Sabemos que os clientes são a base para qualquer negócio, inclusive para salões de beleza, e sempre fica a dúvida: entre atrair novos clientes e fidelizar os que você já tem, qual é a melhor opção?

Atrair novos clientes possibilita ao seu salão um fluxo grande de pessoas, o que traz bons resultados para seu negócio no final do mês. Entretanto, depender apenas desse público pode ser arriscado, porque você não consegue identificar um perfil da clientela e nem fazer uma avaliação efetiva do seu negócio.

O cenário ideal para seu salão é o equilíbrio entre as duas estratégias: ter novas pessoas chegando no seu negócio é sempre bom, mas torna-los clientes fieis é ainda melhor. Prospectar clientes não é uma tarefa fácil, porém é necessário para conseguir mais lucro e a possível fidelização dos mesmos.

O segredo para novos clientes é estar sempre atento. Crie oportunidades para expor seu negócio, isso pode acontecer em feiras, conversas com as clientes e até mesmo reuniões familiares. A indicação e o marketing boca a boca são ótimas estratégias para identificar e conquistar clientes. E isso você consegue reunindo 2 características principais: bom atendimento e ambiente agradável.

Dicas para fidelizar clientes no seu salão de beleza

Invista em qualidade nos serviços e no ambiente do seu salão

Além de proporcionar maior segurança de público para o dia a dia, fidelizar clientes custa 5x menos do que conquistar novos. É importante ter a consciência de que o salão precisa ser passível de fidelização, é necessário que ofereça motivos para seus clientes te apoiarem e retornarem.

A satisfação do cliente é apenas o primeiro passo desse relacionamento. Essa estratégia se concretiza a longo prazo, com serviços de qualidade e personalizados, a excelência no atendimento e o pós-venda que pode ser realizado com algumas ferramentas como o Beauty Date.

Para entender melhor como é importante fidelizar clientes no seu salão de beleza, criamos uma lista com as 5 principais características e seus benefícios:

1. Você conhece seus clientes

Dicas para fidelizar clientes no seu salão de beleza

O bom relacionamento com os clientes é essencial para a fidelizaçãoVocê conhece seus clientes

Saber com quem você está lidando é sempre uma vantagem, principalmente em um mercado concorrido como o de beleza. As atitudes, por menores que sejam, podem conquistar ou afastar um cliente de uma hora para outra. A partir do momento em que você o conhece, descobre o que ele espera.


De acordo com as expectativas e gostos dos seus clientes, você entende se os seus serviços, preços e atendimento estão bons ou podem ser melhores. A conversa com o cliente é uma ótima estratégia de aproximação e ainda um parâmetro essencial para avaliar seu negócio.

2. Pós-venda efetivo e qualitativo

Se você já sabe quem são seus clientes, pode continuar em contato com eles mesmo fora do seu salão. Você pode mandar e-mail com promoção ou até mensagens de texto para lembrar seu cliente de retornar. Esse contato faz com que seu cliente perceba o quanto é importante para seu negócio e que você se preocupa de verdade com ele.


Dependendo da resposta que você conseguir desse tipo de ação, poderá entender o que é ou não efetivo para esse contato. O retorno positivo ou negativo que eles dão, te mostrará novas oportunidades de melhorias para fidelizar clientes.

3. Descubra os pontos fortes e fracos

Quando frequentamos sempre o mesmo local, começamos a nos sentir parte daquilo. Com clientes fieis, acontece o mesmo. Eles já sabem quem faz o que, os momentos em que o salão está lotado ou até o horário em que o profissional está em intervalo, por exemplo. Essa é uma atitude perigosa: bom quando está tudo certo e arriscada quando alguma coisa está dando errado.


A principal oportunidade nesse momento é encontrar as vantagens e desvantagens do seu salão para o cliente e dentro do mercado. As respostas que seu público te dá em relação ao dia a dia mostra exatamente o que é bom e o que pode ser melhorado. A partir de então, você começa pensar nas estratégias para melhorias.

4. Entenda quais são os serviços preferidos dos clientesDicas para fidelizar clientes no seu salão de beleza

Entender quais os serviços favoritos dos clientes te oferece muitas oportunidades

Se o serviço foi bem feito, seu cliente sempre voltará. Além de analisar qual é a frequência de retorno dos clientes, você pode entender quais são os serviços mais realizados no seu salão.
Aproveite o bom relacionamento com o cliente para entender como poderia aprimorar nos serviços prediletos deles. Outra estratégia que vai de encontro com a economia do salão é comparar os valores dos serviços prestados. Você pode adequar os investimentos naqueles que te dão mais retorno, de acordo com as preferências dos clientes.

5. Faça campanhas específicas e assertivas

Você já tem o cenário pronto: sabe qual é a frequência de retorno dos clientes, quais os serviços preferidos e a opinião dele sobre seu negócio. Criar promoções estratégicas em cima desses dados é muito mais fácil e tem resultados ótimos para fidelizar clientes.

Combos dos serviços mais realizados ou criar serviços personalizados com preços especiais são ótimos atrativos para que seus clientes admirem ainda mais sua dedicação com eles. Sem contar que os resultados serão ótimos para o crescimento do seu negócio.

A conquista e fidelização dos clientes depende das atitudes certas e da qualidade com que todos do seu salão prestam os serviços. Lembre-se de avaliar o atendimento, relacionamento e os serviços frequentemente. Quanto melhor estiverem suas práticas e a sintonia com os clientes, mais fácil será de alavancar os negócios.

E no seu salão, existem mais clientes novos ou fieis? Qual sua principal estratégia para fidelizá-los? Conte-nos aqui nos comentários!

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5 motivos para fidelizar clientes no seu salão de beleza
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Atrair novos clientes custa 5x mais do que manter um fiel no seu salão de beleza. Entenda como e por que fidelizar clientes faz seu negócio crescer mais.
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