Quando o assunto é marketing para salão de beleza, existem infinitas possibilidades de criar ações e estratégias com resultados interessantes tanto para você quanto para seu público. No entanto, é importante sempre ter em mente que, especialmente para o mercado da beleza, desenvolver e aplicar estratégias de marketing precisa de maior paciência e dedicação se comparado a outras áreas da economia.

Em outros setores, o público consegue pesquisar a qualidade e o custo benefício dos produtos com maior facilidade. Isso não acontece com tanta simplicidade em se tratando de salões de beleza e barbearias. Por exemplo: digamos que uma pessoa quer contratar um motorista. Através de uma simples busca na internet é possível levantar uma série de profissionais disponíveis. A partir disso, então, é só combinar a disponibilidade e o valor e pronto, o serviço será feito e o problema do cliente será resolvido.

Mas, quando o cliente quer cortar ou tingir o cabelo, ou fazer a barba, ou uma massagem…não é tão simples assim.

Cada profissional da beleza tem um determinado nível de experiência, ou maior conhecimento de práticas voltadas para um procedimento específico. Além disso, cada estabelecimento da beleza tem foco em um determinado tipo de público e se posiciona com um perfil de negócios voltado para ele. É por esse motivo que o perfil, a qualidade do trabalho e do atendimento são tão importantes para que o cliente decida contratar serviços de beleza.

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Tudo isso deve ser considerado na hora de planejar e aplicar suas estratégias de marketing: o perfil do público e dos profissionais, o estilo do estabelecimento, o posicionamento nas redes sociais, o padrão de atendimento, o comportamento do público-alvo, os procedimentos que são oferecidos, o preço cobrado pelos serviços e muitas outras variáveis.

Parece difícil, mas não é. E para te ajudar nesse desafio, preparamos 18 (isso mesmo, 18!) dicas e idéias de marketing que você pode colocar em prática no seu salão de beleza ou barbearia, para atrair mais clientes e ter cada vez mais sucesso.

Mas antes de partir para as dicas, vamos fazer um exercício fundamental para que você possa filtrar e descobrir quais idéias podem ter melhores resultados para seu negócio de beleza.

Para isso, preste atenção nestes três aspectos centrais:

  • Quem é o seu cliente?

Já falamos aqui sobre a importância de conhecer o perfil comportamental do seu público. Para este exercício, você deve ir mais à fundo e estabelecer características gerais, como idade, classe social, ocupação e preferências de consumo. Você pode saber mais sobre o assunto no nosso post especial sobre como criar uma persona para seu estabelecimento.

  • Do que o seu cliente gosta?

Neste tópico você vai aprofundar ainda mais o aspecto comportamental dos clientes. Através de uma profunda observação e do seu relacionamento com o público, é possível documentar quais são as suas preferências.

Quais lugares frequentam, que tipos de mídia consomem, quais horários costumam usar para cuidar da beleza ou para fazer compras, como se comportam nas redes sociais, etc.

Isso tudo será importante para que você possa priorizar estratégias que atingem o seu público com maior facilidade.

Você verá mais sobre isso adiante.

  • Por que seus clientes procuram seus serviços?

A partir das características pensadas nos tópicos anteriores, agora trace quais aspectos fazem os clientes procurarem especificamente os seus serviços. Por que eles vão até você ao invés de irem ao concorrente? Esse será um exercício para definir e encontrar as suas forças, aquilo que faz o seu estabelecimento ser percebido como o melhor.

Isso será essencial para que você saiba no quê basear as estratégias e quais pontos valorizar ao divulgar seu negócio de beleza.

Anote todas as características em um papel, ou crie uma planilha que possa ser alimentada conforme você vai descobrindo novos atributos do seu público.

Agora sim podemos partir para as dicas. Confira:

Para o ambiente/ espaço físico:

1 – Incentive o agendamento prévio

Já falamos aqui sobre algumas formas de garantir que seus clientes estejam sempre agendando horários no seu estabelecimento. Uma delas é fazer com que a pessoa deixe o salão de beleza ou barbearia com o próximo compromisso já agendado. Para isso, você pode (e deve!) envolver a sua recepcionista.

Faça um treinamento efetivo e ensine formas de incentivar o cliente a agendar o horário do próximo procedimento enquanto faz o pagamento, por exemplo.

Você pode, inclusive, ir além e ensiná-la a divulgar e oferecer serviços complementares.

Por exemplo: durante o pagamento de uma cliente que acabou de fazer mechas, a recepcionista pode puxar papo e dizer sutilmente: “Este tom ficou lindo em você! Para manter a cor sempre viva, faça uma hidratação sempre que puder. Assim o tom não desbota e dura muito mais. Ah, por falar nisso, sabia que a hidratação está em promoção?”. Além de criar um bom relacionamento com a cliente, a recepcionista divulga o serviço e dá um incentivo para que a cliente deixe o procedimento agendado.

