Quando ouvimos falar em empreendedorismo, logo pensamos nas pessoas que começam um negócio, sejam os donos das grandes empresas ou nós mesmos, quando decidimos abrir um salão. No entanto, existe um ponto importante que pouca gente sabe: é possível continuar empreendendo mesmo depois de abrir seu negócio!

Intraempreendedorismo é o nome que é dado ao ato de empreender dentro da empresa em que você trabalha, sem começar um negócio do zero. E, pra nossa sorte, também é possível intraempreender dentro dos salões de beleza. Como? O segredo é muito simples: inovação.

Inovar é uma das melhores maneiras de trazer novidades pra dentro do seu salão, e é possível inovar em várias áreas do negócio: serviços, produtos, logística, marketing… você pode inovar até no relacionamento com seus profissionais e nos processos internos! O ideal é criar uma rotina de incentivo a essas melhorias: práticas simples, como um encontro quinzenal de meia hora onde todos possam dar sugestões pra melhorias dentro do salão, não tem custo nenhum pra serem realizadas e as ideias que surgem durante essas conversas vão te surpreender. Se você acha que os profissionais do seu salão não vão se sentir confortáveis pra contribuir, uma caixa de sugestões ou uma pesquisa anônima pode ser uma saída.

Mas para que as atitudes e ideias intraempreendedoras sejam colocadas em prática, é preciso que o gestor e os profissionais realmente levem a iniciativa a sério. Isso significa treinar um olhar crítico para estar atento o tempo todo ao que pode ser melhorado. Essa é uma característica mais comum nos gerentes, mas deve ser desenvolvida nos seus profissionais. Afinal, eles estão no contato diário com os clientes e as ideias deles podem ter muito a acrescentar.

Intraempreendedorismo: entenda o que é

Pró-atividade e procupação com o coletivo são características do intraempreendedor

Confira abaixo alguns traços que fazem parte do perfil de profissionais e gestores intraempreendedores:

Profissional intraempreendedor é aquele que não só enxerga os problemas que existem na rotina do salão, mas também é proativo em pensar e compartilhar melhorias. Ele não tem medo de expor suas ideias e tem a maturidade para entender que uma resposta negativa não é algo pessoal. Além disso, ele pensa sempre no coletivo, já que suas ideias podem modificar toda a rotina do salão.

Já o gestor intraempreendedor precisa ter três características principais:

  1.       Incentivar

O gestor intraempreendedor valoriza – individual e publicamente – as sugestões dos seus profissionais e as trata com respeito. Novamente, um encontro periódico ou uma caixa de sugestões dá vazão às sugestões dos profissionais do salão e também representam uma oportunidade para elogiar a postura positiva.

  1.       Escutar

Além de incentivar seus profissionais, o gestor intraempreendedor mostra-se aberto ao que os eles têm a dizer. É muito comum os profissionais pensarem em melhorias para a rotina do salão e não falarem por medo ou vergonha. Deixe clara sua postura receptiva e trate a todos com respeito. Mostrar que você está aberto a ouvir faz com que seus profissionais deem cada vez mais sugestões. Uma equipe unida e igual na comunicação é essencial para que o negócio cresça.

  1.       Responder

A última etapa desse ciclo com seus profissionais é responder ao que foi sugerido. Ideias que ficam no papel não só não fazem jus ao espírito empreendedor como também não mudam nada na rotina do salão. É claro que é necessário avaliar criticamente cada sugestão e decidir quais são boas e quais não, mas é importante que as boas ideias transformem-se em ação. Quando os profissionais do seu salão veem que as ideias deles efetivamente mudam o ambiente de trabalho, eles ficam mais estimulados tanto para trabalhar quanto para sugerir novas ideias.

Se você é gestor de um salão de beleza, não se esqueça: você deve dar o exemplo. É essencial que você esteja sempre em busca de melhorias nos processos e serviços que seu salão presta.

Aproveitar as oportunidades e correr atrás delas é um diferencial para o salão e seus serviços de beleza se destacarem. Como a inovação é incentivada no salão em que você trabalha? Conte pra gente nos comentários!

Summary
O que é intraempreendedorismo e como ele pode fazer do seu salão um lugar melhor
Article Name
O que é intraempreendedorismo e como ele pode fazer do seu salão um lugar melhor
Description
Intraempreendedorismo é empreender dentro do seu salão de beleza. O segredo para colocar em prática é muito simples: inovação. Saiba mais e leve para sua rotina.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00