A internet e as redes sociais deixaram de ser exclusividade dos jovens e hoje ocupam grande parte da rotina de milhões de pessoas. O Brasil é um dos países com mais aderência a esse tipo de plataforma e isso significa infinitas oportunidades de divulgação para seu espaço de beleza. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, os usuários ficam em média 4 horas e 59 minutos por dia conectados durante a semana e 4 horas e 24 minutos nos finais de semana.

As redes sociais são os espaços ideais para que as pessoas compartilhem suas ideias, seus gostos e locais que frequentam. Por serem ambientes muito ricos em agregar opiniões espontâneas, elas são muito consultadas por pessoas em busca de informações sobre produtos e serviços. É aí que o seu negócio pode disparar, e vamos falar mais sobre isso na sequência.

Marcar presença em redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Pinterest é uma ótima estratégia de marketing para seus negócios. Além de ficar próximo dos seus clientes, você divulga seu trabalho e as avaliações te ajudam a atrair novos clientes e encontrar pontos de melhoria.

O primeiro passo é criar as páginas do seu estabelecimento. Separe um tempo por dia para responder os comentários da sua página e pensar em que tipo de conteúdo você pode usar para atualizar seus perfis e atrair novos clientes. Algumas práticas comuns são postar o resultado dos procedimentos que seu salão realiza, promoções, informações úteis para os clientes e novidades sobre os serviços que você presta.

Veja abaixo quais são os 4 principais modos de aproveitar as redes sociais a favor do seu negócio:

1 – Interação

Interagir com seus clientes nas redes sociais é o mesmo que conversar com eles pessoalmente, com uma diferença: quando falam com a página do seu salão, normalmente os clientes te dão informações importantes que não dariam pessoalmente por timidez ou vergonha. Incentive-os a avaliar seu estabelecimento e opinar sobre as novidades e fotos que você posta. O ser humano é essencialmente social, e quando as pessoas em quem confiamos falam bem de alguma coisa, tendemos a considerar muito a opinião delas. Como você deve ter deduzido, pessoas falando bem do seu salão atraem novos clientes.

2 – Propaganda

Em qualquer que seja o meio, fazer com que lembrem dos seus serviços é muito importante para alavancar os negócios. As redes sociais são ótimos espaços para fazer essa propaganda! Anuncie suas promoções e novidades em produtos em serviços na sua página. Se tiver condições de investir um pouco mais, você pode até fazer posts patrocinados, que atingem mais pessoas além das que curtem sua página. Aumentar a visibilidade do seu espaço de beleza é um grande passo para seu sucesso.

3 – Mostrar seus serviços

As redes sociais em geral tem espaços para imagens e vídeos e eles devem ser usados a seu favor. Essa é sua oportunidade de mostrar como é a estrutura do seu espaço de beleza, quais são os serviços que o seu salão presta e principalmente a qualidade do seu trabalho. Mostrar as fotos é também uma maneira de valorizar os seus clientes e ajuda a construir uma relação de fidelização duradoura.

4 – Descobrir a opinião dos clientes

Todos os ambientes em que seus clientes podem compartilhar opiniões sobre você e seus serviços devem ser monitorados com atenção: as opiniões estarão lá mesmo que você não esteja presente nesses espaços, e aproveitá-las para melhorar seu serviço e responder seus clientes é uma forma de demonstrar atenção e preocupação. Você pode entender o que seus clientes acham sobre o estabelecimento e os serviços seja na sua página ou no perfil de cada um. Uma maneira de monitorar posts fora da sua página é procurar por hashtags e pelo nome do seu estabelecimento!

Como criar estratégia de marketing para o salão nas redes sociais

Divulgue as redes sociais para seus clientes

A internet oferece uma variedade imensa de locais de relacionamento. O que irá determinar onde você deve estar presente é seu público. Inicialmente, comece pelas redes mais comuns como o Instagram e o Facebook, e, se achar válido, procure novos meios como o Pinterest e muitas outras redes.

O Facebook é a maior rede social do mundo e a maioria dos seus clientes provavelmente está presente lá. Os brasileiros são amantes do Facebook e a pesquisa da SECOM confirma que ele é a rede mais utilizada (83% dos entrevistados) por aqui. No Facebook você pode ter uma página do seu salão (criar perfis de estabelecimentos como se fossem pessoas não é recomendado), postar suas fotos, fazer campanhas ou promoções e ainda conversar com seus clientes pelo chat online/inbox. Essa é uma ótima forma de criar uma estratégia de marketing nas redes sociais do seu salão.

O Instagram e o Twitter vem logo em seguida e funcionam com imagens e pequenos textos como estratégia de marketing. O Instagram é um ótimo local para mostrar aos seus clientes os trabalhos que você realiza e até a sua rotina de trabalho. Já o Twitter é uma maneira de interagir, conversar ou contar as novidades do seu espaço de beleza. O Pinterest é outra opção para você mostrar os serviços através das imagens, mas principalmente salvar as inspirações para seus profissionais e para as pessoas entenderem que tipo de serviço você gosta de oferecer.

Para decidir em quais plataformas você precisa estar presente, converse com seus clientes e entenda seus hábitos na internet. Escolha quem você quer atingir e crie estratégia de marketing nas redes sociais! Você já fala com seus clientes online? Conte-nos suas experiências!

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Como usar as redes sociais como estratégia de marketing para seu salão
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As redes sociais são os espaços ideais para que as pessoas compartilhem suas ideias. É aí que o seu negócio pode disparar, basta criar estratégia de marketing.
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