2 – Crie um cenário para selfies com um hashtag só sua

blog-beauty-date-dicas-marketing-salão-de-beleza-

Já imaginou criar um espaço bonito e moderno para fotografar os procedimentos que você posta nas suas redes sociais? Este espaço pode ser, também, um local que as clientes usam para tirar selfies.

Invista em uma boa decoração, com objetos modernos e bonitos e com um espelho para que elas possam encontrar o ângulo perfeito para mostrar o novo visual.

Uma boa dica é criar uma hashtag que identifica a sua marca e diferencia os procedimentos feitos no seu estabelecimento. Sinalize essa tag em pequenos adesivos nos espelhos e, especialmente, no cenário. Assim você pode visualizar todas as publicações sobre o estabelecimento de uma só vez e selecionar quais você pode repostar, por exemplo.

3 – Vá além do que está na moda e crie tendências

Se você tem o costume de acompanhar o nosso blog, certamente já leu várias vezes por aqui sobre a importância de estar sempre de olho nas tendências. Vale conferir o Pinterest, as redes sociais, seguir as celebridades, folhear revistas e acompanhar os principais eventos de moda do mundo para descobrir o que é novidade no quesito beleza.

Mas, sejamos sinceros, se você não tem este costume, vai acabar ficando pra trás.

Da mesma forma que você sabe que conhecer as tendências é essencial, os seus concorrentes também. Por isso, você pode ir além e antecipar serviços inovadores para se diferenciar dos demais estabelecimentos da beleza.

Não basta esperar os clientes começarem a procurar por uma determinada técnica pois, quando isso acontecer, alguns salões de beleza ou barbearia já o estarão oferecendo. Então antecipe-se. Siga seu instinto e renove seu cardápio de serviços sempre contemplando as tendências que ainda não chegaram no Brasil, mas que estão fazendo sucesso lá fora. Assim, os clientes vão procurar o procedimento antes mesmo de ele “estourar” como uma tendência.

4 – Invista em produtos exclusivos

Uma ótima maneira de garantir clientes sempre voltando é oferecer produtos que não são encontrados com tanta facilidade pelo público. Vale a pena investir em uma linha de produtos específicos para um determinado tipo de cabelo, ou em uma marca que não é comercializada pelos seus concorrentes.

Dessa forma você cria um diferencial ao mesmo tempo que atrai mais clientes.

5 – Lembre-se que o segredo é relacionamento

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Você certamente já leu aqui sobre os segredos de como criar e manter um bom relacionamento com os clientes. Para entender como isso pode ser uma ótima estratégia de marketing para o seu salão de beleza ou barbearia, basta tomar a si mesmo como exemplo. Pense nos estabelecimentos que você costuma frequentar porque tem um amigo querido que trabalha lá, por exemplo. Ou nas marcas que costuma consumir porque algum conhecido indicou.

Essa lógica se aplica perfeitamente ao seu relacionamento com os clientes.

Se sentirem que existe uma conexão de amizade entre vocês, eles não só darão preferência ao seu estabelecimento quando precisarem de serviços de beleza, como também indicarão os seus serviços e produtos para amigos e conhecidos. Por isso, investir em um bom relacionamento com seus clientes é mais um passo em busca de sucesso constante.

6 – Pratique preços inteligentes

Ter uma estratégia de preços inteligente é essencial para a sobrevivência do seu salão de beleza ou barbearia.

Afinal, não tem jeito: se você cobrar pouco, perde dinheiro, e se cobrar muito, perde clientes.

Se você está nessa berlinda, vale a pena conferir o nosso post sobre como aumentar preços sem perder clientes.

Nesse cenário, a melhor alternativa é ser justo e consistente quanto aos preços cobrados pelos seus serviços e produtos. Uma ótima dica, no entanto, é ser flexível quanto à sua política de descontos e às promoções oferecidas. Quanto mais variedade de ações promocionais, que oferecem pequenos descontos em produtos ou procedimentos, maior será a atração de clientes.

7 – Seja o seu próprio modelo

Você pagaria caro para fazer um tratamento dentário com um profissional que tem os dentes feios e mal cuidados?

Provavelmente não. Pois saiba que os seus clientes também pensam dessa forma sobre os profissionais e estabelecimentos da beleza. Por isso, é importante estar sempre atento ao fato de que você é o seu próprio modelo.

Se você é dono ou gerente de um salão de beleza, mantenha o cabelo sempre arrumado e hidratado. A mesma lógica se aplica a barbearias, clínicas de estéticas, esmalterias… Manter a pele sempre saudável, a barba aparada e as unhas bem cuidadas é uma forma de você mesmo ser a demonstração da qualidade do seu estabelecimento e, consequentemente, atrair mais clientes.

