Montar uma equipe para salão de beleza é extremamente importante se você quer alcançar o sucesso na área. Não adianta querer ser cabeleireiro, manicure e todos os outros profissionais ao mesmo tempo.

É preciso que cada profissional tenha suas funções e esteja sempre focado em um trabalho específico, até mesmo para aprimorar suas qualidades cada vez mais. Invista em bons profissionais e tenha a certeza de que, assim, seu salão vai crescer e conquistar mais clientes.

Para te ajudar, vamos mostrar vantagens e dicas que fazem toda a diferença na hora de montar uma equipe para salão. Confira!

Vantagens de ter uma boa equipe

Pode parecer óbvio, mas uma boa equipe é fundamental para o sucesso final de qualquer empresa, em especial de um salão de beleza.

Uma equipe capacitada, experiente e bem treinada vai ser muito mais produtiva, fazendo o trabalho mais rápido e permitindo que mais clientes sejam atendidos no mesmo dia, sem perder a qualidade.

blog-beauty-date-importância-de-ter-uma-boa-equipe

Dessa forma, as chances do negócio crescer são muito maiores, além de ficar mais fácil alcançar os resultados desejados. Lembre-se de que cada pessoa da equipe tem sua parcela de responsabilidade nos resultados de uma empresa, sejam eles bons ou ruins.

E, claro, uma boa equipe terá mais facilidade na hora de atender os clientes, tornando-os fiéis e fazendo com que voltem ao seu salão todas as semanas ou todos os meses.

É impossível cuidar sozinho de uma empresa acumulando múltiplas funções. Independente do negócio, qualquer empresário precisa da colaboração de bons profissionais!

Como montar uma equipe para salão

Funções bem definidasblog-beauty-date-funções-definidas-para-os-profissionais

Definir funções é essencial. Mesmo que o profissional tenha experiência como cabeleireiro e manicure ao mesmo tempo, por exemplo, é importante que ele seja contratado para apenas uma dessas funções.

Dessa maneira, o profissional pode voltar seus esforços para um trabalho específico, focando em estudos, experiências e pesquisas apenas nessa área. Tentar obrigá-lo a fazer muitas atividades diferentes ao mesmo tempo pode prejudicar a evolução do seu conhecimento e, consequentemente, do seu trabalho.

Treinamentos

Muitos empreendedores, quando vão montar uma equipe, buscam logo por profissionais cheios de experiência e conhecimento. Isso não é nenhum problema, mas ainda assim é importante investir na oferta de treinamentos para todo o seu time.

Aquele com mais experiência já tem seu jeito próprio de trabalhar, com vícios e manias, além de preferências por técnicas e produtos. Realizando um treinamento geral, fica mais fácil fazer com que cada profissional se adapte à sua forma de trabalho e ao padrão do seu salão.

Busque empresas capacitadas e experientes para oferecer esses cursos. Além disso, quanto mais treinamentos e aulas — teóricas e práticas —, maior será o conhecimento dos seus profissionais e mais perto eles vão chegar da perfeição. Isso sem falar que, a cada dia, novas técnicas estão surgindo e é preciso conhecer todas elas o quanto antes.

Os treinamentos não precisam (e não devem!) estar relacionados somente às técnicas e aos serviços em si. É importante que todos estudem sobre atendimento ao cliente, marketing e outras áreas importantes.

Não se acomode com o conhecimento prévio dos seus profissionais! Preze sempre pela evolução e pelo crescimento de cada um.

Motivação

Não há uma pessoa que trabalhe bem se não estiver motivada. Mas existem várias maneiras de se motivar um profissional. Seja financeiramente ou por reconhecimento, todo mundo se esforça mais quando sabe que há uma espécie de prêmio no final.

É impossível querer o melhor profissional do mercado se não quiser pagar um salário compatível à qualidade de ser trabalho. Também não dá para exigir que alguém se empenhe ao máximo se você tratar isso como uma obrigação.

Esteja sempre motivando todos que trabalham com você, desde o estagiário ao melhor profissional do seu salão.

Elogie quando um bom trabalho for feito, ofereça prêmios aos mais produtivos do mês, aumente a remuneração quando for possível e faça de tudo para mostrar a cada pessoa da equipe a sua importância e a diferença que ela faz na qualidade e no sucesso da empresa.

A importância de reter os talentos

Alguns empreendedores têm receio de investir em treinamentos para suas equipes, justamente porque nesse mercado de salão de beleza a rotatividade costuma ser muito grande.

blog-beauty-date-retenção-de-talentos

E, ao sair da sua empresa, o profissional vai — cheio de experiências e conhecimento — para um concorrente, fazendo com que você ainda tenha que contratar um novo colaborador e começar todo o trabalho do zero.

Mas isso não é motivo para deixar de treinar seus profissionais, e sim para reter seus principais talentos e diminuir a rotatividade do seu salão de beleza — mesmo que você decida não treiná-los.

Fidelidade

A maioria dos clientes se fideliza a um profissional, e não a um salão de beleza. Se um ótimo cabeleireiro, querido por muitos dos seus clientes, se mudar para outra empresa, há grandes chances de que sua clientela vá junto com ele, por exemplo.

Então, se você quer reter seus clientes, é preciso reter os profissionais mais qualificados da sua empresa.

blog-beauty-date-qualidade-e-portfólioQualidade do trabalho

Se há, na sua equipe, um profissional que é considerado um grande talento, você não vai querer perdê-lo para o concorrente, certo? Se você o considera assim, provavelmente ele oferece um trabalho de grande qualidade e, com certeza, você quer que seu salão seja conhecido por oferecer serviços de qualidade.

Portanto, não perca seus profissionais mais qualificados, pois dificilmente você encontrará outros à altura.

Portfólio e referência

Um portfólio de serviços já oferecidos por um salão de beleza depende muito dos profissionais que trabalham ali. Se forem bons profissionais, consequentemente o portfólio será bom. Além disso, determinadas pessoas podem se tornam referência na sua área, devido aos trabalhos realizados.

O dono de um salão precisa saber aproveitar esses talentos para agregar valor ao seu portfólio e usar tais referências como cartões de visita para atrair cada vez mais clientes.

Para reter esses profissionais, é preciso motivação e boas condições de trabalho. Assim como você não quer perdê-los, faça com que sua empresa seja um local que eles também não queiram perder.

Se você gostou dessas dicas sobre montar uma equipe para salão, baixe o e-book “Como se tornar um profissional de beleza de sucesso” e receba mais sugestões para compartilhar com toda a sua equipe!

Summary
Saiba como montar uma equipe capacitada para ter sucesso em seu salão!
Article Name
Saiba como montar uma equipe capacitada para ter sucesso em seu salão!
Description
Montar uma equipe para salão de beleza é extremamente importante se você quer alcançar o sucesso na área. Descubra dicas essenciais para ter uma equipe capacitada!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000