Quantos produtos saíram? Já está na hora de comprar determinado produto? Qual item está sendo mais utilizado por meus profissionais? Todas essas perguntas são respondidas por um controle de estoque do salão de beleza eficiente. O seu está organizado e fluindo perfeitamente?

Lembre-se: um estoque funcional significa dinheiro em movimento para seu negócio. Para ajudar a colocar tudo nos eixos, separamos algumas dicas práticas para você criar metodologias e procedimentos para seu depósito. Continue a leitura e confira!

Crie uma organização para os itens estocados

blog-beauty-date-organize-e-identifique-produtosO primeiro passo é identificar a quantidade e quais produtos você possui nas suas prateleiras. Após, crie um sistema de identificação, seja por tipo de produto ou validade, opte pela especificidade que você considera mais valiosa.

Registre todos com alguma descrição para não ter cadastros duplicados e informações erradas no estoque. Nesse ponto, é interessante estabelecer um horário para a movimentação de mercadoria para que você consiga controlar a entrada e saída de bens e assim, analisar como está a situação do estoque.

Se possível, escreva o passo a passo para a movimentação do estoque para que o processo fique claro e você consiga criar um planejamento estratégico.

Analise a saída de todos os produtosblog-beauty-date-analise-a-saída-de-produtos

Diariamente, verifique quais os produtos estão sendo mais utilizados, em quais dias eles têm mais saída e quais estão ficando “encalhados”. Essas informações serão úteis para estabelecer o melhor dia para compras, quais as marcas mais aceitas e o que deve ser descartado. Isso permite a você ter um estoque dinâmico e estabelecer estratégias junto aos fornecedores.

Estabeleça uma quantidade mínima e máxima de cada produto

Uma dica importante é nunca deixar para comprar um produto quando ele acabar. Estabeleça um limite de peças para que você não passe “aperto”. Determine uma quantidade mínima e máxima para cada item que existir no seu depósito, assim você conseguirá atender a demanda e calcular o giro de estoque. O importante é manter o equilíbrio!

Você pode estabelecer o número se baseando em diversos fatores como preço pago ao fornecedor, velocidade de venda, prazo de entrega, tempo de recebimento, etc.

Tenha parceiros de confiança

Para estabelecer um fornecedor, foque em fatores que vão além de um bom preço. Verifique a credibilidade, flexibilidade e o comprometimento com a entrega. Deve ser uma relação de parceria e confiança para que funcione, caso contrário, você poderá colocar seu salão em uma situação delicada.

Escolha fornecedores que tenham um bom mix de produtos para que você não precise recorrer a várias pessoas. Mas, fique atento aos vendedores que gostam de oferecer itens que não condizem com seu negócio. Isso poderá influenciar seu caixa!

Treine sua equipe e defina responsabilidades

Prepare sua equipe para lidar com o sistema que você criou e nunca se esqueça de registrar a saída de um item, pois sabemos que em um salão dificilmente haverá apenas um profissional responsável por controlar o estoque do salão.

blog-beauty-date-treine-sua-equipe-para-cuidar-do-estoque

Instrua-os a ter disciplina e explique como o descontrole do depósito pode impactar negativamente na gestão e até financeiramente.

Com essas dicas, o controle de estoque do salão de beleza ficará muito mais simples e eficiente. Depois de um tempo, você verá a diferença que trará para o seu estabelecimento.

Que tal passar da gestão do estoque para a gestão de todo seu salão? Baixe nosso e-book e saiba como organizar seu salão e ser mais estratégico nos negócios!

Summary
Saiba como fazer o controle de estoque do seu salão de beleza!
Article Name
Saiba como fazer o controle de estoque do seu salão de beleza!
Description
Um estoque funcional significa dinheiro em movimento para seu salão de beleza. Para ajudar a colocar tudo nos eixos, separamos algumas dicas práticas. Confira!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00