E o melhor é que dá para fazer isso mesmo em meio à sua rotina atarefada. Basta separar 10 minutinhos pela manhã – antes de abrir as portas ao público – para alinhar o penteado e ajeitar o visual.

8 – Lance concursos e ações diferenciadas

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Lembra do que falamos sobre a indicação “boca a boca”? O que você precisa saber é que é possível “manipular” essa forma de divulgação e usá-la como uma ferramenta a seu favor.

Uma forma de fazer isso é criar pequenos concursos ou ações que incentivem a divulgação dos seus serviços em troca de descontos, brindes ou prêmios à sua escolha.

Vale a pena deixar a imaginação te levar: pode ser um concurso que premia os clientes que indicarem mais amigos e conhecidos; uma promoção que dá um descontão para o cliente que postar a foto mais bonita com a sua hashtag (lembra do item n. 2?); ou até um presente especial para o cliente que tiver gasto mais dinheiro no seu estabelecimento durante o período de um ano.

9 – Ofereça adicionais aos serviços

Crie possibilidades de aumentar o valor gasto pelos seus clientes através de opções diferenciadas para os procedimentos que eles já fazem. Por exemplo: o cliente pode pagar um valor X pela hidratação convencional, e um adicional de pequeno valor para utilizar somente produtos de uma marca especial durante o procedimento.

Assim você consegue aumentar as opções – e, consequentemente, o valor dos serviços – para os procedimentos que os clientes executam.

10 – Amplie o valor agregado

Imagine a seguinte situação: você vai ao supermercado fazer compras para sua casa e, ao deixar o local, percebe que começou a chover. Se um assistente abre um guarda-chuva, acompanha você até o carro e ajuda a guardar as compras no porta-malas, isso não é um diferencial super especial?

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Agora aplique a mesma lógica para o seu estabelecimento. Já imaginou treinar a sua equipe para fazer uma massagem no couro cabeludo de uma cliente que chegou para um procedimento após um dia cansativo de trabalho?

A idéia aqui é ir além do convencional e incluir nos procedimentos pequenos gestos que aumentam o valor agregado do serviço.

A forma como os clientes percebem estas pequenas mudanças é sempre positiva e isso, para eles, diz muito sobre o relacionamento que terão com o estabelecimento.

Para seu marketing online

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

11 – Não subestime as redes sociais

Nós já falamos várias vezes sobre como criar boas estratégias para suas redes sociais: desde como criar anúncios no Facebook até como transformar reclamações em oportunidades de negócios.

Se este é um tema que está sempre em debate, é evidente que é importante para o seu sucesso.

Então crie o perfil do seu estabelecimento nas redes sociais mais relevantes para o seu público e inclua a alimentação destes canais como uma das prioridades da sua rotina. Poste fotos – imagens de “antes e depois” costumam fazer sucesso -, divulgue promoções e comunique novidades. Vale ser criativo e usar uma linguagem próxima do seu público para engajar clientes e atrair mais atenção para sua marca.

12 – Ofereça agendamento online

Se você ainda não disponibilizou sua agenda em uma plataforma de agendamento online, saiba que está perdendo ótimas oportunidades de negócio.

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Em meio à correria do dia-a-dia, o celular virou quase uma extensão de nós mesmos e, por isso, a tendência do mercado é oferecer cada vez mais possibilidades para que as pessoas possam resolver problemas e agendar compromissos diretamente pelo smartphone. Neste cenário, oferecer agendamento online será um movimento natural de vários setores da economia e aqueles que aderirem antes serão os verdadeiros inovadores.

Além de facilitar o acesso dos clientes ao seu estabelecimento, uma plataforma de agendamento online que pode ser integrada ao seu sistema ainda oferece diversas vantagens, como cálculo automático de rateio dos profissionais, acesso à agenda pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar, e possibilidade de receber agendamentos mesmo quando o estabelecimento está fechado.

Você pode saber muito mais sobre as maravilhas do agendamento online no nosso post exclusivo sobre o tema.

13 – Incentive as avaliações

Você sabia que cerca de 70% dos seus potenciais clientes procuram avaliações online sobre seu salão de beleza ou barbearia?

Pensando nisso, incentive seus clientes VIP – aqueles mais engajados, com quem você tem um ótimo relacionamento – a deixarem avaliações positivas nas suas redes sociais, ou até mesmo no Google. Dessa forma, sempre que um potencial cliente procurar por referências, vai encontrar somente as avaliações dos clientes mais engajados. É quase como uma divulgação “boca a boca” a seu favor.

Ainda sobre este tópico, é válido relembrar as dicas que demos sobre como lidar com avaliações negativas na internet.

14 – Crie oportunidades através de interação

Já imaginou ter uma divulgação espontânea – e de graça – em uma revista conhecida pelo seu público? Isso é completamente possível através das redes sociais. O que você precisa fazer é interagir com o perfil dos veículos que tem interesse e estar sempre de olho na forma como eles se relacionam com os seguidores.

