O cabelo “ruivo natural” e seus inúmeros tons estão nas mais fortes tendências há alguns anos. Os tons avermelhados e laranja fazem a cabeça de muitas mulheres, mas não é tão fácil chegar a um resultado satisfatório e que combine com a pessoa.

Para entender um pouquinho mais sobre os tão amados ruivos, a equipe do Beauty Date conversou com as cabeleireiras do Fio-Fio Beauty Club, que é referência no tom em Curitiba.

Isis e Lou

A Isis Piovesan e a Louise Yelynn contaram um pouco sobre o porquê da preferência, qual é o segredo para chegar na cor certa, qual é o mais pedido no salão e ainda dicas para cuidar das madeixas! Veja a entrevista completa:

Quantos tons de cabelos ruivos temos disponíveis?

Isis: Podem existir até 50 tons de ruivo, mas cada cabelo é um cabelo. Então, o tom que vai ficar no cabelo da pessoa, é o dela mesmo. Por mais que eu passe o mesmo tom no meu e no seu cabelo e que a gente tenha praticamente o mesmo fio, o cabelo é quem diz realmente o que vai ficar no final, cada um fica de um jeito.

Qual é o tom mais procurado no salão?

12011363_1092944390723185_1857606883611181328_n

Isis Piovesan, dona do Fio-Fio. Foto: Venâncio Filho.

Lou: O mais procurado é tom da Isis mesmo.
Isis: Aqui no salão, como as pessoas tem a minha referência como cabelo ruivo natural, normalmente é isso: “ai eu queria o cabelo igual da Isis”. Ou também tem a Marina Ruy Barbosa, que era Isis também (na novela) hein?!
Como trabalhamos com coloração profissional, a informação que temos é a numeração ou nome, por exemplo “loiro escuro acobreado”. Então, quando a pessoa pede um “loiro strawberry” temos uma noção do que é pela Internet, mas nunca tem uma caixa escrito essa aqui é tal a cor exata. É difícil pra gente quando as pessoas dizem “Eu quero um chocolate”… pra mim o chocolate pode ser branco.
Como existem “n” possibilidades, nunca falamos uma cor específica. Quando a pessoa traz uma cor, a gente tenta entrar em um consenso com ela para ver o que se encaixa dentro daquele padrão que ela quer.

Por que o “ruivo natural” faz sucesso entre as mulheres?

Isis: Eu acho que é pelo diferencial, porque é muito difícil ter ruivo natural hoje em dia. Eu tenho uma cliente que é ruiva natural e ela mesma disse que “ruivo natural de olhos azuis é um em um milhão”, então a pessoa se sente especial, entende? Quando ela me falou aquilo, dava pra ver o orgulho nos olhos da menina! Acho que é isso, a mulher procura o ruivo para um diferencial, para ser um pontinho a mais na multidão.

Como vocês chegaram ao patamar de especialistas em ruivos?

Lou: Foram mais as pessoas que nos deram esse título. Em cursos você aprende a fazer qualquer cor.
Isis: O mais comum quando as pessoas falam “eu queria um ruivo natural” o que passa na cabeça é o vermelho e não o alaranjado – que as pessoas procuram hoje em dia, que é o ruivo natural. Acho que o nos ter essa fama de ruivo foi porque primeiro que tem o meu cabelo de referência: a pessoa pensa “se ela tem, ela sabe fazer”.
Acho que isso fez com que a gente ficasse com essa fama do ruivo, por conseguir essa cor mais natural. O que a gente tem de meninas que foram ficar ruivas em outro salão e chegaram aqui com cabelo vermelho é uma infinidade.
Lou: Ou com um cabelo castanho, mas nunca o ruivo mesmo.

O que a pessoa precisa saber antes de pintar o cabelo de ruivo?

Isis: Sinceramente, eu acho que ela tem que ir até o lugar pra conversar com o profissional. A cor da pele, textura e qualidade do fio… tudo isso influencia. O principal é: a partir do momento em que ela quer fazer qualquer tipo de cor, seja ruiva, loira, castanha, qualquer coisa, é legal ir em algum lugar e conversar com o profissional pessoalmente. Ás vezes a pessoa liga aqui e fala que quer ficar ruiva, eu não tenho como saber se conseguimos atingir o resultado. Agora, se ela vier antes, conseguimos dizer 100% se vai ficar bom, se vai ficar mais ou menos, se vai ficar artificial e também se vai combinar com ela.

Todos os cabelos podem ser ruivos?

Isis: Tem cabelos que não dá. Por exemplo, cabelos com progressiva ou que estão pintados de preto… Na verdade, até existe uma possibilidade, mas dentro de tantas coisas ruins que podem acontecer com o cabelo, preferimos não tentar.
Lou: Os tons mudam de acordo com a pessoa também. Daria pra fazer em cabelos claros, assim como daria para fazer numa pessoa negra, mas com tons diferentes de ruivo. Tentar aplicar o tom da Isis numa pessoa de pele morena não vai ficar tão bom, por exemplo.

A mulher procura o ruivo para um diferencial, para ser um pontinho a mais na multidão

shutterstock_95259577

Quais são os cuidados pós-procedimentos?

Isis: Basicamente é a hidratação em casa. Você pode até ir no salão e ter uma hidratação mais intensa, dependendo do dano do fio. A dica é sempre ter uma máscara legal, ampolas e protetor térmico em casa. São coisas acessíveis que você pode comprar no supermercado ou numa loja de cosméticos. Investir em produtos que ajudem a segurar a cor, como shampoo de coloração, máscaras tonalizantes também é legal porque eles ajudam a hidratar e tonalizar o fio. O segredo é prezar pela hidratação do fio para que ele fique mais bonito.

E o tempo para o retoque, ele varia de pessoa para pessoa?

Isis: Normalmente, o tempo é de 30 dias. Isso porque vai de acordo com o crescimento do fio, que é em média 1cm por mês. A gente dá um espaço de no máximo 2 meses.
Lou: Depende muito de quanto o cabelo cresce e também da cor.
Isis: Sim, porque se uma pessoa de cabelo castanho escuro faz um ruivo um pouco mais claro e deixa crescer muito a raiz, começa a marcar demais o crescimento. Ou seja, o cabelo acaba ficando com marcas diferentes de tonalidades.

A pessoa consegue ficar ruiva ou fazer o retoque em casa?

Isis: Depende bastante, mas sinceramente acho difícil. Por exemplo, se ela fizer no salão a primeira vez e depois quiser retocar a raiz em casa é uma coisa…ela até consegue. Mas no caso de estar com o cabelo natural e tentar aplicar a coloração em casa, é muito difícil.
Lou: Nesses casos, geralmente fica vermelhão ou ele fica opaco. Vai depender também do histórico da pessoa, como estava o cabelo dela antes de pintar.

Existem cortes que valorizam o cabelo ruivo?

Isis: Não, acho que existe um padrão de beleza de cada pessoa. Vai do que a pessoa gosta de usar, mais uma questão de personalidade mesmo.

E no seu salão, o ruivo também é o queridinho das clientes? Conte suas experiências e dicas pra gente aqui nos comentários!

Summary
O sucesso do “ruivo natural” no Fio-Fio e em todo Brasil
Article Name
O sucesso do “ruivo natural” no Fio-Fio e em todo Brasil
Description
O cabelo ruivo natural e seus inúmeros tons são uma forte tendência há alguns anos. Confira entrevista completa com as profissionais do Fio-Fio Beauty Club.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00