A depilação é um serviço de beleza que as mulheres – em especial – gostam e fazem regularmente. Para responder à demanda desse público, temos, além dos salões, centros especializados. Assim como cada negócio, essa área do ramo da beleza tem suas particularidades por ser um serviço que exige mais intimidade e confiança com o profissional.

A importância do bom relacionamento com o cliente em centros de depilação

O cuidado com o cliente é essencial em serviços de depilação

Além do atendimento, precisa existir sempre um alerta para higiene em centros de depilação. Por se tratar de um serviço bastante íntimo, para mulheres e homens, é necessário que os clientes vejam que está tudo limpo para se sentirem seguros. Vamos dar algumas dicas para fidelizar ainda mais os clientes ou para você que está pensando em abrir um centro de depilação!

O atendimento é essencial

Em geral, as pessoas tem locais e profissionais preferidos para fazer seus serviços de beleza. No caso da depilação, isso é ainda mais marcante, pois dificilmente as pessoas optam por conhecer um novo lugar se já confiam em uma pessoa. Tanto isso é verdade que, muitas vezes, se um profissional muda de salão, os clientes o acompanham.

No universo da beleza, é comum ouvirmos falar que as manicures são “psicólogas” de suas clientes. Considerando a intimidade que se cria com o passar do tempo, podemos dizer que as depiladoras são tão “psicólogas” ou mais que as manicures. Como a relação exige muita confiança e liberdade, os profissionais acabam conhecendo bem suas clientes e toda sua rotina. Uma dica importante é usar isso a favor do seu negócio, oferecendo mimos ou promoções de acordo com o gosto de cada um, por exemplo.

Esse bom relacionamento com o cliente é, por vezes, duradouro. Rosemeire Locks, dona do DepilMel, um instituto de depilação

A importância do bom relacionamento com o cliente em centros de depilação

Abrir exceções foi o meio de mostrar a importância das clientes

em Cotia – SP, conversou conosco sobre a importância do relacionamento com o cliente e os meios para manter as clientes satisfeitas sempre. Ela, que também atua como profissional, contou que tem clientes que frequentam seu estabelecimento há mais de 12 anos e uma das prioridades dela e das demais profissionais é atender bem para continuar fidelizando pessoas assim.

Mostrar essa importância aos clientes também é essencial. O jeito que o DepilMel consegue isso é abrindo exceções: as meninas da depilação viram “barbeiras”. O que acontece é que o local tem foco no público feminino, mas as clientes acabaram levando os maridos e filhos e o instituto ganhou mais um serviço, que é a barba desses clientes especiais.

O cuidado com o bem-estar

Para ganhar a confiança da cliente, ela precisa se sentir à vontade para fazer o procedimento. A discrição e o espaço em que são atendidas são essenciais para que tudo corra como planejado. Como se trata de um serviço mais íntimo, é extremamente desagradável cometer uma indiscrição ou não respeitar a privacidade de uma cliente.

Pense que muitas vezes essa privacidade pode ser invadida não por maldade, mas por um local mal planejado. O ideal em clínicas ou centros voltados à depilação é que os procedimentos sejam feitos em salas separadas, com todos os equipamentos descartáveis.

Rosemeire conta que em seu estabelecimento elas optaram por criar salas e não separações com cortinas, justamente pensando no bem-estar e bom relacionamento com o cliente. Ela enfatiza que quando se trabalha com depilação, a individualidade conta muito.

Além do cuidado com o conforto, a higiene deve ser priorizada. Utilizar sempre equipamentos descartáveis, esterilizar os utensílios e manter todos os ambientes e assentos limpos é mais uma maneira de passar confiança para quem frequenta seu espaço e estabelecer um bom relacionamento com o cliente.

A importância do bom relacionamento com o cliente em centros de depilação

Um local agradável e um bom atendimento é uma ótima combinação para conquistar clientes

Os serviços e cuidados especiais

Rosemeire contou que pela sua experiência, as pessoas que chegam para se depilar normalmente já conhecem um ou mais métodos e que as maiores orientações acontecem quando é a primeira vez que a mulher vai ao centro de depilação.

As meninas, em geral, costumam iniciar com os procedimentos depilatórios por volta dos 14 anos. Quando elas chegam para depilar, é importante entender se já menstruaram, pois existe a orientação de que isso só deve ser feito após essa primeira vez. Mesmo para quem não é adolescente, é recomendado fazer um teste em uma pequena região, por exemplo, antes de aplicar a cera em toda região a ser depilada.

Outro detalhe que é preciso ter muito cuidado é com marcas na pele. Rosemeire comenta que se alguma profissional percebe algo incomum na pele da cliente, não é feita a depilação. De fato, se a cliente estiver com algum machucado ou alergia, qualquer procedimento feito pode prejudicá-la. O melhor mesmo é sempre buscar e orientar que a pessoa busque um médico.

Conhecer e estudar técnicas de depilação e sempre estar atualizado são ótimas estratégias para quem lida com esse tipo de procedimento todos os dias. Entretanto, aliar essas características a um bom atendimento é um passo garantido para o sucesso do seu instituto de depilação.

No seu espaço de beleza, a depilação também é o carro-chefe? Conte pra gente um pouco da sua relação com os clientes e sua experiência na fidelização deles!

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Como o relacionamento com o cliente faz a diferença em centros de depilação
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A confiança no profissional é a primeira coisa que os clientes buscam. Veja como o bom relacionamento com o cliente pode ajudar a fideliza-los
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