Para fazer a gestão do salão de beleza, é indispensável contar com um atendimento personalizado, buscar qualificação e responder às necessidades dos clientes. Porém, para conseguir otimizar a gestão, é necessário acompanhar os resultados, identificar e eliminar falhas e implantar melhorias.

Nesse sentido, é possível contar com os indicadores de desempenho. Continue com a leitura deste post e saiba o que são e como esses indicadores podem ser úteis!

O que são os indicadores de desempenho e qual é a importância deles?

Os indicadores de desempenho são uma ferramenta de gestão utilizada para identificar os resultados com maior precisão e avaliar se os recursos e os esforços aplicados são suficientes para alcançar os objetivos que foram traçados.

Por meio desses indicadores também é possível analisar quais são os focos que precisam de mais atenção e quais são os setores em que algumas melhorias precisam ser aplicadas.

Quais indicadores de desempenho podem ser utilizados no salão de beleza?

Existem diversos tipos de indicadores que podem ser acompanhados — de qualidade, nível de serviço, financeiros, entre outros — para auxiliar melhor no entendimento das atividades e no processo de tomada de decisão. Dentre eles, vale destacar:

blog-beauty-date-indicadores-satisfação-dos-clientesNível de satisfação dos clientes

Esse é um indicador de qualidade, que visa mensurar qual é o nível médio de satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos. Ele pode ser acompanhado, principalmente, por meio de formulários de pesquisa.

O ideal é estabelecer um objetivo — que pode ser nota 8 de 10, por exemplo — e, quando esse número for aquém do esperado, pode-se utilizar as respostas fornecidas na pesquisa para implantar melhorias. É importante levar em consideração as reclamações que são feitas, principalmente quando elas são recorrentes, pois isso é um sintoma de falha no processo.

Tempo médio de atendimento

Esse é um indicador de produtividade que pode ser acompanhado por serviço e por profissional. Assim, é possível acompanhar o desempenho tanto das pessoas quanto das atividades realizadas. Isso permite avaliar se alguma melhoria pode ser feita na atividade ou se a solução é investir em treinamento e capacitação.

Ticket médio de vendas

Esse indicador de desempenho aponta qual é o valor médio que cada cliente gasta no salão. É uma excelente forma de segmentar os clientes em grupos mais específicos e adotar estratégias de relacionamento mais acertadas. Também ajuda a direcionar melhor as decisões comerciais.

Faturamento

O faturamento é toda a receita bruta que o salão recebe em um mês, e pode ser medido por meio dos serviços que são prestados ao longo desses 30 dias. É importante acompanhar esse indicador de desempenho financeiro, pois ele blog-beauty-date-ticket-vendas-indicadoresajuda a identificar se os resultados são satisfatórios ou se é necessário um esforço maior para atrair mais clientes, por exemplo.

Custos

Os custos são necessários para manter as atividades do salão funcionando normalmente — compra de produtos, pagamento dos profissionais, aluguel, água e luz, por exemplo. Porém, quando eles estão muito altos, a lucratividade do negócio cai, já que uma parcela dela é usada para cobrir os gastos. Um sintoma de que os custos estão elevados é quando o faturamento é alto, mas existe a sensação de que o dinheiro não sobra.

Como podemos ver, os indicadores de desempenho são uma excelente forma de acompanhar melhor as atividades que são realizadas, além de fornecer informações importantes para a definição de novos planejamentos e para a adoção de melhorias.

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Saiba como definir indicadores de desempenho para o salão de beleza
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Utilize os indicadores de desempenho no salão de beleza para para acompanhar resultados, identificar e eliminar falhas na sua rotina. Saiba como fazer isso!
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