Você sabe o que são personas? E personas para salão de beleza? Ainda não? Bem, se você está interessado em investir em estratégias de marketing que realmente atraiam mais clientes, é bom começar a entender o que são e como criá-las.

Por isso, no nosso artigo de hoje vamos explicar o que são personas e como essa prática pode ser realizada para melhorar a sua comunicação com os clientes. Pronto para começar?

Para início de conversa, o que é persona?

Antes de começar a investir tempo e dinheiro em estratégias de marketing, é preciso saber com quem você deseja se comunicar. Para garantir que seu conteúdo atraia as pessoas certas é necessário conhecer bem o perfil delas. É nesse momento, então, que sua persona entra em cena. E o que é uma persona, nesse caso?

blog-beauty-date-persona-representação-cliente-real

De maneira sucinta, podemos dizer que persona é a representação semi-ficcional do seu cliente ideal. Mas, cuidado! Embora personas sejam representações fictícias, elas são criadas a partir de dados reais sobre os seus clientes ideais. A partir do momento em que você tem em mãos as informações necessárias sobre essas personas, poderá começar a elaborar estratégias para segmentá-las e atraí-las para o seu salão.

Qual é a diferença entre público-alvo e persona?

Público-alvo refere-se a uma parcela maior de pessoas dentro de um nicho de mercado. O estudo do público-alvo é feito para identificar qual parcela da sociedade pode vir a se tornar um consumidor dos seus produtos ou serviços.

Por isso, quando se faz um estudo sobre o público-alvo, o que mais se destaca são informações como características demográficas, hábitos de consumo e capacidade socioeconômica, por exemplo.

Já as personas, como dissemos acima, são seus clientes ideais. Elas podem ser criadas a partir do seu público-alvo, mas, nesse caso, o que deve ser levado em consideração são fatores mais subjetivos sobre a sua personalidade.

As personas são elaboradas mais detalhadamente. Para construí-las é preciso buscar aprofundar sobre suas principais características individuais, saber quais são suas necessidades, desejos, convívio com os demais, o que gostam ou não, ou seja, é feito um “raio x” sobre a pessoa para descobrir tudo sobre ela. Dessa forma, você saberá o que seu cliente ideal precisa e como chegar até ele usando estratégias mais eficientes.

Entenda o nível de detalhamento

Como exemplificação, pense que o público-alvo para o seu salão de beleza sejam homens, mulheres ou adolescentes de classe média que gostam de cuidar da beleza e manter um estilo mais moderno e buscam por salões mais próximos do trabalho ou de casa. Caso deseje segmentar por gênero, por exemplo, o foco maior pode ser no público blog-beauty-date-defina-detalhes-da-personafeminino, que geralmente gasta mais com a beleza do que os homens.

Para exemplificar um persona para salão de beleza já devemos focar em aspectos como: Carla, empresária de 25 anos, carioca. Adora manter os cabelos loiros e está sempre antenada sobre as novas tendências dessa cor. Adora manter o estilo jovem e moderno. Busca sempre informações sobre cortes e cores que as celebridades estão usando para ficar com um visual parecido. Também frequenta o salão toda semana para fazer as unhas e fazer maquiagem para sair na night.

Compreendeu a diferença?

Como construir personas para salão de beleza?

Para criar suas personas é preciso fazer pesquisas e entrevistas bastante aprofundadas sobre o perfil dos seus clientes ideais. Várias perguntas podem ser elaboradas de acordo com os serviços que seu salão oferece para decidir suas personas.

Busque saber, por exemplo, quais são suas principais características de personalidade, com que frequência vão ao salão, qual seu nível de instrução e poder aquisitivo, profissão, gostos, principais objetivos, quais são seus problemas, etc.

Após coleta desses dados, você já pode criar o perfil da sua persona e fazer uma lista com estratégias para atender às necessidades dela de maneira mais eficiente.

Enfim, criar personas para salão de beleza é uma tarefa que poderá tomar um pouco mais do seu tempo, mas esse é um trabalho necessário caso deseje obter mais clientes ideais, melhorando seu relacionamento com os clientes e aumentando seu faturamento, claro!

Nosso artigo foi útil? Então você também vai gostar de saber um pouco mais sobre Marketing de conteúdo: um guia para salões de beleza!

Summary
O que são personas e como criar para o seu salão de beleza
Article Name
O que são personas e como criar para o seu salão de beleza
Description
Você sabe o que são personas? Se você quer investir em estratégias de marketing que realmente atraiam clientes para o salão, entenda como criá-las aqui!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00