que você pensou em novidades e possibilidades, você precisa voltar o foco para o seu umbigo e considerar os desejos e as necessidades do seu salão. Ou seja, entender o que seu negócio está precisando para melhorar e se destacar.

Com as conclusões das análises, você deve pensar nas metas do seu salão de beleza para 2016. Lembre-se que as metas são os resultados que você quer atingir durante o ano. Alguns exemplos – que podem ser o que você visa também – são esses:

– Aumentar o número de clientes;
– Diminuir os gastos mensais;
– Dobrar as vendas de produtos;
– Economizar no consumo de água

Para que essas metas virem realidade é necessário pensar nas táticas que podem ser utilizadas para atingi-las. Confira algumas sugestões para conquistar diferentes metas:

> Disponibilizar uma agenda online: As plataformas na internet estão tomando conta cada vez mais da vida das pessoas e com ótimas novidades para os salões. Uma das novidades que já está conquistando alguns salões é o agendamento online. Já pensou em ter uma agenda em que os clientes podem marcar direto pelo aplicativo? É uma ótima hora para investir nesse tipo de tecnologia. Isso proporcionará ao seu negócio a fidelização e aumento do número de clientes, sem contar no destaque no mercado por estar facilitando oferecendo algo a mais para todos.

Encontre oportunidades para crescer em 2016> Treinar sua equipe de profissionais: A cada estação ou até mesmo a cada novo programa na TV surgem novas tendências para compor o universo da beleza. Esse é um dos principais motivos pelos quais você precisa estar sempre atualizado. Mais que isso, você deve aproveitar para se especializar ou oferecer cursos específicos para seus profissionais. Existem muitos locais onde você pode conseguir informações e técnicas para qualificar ainda mais seus serviços. Nessa época, já tem muitos cursos disponíveis para você escolher, como os da Pivot Point, uma academia de educação continuada com cursos e vários materiais, programas e sistemas para profissionais do ramo da beleza.

Criar uma rotina sustentávelO começo do ano é um ótimo momento para rever alguns processos e produtos. Uma das recomendações para seu salão é investir em atitudes sustentáveis, como economia de água, o descarte correto dos materiais e cuidado com o uso dos eletrônicos. Esse tipo de ação vai ajudar a proteger o meio-ambiente (que vemos nas notícias que precisa muito) e ainda consegue se destacar no mercado e com seus clientes.

Encontre oportunidades para crescer em 2016

Algumas outras ações podem fazer você atingir as suas metas, como uma reforma do seu espaço ou oferecer novos serviços. A infraestrutura do seu local de atendimento está diretamente ligado à como seu cliente se sente, por isso esse tipo de investimento promete trazer resultados. Outro tipo de atitudes que condiz com destaque que você visa ter no ano novo é a contratação de serviços e profissionais. Novos serviços e pessoas especializadas são ferramentas importantes na conquista de clientes e espaço no mercado da beleza.

Além das ideias, é necessário que você priorize essas atividades apresentadas. Tentar realizar vários objetivos ao mesmo tempo faz com que você não consiga se focar em nenhum. É hora de colocar no papel, ordene as prioridades de 2016. Você pode optar por resolver as pendências, corrigir pontos críticos já identificados ou colocar em prática uma nova ideia que pretende te ajudar durante o ano. Não empurre com a barriga o que está incomodando e prejudicando suas conquistas.

Essas definições e priorizações vão formando o conjunto de estratégias que você vai aplicar e seguir durante o ano todo, para que lá o fim, seus resultados motivem você a continuar buscando sempre mais!

Encontre oportunidades para crescer em 2016Não esqueça do básico!

Você já deve ter pensado em várias ideias que farão parte ou completarão o planejamento de 2016 do seu salão de beleza. Mas, antes de finalizar, vamos lembrar de algumas “regrinhas” básicas que devem estar no seu dia a dia sempre. A primeira delas, sem dúvidas, é o atendimento de qualidade. De nada adianta você objetivar um crescimento se você não conseguir mantê-lo e o relacionamento é uma das bases para que você consiga.

Ainda nessa linha, você pode aproveitar o contato com os clientes para conhecer seus gostos e preferências para oferecer serviços personalizados. Essa é uma tática de fidelização muito boa: todo mês sua cliente faz as unhas 3x por semana, por que não oferecer uma 4º vez ou então dar uma hidratação para cliente que corta o cabelo todo mês no seu salão. Com certeza seu cliente vai querer retornar mais vezes e falar bem do seu salão.

A divulgação também é de extrema importância. Qualquer mudança ou novidade que você tenha e seu negócio (reforma, novos profissionais e equipamentos, promoções), conte aos seus clientes. Essa transparência e a promoção do salão te aproximam do seu público. Esse tipo de atitude acaba gerando uma propaganda barata e muito eficiente, o marketing boca a boca, em que as clientes falam umas para as outras sobre as vantagens. Além disso, você pode criar alguns panfletos, cartões e aproveitar as redes sociais para divulgar fotos do seu espaço e dos serviços.

Como está seu planejamento para esse ano? Conte-nos quais são as suas prioridades e fique à vontade para pedir sugestões de estratégia!

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Quanto seu salão de beleza vai crescer em 2016? Encontre oportunidades!
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Quanto seu salão de beleza vai crescer em 2016? Encontre oportunidades!
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2016 começou e ele pode ser o melhor ano para seu salão de beleza: novas ferramentas de gestão e as Olimpíadas são oportunidades de crescimento.
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