Estamos chegando ao fim do ano e é natural que as expectativas, tanto sua quanto da sua equipe, estejam nas alturas. Afinal, a revelação do amigo secreto está chegando, a festa de fim de ano do salão promete e, além disso, cada um tem as suas compras e a sua própria ceia de Natal para planejar. E, depois disso tudo, todo mundo vai poder desfrutar das merecidas férias.

Mas, se você quer fazer e acontecer em 2017 e começar com o pé direito, o melhor momento para começar a planejar e alinhar os seus objetivos para o ano que vem é agora. Por isso, mesmo com o salão cheio e com tantas decisões a tomar, é essencial que você separe um dia ou algumas horas para focar no planejamento e fazer com que 2017 seja, definitivamente, o seu ano!

Confira no vídeo os principais pontos que seu planejamento para 2017 deve abordar. Aproveite e inscreva-se no nosso canal para mais dicas!

Veja mais estratégias e saiba como transformar seu 2017 no melhor ano para seu negócio de beleza:

Definindo objetivos

O primeiro passo para começar a fazer o seu planejamento é definir as metas e objetivos que você quer alcançar no ano que vem. É hora de pôr no papel tudo aquilo que você deseja conquistar nos próximos meses e, aos poucos, ir definindo quais sãos as prioridades e quais são os objetivos que estão mais de acordo com a sua realidade. Não há problema algum em querer cada vez mais e melhor, mas é essencial que você mantenha os pés no chão para não dar um passo maior que a perna e comprometer todo o seu planejamento.

blog-beauty-date-defina-metas-para-o-salão

Escolha metas como aumentar o número de clientes ou de profissionais, por exemplo.

O ideal é que as metas definidas sejam específicas e mensuráveis. Afinal, você precisa ser capaz de medir o seu desempenho em vista do objetivo. Portanto, se você quer aumentar o seu número de clientes, por exemplo, estabeleça que você quer aumentar em 25%, 50% ou 70%.

Além disso, uma ótima forma de unir as suas metas e transformá-las em uma missão é descrevê-las em apenas uma frase, para que fique mais fácil de você fixar e de estabelecer como um objetivo diário. Por exemplo: digamos que você quer aumentar em 50% o número de clientes, dobrar o número de profissionais e abrir um espaço apenas para homens no seu salão. Dessa forma, o seu objetivo para 2017 será “dobrar a equipe, aumentar a capacidade de atendimentos e atrair 50% de novos clientes com um novo espaço focado no público masculino”.

Coloque essa frase no seu escritório, na sua estação de trabalho e compartilhe com toda a equipe. Dessa forma, você estará criando um objetivo comum e não estará sozinho nessa missão.

Criando um plano de ação

Agora que você já sabe quais são os seus objetivos, chegou o momento de definir as estratégias para alcançá-los. Uma maneira simples e eficaz de fazer isso é estabelecer um cronograma. Ele deve contemplar todas as ações que fazem parte do seu planejamento e deve ser respeitado a todo custo. Ou seja, se o seu objetivo é criar mais promoções, o cronograma deve estar previamente definido com as datas de divulgação, de início/fim e assim por diante.

blog-beauty-date-crie-um-plano-de-ação-para-salão

Neste cronograma você também pode planejar a sua situação financeira, estabelecendo as datas para pagamentos dos fornecedores e da sua equipe. Se o seu objetivo envolve um grande investimento, defina previamente qual será o melhor momento para investir ou para ir ao banco solicitar um capital de giro, por exemplo.

Se essa etapa parecer confusa, uma boa dica é pesquisar o que a concorrência – especialmente aqueles salões que já conquistaram as metas que você traçou para 2017 – está fazendo. O que eles fazem de diferente e como você pode usar isso em seu favor? Basta uma pesquisa rápida para descobrir atitudes diferentes que podem ser o grande diferencial.

Para te ajudar a criar a seguir esse cronograma, nós criamos um calendário especial, com as principais datas comemorativas que podem ser muito bem aproveitadas no seu salão de beleza. É só fazer o download aqui.

A palavra-chave é organização

Não há nada melhor do que começar uma nova fase com tudo em ordem, não é verdade? Então que tal tirar um dia para organizar todos os aspectos do seu salão? Desde documentos até o ambiente em si, esse é o momento de se livrar de tudo que você não precisa mais. Nessa organização você pode notar pequenos detalhes que podem otimizar a sua rotina ou a da sua equipe e até o espaço do salão, trazendo novos ares para o seu negócio.

Fazendo o balanço financeiro

Mesmo que os objetivos para o ano que vem não envolvam grandes investimentos, você provavelmente tem alguma meta que precisa de um certo planejamento financeiro. Apesar de extremamente necessário, fazer o balanço financeiro mensal pode não ser a sua tarefa preferida. O que dirá fazer o balanço de um ano inteiro.

blog-beauty-date-balanço-financeiro

Por isso, estabelecer a sua estratégia financeira e coloca-la no cronograma é uma atitude que vai facilitar, e muito, o seu trabalho durante o ano todo. Aliás, esse momento de planejamento também é a hora certa para colocar as contas em dia ou para contemplar os investimentos que você precisa fazer ao longo do ano. Dessa forma, seguir o cronograma será muito mais do que uma boa prática, será fundamental para uma boa gestão.

Comece colocando os impostos e tributos que você precisa pagar no começo do ano. Lembre-se que este é um cronograma do salão de beleza e, portanto, as suas contas pessoais não podem ser misturadas. Em seguida, planeje os dias de funcionamento do salão durante os feriados prolongados, como o carnaval, por exemplo. Assim vai ficar mais fácil fazer o levantamento de pagamento de pessoal e do custo fixo de funcionamento do seu estabelecimento.

Se possível, evite encerrar o ano com dívidas. Caso seja necessário, faça a negociação das suas dívidas e coloque tudo no cronograma, para que fique mais fácil de visualizar qual será o melhor mês para fazer investimentos e renovações, por exemplo.

Seguindo estas dicas vai ficar mais fácil superar desafios e alcançar os seus objetivos no ano que vem. E lembre-se: você pode contar conosco nessa nova fase!

Summary
Planejamento estratégico: dicas para expandir seu salão em 2017
Article Name
Planejamento estratégico: dicas para expandir seu salão em 2017
Description
Se você quer começar 2017 com o pé direito, o melhor momento para começar a planejar e alinhar os objetivos para o ano que vem no salão é agora. Veja as dicas!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000