Parece que foi num piscar de olhos que o fim do ano chegou. Essa é a época do ano em que todos querem estar com o visual em dia para as férias e para as festas de fim de ano. Por isso, naturalmente, também é o período em que a rotina no salão fica mais movimentada do que nunca.

Com a agenda cheia e tantas decisões a serem tomadas, não é difícil ficar estressado e sobrecarregar a sua equipe. Por isso, separamos algumas dicas para você sobreviver ao fim do ano e fazer com que essa seja, na verdade, uma época de muita produtividade.

Confira:

Motive a sua equipe

Nesse primeiro momento, é importantíssimo manter a sua equipe focada e motivada. Como qualquer pessoa, é natural que os profissionais do seu salão estejam cansados e ansiosos pela chegada do Natal, ou até distraídos pelos planos de férias. O seu papel – seja gestor ou não – é manter o foco e ajudar a equipe a trabalhar em grupo para passar por esse período agitado.

Uma ótima forma de fazer isso é desenvolver um plano de metas. Por exemplo: você pode pedir que o cliente avalie o serviço ou o atendimento do pessoal enquanto ele paga a conta. Se uma determinada porcentagem dos clientes avaliar como “ótimo” ou “excelente”, você pode premiar sua equipe com um bônus de fim de ano ou com um dia a mais de folga para todos, por exemplo.

Ideias para colocar em prática e sobreviver ao fim do ano

Vale soltar a imaginação! O importante é determinar um objetivo comum para que todos os profissionais trabalhem em grupo e com foco no resultado. Dessa forma, além de oferecer atendimento e serviço de qualidade, você mostra que se preocupa com o bem-estar da sua equipe, fazendo com que a produtividade continue em alta.

Incentive o agendamento prévio

Ideias para colocar em prática e sobreviver ao fim do ano

Nós sabemos que, conforme o fim do ano vai chegando, vai ficando cada vez mais difícil encaixar os clientes na agenda lotada dos seus profissionais. Além disso, com uma equipe tão atarefada, fica menos prático deixar uma pessoa apenas para realizar essa função. Por isso, é essencial conversar com seus clientes e incentivar o agendamento prévio. Quanto mais cedo os clientes marcarem serviços, maior será a chance de eles conseguirem horários nas datas desejadas e mais fácil ficará para você fazer o planejamento do fim de ano no seu salão.

Nesse momento, poder contar com a facilidade do agendamento online é algo que pode fazer toda a diferença. Assim, seus clientes têm mais autonomia para agendar ou cancelar serviços, sem que você precise parar o que está fazendo ou designar uma pessoa da equipe para encaixar serviços e horários na agenda.

A recepção é a chave

Durante o período conturbado do fim de ano, é essencial que todos os profissionais do salão estejam bem alinhados e em sintonia, para garantir que o atendimento aos clientes seja o melhor possível. Uma função chave para garantir que isso aconteça é a do recepcionista.

Ideias para colocar em prática e sobreviver ao fim do ano

Ele será responsável por deixar a primeira impressão que os clientes terão do salão e, ainda, por criar um elo de comunicação entre os clientes, os profissionais e você. Mas, além disso, é o recepcionista que fará a gestão da agenda, dos compromissos de cada profissional e da chegada e partida dos clientes. Existem estratégias que podem facilitar essa função, assim como técnicas de aproximação com o cliente que podem ser adotadas por esse profissional.

Se um cliente chega para cortar o cabelo, por exemplo, um recepcionista atento e proativo pode verificar se o barbeiro está disponível e sugerir ao cliente que aproveite a brecha para fazer a barba. Ou, se um profissional está com os atendimentos atrasados e tem muitas pessoas esperando por ele na recepção, o atendente pode aproveitar para engatar uma conversa e descobrir os interesses para, em seguida, falar dos produtos que você vende no salão.

Por isso, é muito importante que o recepcionista do seu salão seja um profissional valorizado e de confiança, pois ele será o primeiro e o último contato dos seus clientes com o estabelecimento durante as visitas. Você pode saber mais sobre as funções de um bom recepcionista neste link.
Seguindo estas dicas a rotina do seu salão no fim do ano vai ficar mais organizada e produtiva, garantindo resultados maravilhosos para você e para toda a sua equipe!

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Ideias para sobreviver ao fim do ano no salão de beleza
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O fim do ano no salão de beleza é o período mais conturbado do ano. Por isso, veja algumas ideias para colocar em prática e sobreviver ao fim do ano.
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