Em tempo em que as discussões em relação à sustentabilidade e ao meio ambiente são tão importantes e decisivas, é fundamental que cada um de nós faça a sua parte. E isso inclui pequenas atitudes que podem ser tomadas no dia a dia, que contribuem para que o nosso planeta seja preservado. Nesse momento, o seu papel enquanto gestor e proprietário de um salão de beleza é ainda mais importante.

Além de contribuir para um planeta mais saudável e sustentável para as próximas gerações, adotar processos simples que estejam de acordo com o meio ambiente faz com que você aumente o valor da sua marca, além de reduzir custos e economizar em vários aspectos.

Confira algumas dicas de como deixar o seu salão sustentável:

1 – Opte por produtos de limpeza menos agressivos

Um dos primeiros passos para ter um salão sustentável é, talvez, o mais simples. A linha de produtos de limpeza que você compra para o seu salão de beleza provavelmente tem compostos químicos que, quando descartados, são altamente agressivos ao meio ambiente. A produção de lixo também é um problema, uma vez que o plástico leva milhares de anos para se decompor.

Veja como ter um salão sustentável

O que você precisa saber é que existem várias soluções com a mesma função de limpeza e muito menos agressivas. Por exemplo: uma mistura simples de água, vinagre e suco de limão é tão eficiente quanto outros produtos para limpar pisos, azulejos e superfícies do seu salão sustentável.

Para esterilizar os materiais, uma simples quantidade de álcool pode ser mais do que suficiente. Além dessas opções você também pode lembrar do bicarbonato de sódio, que é um grande aliado para criar soluções de limpeza.

Dessa forma, você mantém o seu salão limpo e de acordo com os padrões de higiene e, ao mesmo tempo, contribui para o meio ambiente e economiza muito dinheiro que seria gasto com uma infinidade de produtos químicos.

2 – Que tal adotar o refil?

Se você tem o costume de vender produtos no seu salão, que tal incentivar seus clientes a trazerem a embalagem vazia em troca de um descontinho no refil daquele produto? Você vai perceber que, mesmo com o desconto, a venda do refil acaba sendo mais lucrativa do que do produto em si.

Você também pode implementar um sistema de reciclagem de plástico, que é um dos elementos que mais demoram para se decompor e que mais utilizam água para serem fabricados. Vai ser muito simples ganhar a confiança dos seus clientes e pedir que eles deixem as embalagens descartáveis em uma caixa ou recipiente específico no seu salão sustentável, para que você encaminhe para reciclagem. Essa iniciativa vai ser ainda mais valorizada em regiões que não contam com coleta seletiva de resíduos.

Veja como ter um salão sustentável

3 – Recicle seu lixo

Essa também pode ser uma das primeiras atitudes a serem adotadas no seu salão sustentável.

Os profissionais, provavelmente, utilizam vários tipos de material que pode ser reciclado, como papel alumínio e plástico, por exemplo. Separar o lixo é muito simples, basta que cada estação de trabalho e que as áreas comuns do seu salão contenham dois recipientes de lixo, um para lixo orgânico (restos de comida, papel higiênico e isopor, por exemplo), e outro para lixo “que não é lixo”, como papel, papel alumínio, plástico e vidro.

Dessa forma, vai ficar muito mais fácil para sua equipe e clientes diferenciarem e separarem o lixo, facilitando o envio dos resíduos para centros de reciclagem. Você pode, inclusive, ir além e incluir outros recipientes específicos para diferenciar vidro, plástico e papel, contribuindo ainda mais para o reaproveitamento dos materiais.

4 – Esqueça as sacolinhas plásticas

Um dos maiores problemas relacionados ao acúmulo de lixo é o uso das sacolinhas plásticas.

Tanto é que grandes cidades como São Paulo e Belo Horizonte aboliram a distribuição das sacolinhas em supermercados e outros tipos de estabelecimento. Mesmo assim, você também pode ajudar a diminuir a presença das sacolas plásticas na sua cidade ou comunidade.

Que tal incentivar o uso das sacolas retornáveis, feitas de tecido ou fibra de bambu? Uma boa ideia é criar um modelo específico com a logo do seu salão de beleza, e oferecer para clientes assíduos, como brinde em eventos e até mesmo como cortesia para clientes que gastam a partir de um determinado valor.

Essas sacolas, além de facilitarem o transporte dos produtos adquiridos no seu salão de beleza, serão grandes aliadas dos clientes em momentos de compras em outros estabelecimentos, fazendo com que a sua marca seja vista por mais e mais pessoas. Uma ótima forma de divulgação, não acha?

5 – Aproveite o meio digital

Imprimir e distribuir flyers e propagandas de serviços pode desperdiçar muito papel. Uma ótima forma de fugir deste gasto é aumentar a sua presença no meio digital e fazer disso o seu grande diferencial. Você pode – e deve – aproveitar a facilidade da agenda online para gerenciar os compromissos dos seus profissionais de forma segura, dispensando o uso das agendas de papel que dão tanta abertura para equívocos.

Veja como ter um salão sustentável

Além disso, você também pode passar a enviar a nota dos serviços prestados diretamente por e-mail ou pelo celular para os clientes, como uma forma de reduzir o uso das bobinas de papel.

Seguindo essas dicas, logo o seu salão entrará de vez para o time dos estabelecimentos sustentavelmente responsáveis. Contribuir para um planeta saudável é, além de obrigação e exercício de cidadania, uma ótima forma de ganhar a confiança dos seus clientes.
Não esqueça de contar pra gente como estas mudanças estão melhorando o seu dia a dia.

Fotos: iStock

Summary
Pequenas atitudes para ter um salão sustentável
Article Name
Pequenas atitudes para ter um salão sustentável
Description
Que tal contribuir para a saúde do nosso planeta? Veja algumas atitudes simples e eficientes para fazer a sua parte e ter um salão sustentável sem gastar mais
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00