Em um país como o nosso, colonizado por tantas nações e que mostra nos traços de cada brasileiro os sinais de uma beleza que é fruto de uma miscigenação tão bonita, é essencial que um bom profissional de beleza saiba cuidar de cada tipo de pele, em seus mais variados tons. Os tipos de pele negra possuem várias diferenças entre si, o que faz com que sejam ainda mais fascinantes quando bem cuidadas.

No entanto, maquiar tons de pele negra não é uma tarefa simples. Assim como qualquer outra tonalidade, ela requer produtos específicos e da cor certa para que o acabamento fique lindo e natural. A diferença é que, por ter uma maior concentração de melanina, a pele negra tem mais tendência a sofrer com manchas.

Preparamos algumas dicas e truques de maquiagem para peles negras para você conquistar cada vez mais clientes:

Preparação

As peles negras são, normalmente, mais oleosas. Por isso, é importante remover a oleosidade e manter a pele do rosto sequinha antes de começar a maquiagem. Você pode fazer isso aplicando um tônico preparativo ou um bom primer com acabamento seco.

Lembre-se de orientar bem a cliente em relação aos cuidados com a pele oleosa. Incentive-a a investir em produtos específicos que mantenham a pele hidratada e que controlem a oleosidade, prevenindo o surgimento de acne.

Sequência dos produtos

Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons

É muito comum ficar em dúvida em relação à sequência correta de aplicação dos produtos na hora de fazer a maquiagem para peles negras. Muitos profissionais acreditam que é melhor aplicar o corretivo antes da base e muitos usam o produto apenas para finalizar a preparação da pele. Porém, como estamos falando da pele negra, é aconselhável aplicar o corretivo depois da base.

Esse método é melhor porque o corretivo serve para esconder aquilo que você não quer mostrar. Já a base é para uma cobertura mais ampla e deve ser aplicada no rosto inteiro. Se você aplicar o corretivo primeiro, corre o risco de a oleosidade da própria pele “mover” o corretivo durante a aplicação da base, deixando à mostra sinais que você já escondeu. A base, principalmente com acabamento seco, vai facilitar a cobertura pontual do corretivo.

Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons

Em busca da base ideal

Base

Você já sabe que as peles negras costumam sofrer mais com a oleosidade, certo? Por isso, é muito importante fugir das bases cremosas, como líquidas ou em bastão. Dê preferência às bases com textura mais seca ou efeito matificante.

Além disso, é preciso escolher a cor certa para cada tonalidade da pele negra. É fato que muitas empresas de cosméticos, principalmente as europeias, não oferecem opções tão variadas para as peles escuras, o que dificulta muito o processo de encontrar o tom ideal. Porém, algumas empresas brasileiras já oferecem uma gama maior de tons de pele negra, variando desde os mais claros até os mais escuros.

Corretivo

Alguns maquiadores acreditam que o corretivo precisa ser um tom mais claro que a pele. A verdade é que depende do propósito. Se você quer um corretivo para camuflar, ou seja, esconder imperfeições, é essencial que o produto seja do mesmo tom da pele da cliente.

Agora, se você precisa de um corretivo que ilumine, aí você pode usar um tom mais claro sem medo. É importante ressaltar que, especialmente em maquiagem para peles negras, é muito melhor usar o próprio iluminador para realçar certas partes do rosto, principalmente se o produto tiver uma tonalidade que puxe mais para o dourado, que funciona muito bem para peles escuras.

Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons

Olhos

As mulheres que tem a pele negra costumam fugir das sombras de tons muito claros ou metálicos. Existe um estigma de que chama muita atenção. A verdade é que, se usadas da maneira correta (bem esfumadas e balanceando com marrom ou preto), até mesmo as sombras de tons fortes, claros e de cores bem abertas podem ficar incríveis na pele escura. Os tons de rosa, coral, amarelo, laranja e roxo são ótimas opções.

Para as maquiagens mais discretas, para eventos mais formais ou para o dia-a-dia, você pode abusar dos tons acobreados, marrons, dourados, pretos e azuis marinhos. Essas cores são as mais indicadas pois valorizam o tom da pele e compõem makes mais sóbrias.

Boca

Na hora de escolher um batom arrasador para uma maquiagem para peles negras, é essencial considerar o tamanho dos lábios e o efeito que você e a cliente buscam. Os batons em tons de cereja e vinho ficam deslumbrantes em contraste com pele escura, porém costumam aumentar o volume dos lábios. O rosa opaco, com acabamento matte, é uma aposta linda e segura, pois cria um efeito incrível com a pele negra.

Para maquiagens mais sóbrias, você pode abusar dos nudes, novamente considerando o tom de pele de cada cliente. Eles ficam lindos com um gloss bem levinho. Clássico e chiquérrimo.

Contorno/ Strobing

Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons

Produtos com pigmentos dourados funcionam muito bem com peles negras

A melhor dica para fazer um bom contorno e criar aquele efeito que afina o rosto na maquiagem para peles negras, é apostar em produtos mais claros ao invés de mais escuros que a pele. Calma, a gente explica: enquanto as peles claras precisam de produtos escuros para criar uma espécie de sombreado, que dá profundidade às zonas estratégicas do rosto, em peles negras é exatamente o contrário. Os corretivos de dois à três tons mais claros que a pele vão dar dimensão às áreas altas do rosto, como as maçãs, destacando ainda mais.

No entanto, a melhor técnica para criar um super efeito em peles negras é o bom e velho strobing. Isso porque ele foca nas regiões abaixo dos olhos, no nariz, testa e queixo, adicionando cor e garantindo um acabamento perfeito.

Com essas dicas, você vai criar makes ainda mais maravilhosas no seu salão e conquistar de vez as suas clientes. E lembre-se, a pele negra já é por si só maravilhosa em suas diversas tonalidades, valorize e cuide bem dela.

Gostou das nossas dicas? Contra pra gente nos comentários.

Summary
Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons
Article Name
Maquiagem para peles negras: Dicas e truques para valorizar todos os tons
Description
Em um país como o nosso, em que cada pessoa tem traços de uma miscigenação linda, é ideal que os profissionais de beleza saibam maquiagem para peles negras.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000