Antes de falarmos sobre os principais erros de marketing para salão de beleza, é preciso desmistificar a imagem negativa que existe atrás da palavra “errar”. É importante compreender que o único momento em que um erro será, de fato, algo negativo é quando você ou alguém da sua equipe o comete consistentemente, sem parar para analisar como essa situação acontece.

Caso contrário, é importante encarar um erro como algo natural e até, em alguns momentos, necessário para que haja uma mudança positiva em alguns aspectos do seu negócio. Portanto, a melhor atitude é buscar entender como a falha aconteceu e o que é preciso mudar para que não se repita.

Agora sim.

Quando o assunto é marketing para salão de beleza, existem alguns costumes que muitos gerentes e proprietários de estabelecimentos adquirem sem perceber que são prejudiciais para os negócios. A boa notícia é que, a grande maioria deles, é fácil de corrigir e transformar em oportunidades. Confira:

Erros gramaticais em e-mails e SMS marketing

Não é preciso ir muito longe para encontrar um exemplo de salão de beleza ou barbearia que envia e-mails ou SMS marketing com erros de português. Seja para divulgar uma promoção ou para enviar lembretes de agendamento, é comum encontrar termos fundamentais escrito incorretamente. Por exemplo, “cabeleleiro” ao invés de “cabeleireiro”, ou “sombrancelha” ao invés de “sobrancelha”.

É claro que um errinho ou outro de digitação podem acontecer e isso não será o fim do mundo. No entanto, se falhas como estas acontecerem com frequência em um longo espaço de tempo, isso pode fazer com que os clientes atribuam características como desleixo à sua marca.

Marketing para salão de beleza: erros comuns

Para evitar que este erro aconteça, é bom lembrar que você sempre pode contar com corretores de texto automáticos, que apontam erros gramaticais ou de concordância quando são digitados dentro da ferramenta. Você pode encontrar vários destes disponíveis na internet e de forma gratuita.

Outra ideia bacana que se aplica especialmente caso a criação destes materiais seja responsabilidade da recepcionista, por exemplo, é separar os termos mais importantes e imprimi-los na escrita correta em uma folha, que pode servir como uma colinha quando ela estiver redigindo os textos.

Perder o timing das ações promocionais

Já falamos por aqui sobre boas práticas nas redes sociais, desde as melhores estratégias para cada plataforma até ideias de formatos para atrair mais seguidores. Porém, algo que acontece com muita frequência é perder o momento certo de divulgar certas coisas.

Por exemplo: digamos que você passou os últimos três meses planejando uma promoção arrasadora para limpar o seu estoque de produtos e deixar seus clientes para lá de animados. No momento de divulgar, você escolhe fazer a promoção em janeiro e, quando o lançamento chega, você fica decepcionado pois não teve a adesão que esperava.

Marketing para salão de beleza: erros comuns

Janeiro é um dos piores meses para fazer este tipo de ação, pois é o mês em que taxas como IPTU, IPVA e outros são cobrados. Além disso, várias taxas como luz, água, gás e aluguel também sofrem reajustes. Isso, aliado às dívidas das férias e do Natal, pesa bastante no bolso dos clientes.

Por isso, fique de olho no timing – termo usado para identificar “o momento certo” – e encontre a hora certa para cada ação, dependendo do objetivo que quer atingir. Já imaginou se aquela promoção tivesse sido feita em novembro, quando as pessoas recebem a primeira parcela do 13º e querem dar aquele retoque para o fim do ano?

Não divulgar o agendamento online

Marketing para salão de beleza: erros comuns

Quando falamos  em “errar na divulgação do agendamento online”, queremos dizer que é um erro porque essa divulgação raramente acontece. São poucos os salões de beleza ou barbearias que compreendem o potencial lucrativo do agendamento online quando bem divulgado.

 

Se o seu salão conta com essa enorme facilidade de contato com clientes, e disponibiliza sua agenda para que o público possa marcar horários a qualquer hora e em qualquer lugar, não há motivo algum para não investir em divulgação e potencializar os agendamentos.

Você pode (e deve!) usar suas redes sociais, seu perfil pessoal, seu espaço físico e até seu material impresso para divulgar o agendamento online. É bom para você, que atinge mais pessoas e facilita sua rotina, e para seus clientes, que tem mais um canal para agendar os procedimentos.

Não colocar o nome do clientes no e-mail ou SMS

Marketing para salão de beleza: erros comuns

Você não adora receber um e-mail promocional ou SMS marketing que vem endereçado especialmente com o seu nome? Esse toque de personalidade aproxima a marca do cliente e faz com que quem recebe a mensagem se sinta realmente parte do que está sendo comunicado. Como se aquela promoção/oferta/mensagem tivesse sido pensada especialmente para ele.

Por isso é importante sempre se lembrar de colocar o nome do cliente a quem o e-mail ou SMS está sendo endereçado. A boa notícia é que isso é mais simples do que parece. Basta você deixar um espaço em branco no texto padrão das mensagens que envia e lembrar de preencher com o nome do cliente em questão. Lembre-se, também, de orientar a sua equipe para sempre estarem atentos a este ponto.

Não pedir pelo cartão fidelidade quando o cliente paga a conta

Uma das formas mais eficazes de divulgar o seu programa de pontos ou fidelidade é perguntar se o cliente o possui enquanto paga a conta. É neste momento que você consegue conversar mais calmamente com o cliente, que está satisfeito com o excelente serviço. Então por que não aproveitar para divulgar o programa, não é mesmo?

Marketing para salão de beleza: erros comuns

Por isso, sempre que o cliente estiver no caixa finalizando a comanda, pergunte se ele tem o cartão fidelidade. Se ele tiver, ótimo! Se não, fale dos benefícios do programa e pergunte se ele não gostaria de fazer o cadastro rapidinho. Se possível, conceda um descontinho simbólico no serviço executado caso o cliente entre para o clube.

Mais uma vez, lembre-se de orientar a recepcionista e todos da sua equipe para que tornem isso um procedimento padrão do estabelecimento, para garantir que todos os clientes conheçam o programa e não percam nenhuma oportunidade de aumentar sua pontuação.

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Marketing para salão de beleza: erros comuns e como evitá-los
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Marketing para salão de beleza: erros comuns e como evitá-los
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Quando o assunto é marketing para salão de beleza, é preciso ficar atento para não cometer erros. Descubra quais são os mais comuns e o que é preciso fazer para que não se repitam.
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