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Vale repostar as imagens, marcar o perfil nas suas publicações e até deixar comentários nos posts.

Com publicações criativas e interessantes, é possível chamar atenção destes veículos, que frequentemente criam ações interativas e repostam os melhores perfis. Também vale a pena ficar de olho nas hashtags, que as vezes também são usadas para se referir às revistas, canais e programas preferidos dos seus clientes.

 15 – Invista em um blog para chamar de seu

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Uma das alternativas mais eficientes para divulgar o seu salão de beleza ou barbearia é se tornar uma referência na sua área de atuação. Parece simples, mas não é bem assim: existem várias formas de se tornar uma webcelebridade da beleza e a mais acessível delas é criar um blog.

Neste canal você pode divulgar seus serviços de uma forma sutil e alimentar com conteúdos interessantes para seu público: dicas de beleza, informações sobre cuidados com o cabelo, pele, barba ou unhas, tendências de moda e estilo.

Ter um blog também facilita o acesso do público à sua marca e ajuda a posicionar a sua página entre os melhores resultados nos sites de busca.

Você pode, inclusive, ver mais sobre isso no tópico 18.

Quer saber mais sobre como criar e alimentar um blog para seu negócio de beleza? Confira o post sobre como o marketing de conteúdo valoriza a sua marca.

16 – Crie concursos

Se você já parou para observar algumas páginas de grandes estabelecimentos de beleza, certamente se perguntou que tipo de estratégia tais marcas aplicam para atrair tantos seguidores.

A boa notícia é que você também pode ter um perfil recheado de curtidas. Basta criar concursos que incentivem curtir e compartilhar a página.

Por exemplo: “As 100 primeiras pessoas que curtirem e compartilharem a página vão concorrer a um pacote de serviços grátis”, ou “Curta e compartilhe esta publicação para ganhar 10% de desconto em tal procedimento”. São infinitas possibilidades e você pode definir a bonificação de acordo com a sua prática de negócios. O importante é incentivar a divulgação.

Este tipo de estratégia tem maiores chances de sucesso se aplicada na página do seu salão de beleza ou barbearia no Facebook, como uma forma de atrair mais seguidores e curtidas para seu perfil. A partir disso, você pode aplicar outras estratégias para transformar estes seguidores em clientes reais e fiéis.

17 – Disponibilize materiais para download

Blog Beauty Date - Ideias de marketing para salão de beleza

Com um volume tão grande de informações disponíveis na internet hoje em dia, é completamente natural que o público recorra à rede para procurar dicas de beleza e de cuidados pessoais.

Você pode pegar uma carona neste hábito e, de quebra, expandir sua rede de contatos.

Para isso, procure oferecer materiais ou conteúdos atrativos e interessantes para download no seu site – caso você não tenha um site, pare de perder tempo e descubra como criar o seu -, ou até mesmo no seu blog. Pode ser uma cartilha de cuidados com a pele, um folder com dicas de como modelar o cabelo, um wallpaper para celular, uma frase inspiradora que possa ser emoldurada, etc.

O importante é lembrar de solicitar o nome e e-mail do usuário como requisito obrigatório para download. Assim você pode expandir sua agenda de contatos e documentar informações importantes sobre clientes em prospecção. Então, a partir disso, você pode incluir estas pessoas no seu mailing de e-mail marketing, por exemplo.

18 – Invista em SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução livre), uma prática essencial do marketing que “alinha” a forma como as informações são apresentadas com os algoritmos dos sites de busca. Assim, dependendo de como você constrói o site ou os conteúdos do seu blog, é possível incluir pequenos padrões que fazem com que a sua marca apareça antes da concorrência quando os clientes buscarem por palavras-chave do segmento.

Como você pôde conferir nas dicas anteriores, uma boa parte das estratégias de marketing online envolve criar conteúdos, oferecer dicas e se posicionar como uma referência na sua área de atuação. A grande questão é que isso jamais será possível se, em uma busca no Google pelo termo “corte de cabelo”, o seu concorrente aparecer antes de você.

Por isso, investir em SEO é um passo importante de muitas outras estratégias que precisam dele para terem sucesso.

Aproveite para começar a colocar estas idéias em prática e lembre-se de estabelecer parâmetros de desempenho, para que seja possível verificar a taxa de sucesso das suas ações. Além disso, continue acompanhando o blog para descobrir muito mais sobre como otimizar a gestão do seu negócio de beleza e conquistar, cada vez mais, os seus objetivos!



Copiar

Summary
18 idéias de marketing para salão de beleza
Article Name
18 idéias de marketing para salão de beleza
Description
Descubra como expandir seu salão de beleza e atrair mais clientes com estas ideias de marketing para seu negócio.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00