Promoções são uma ótima forma de testar várias estratégias no seu salão de beleza, além de atrair novos clientes. Através de pequenas ações, fica fácil descobrir o quanto os clientes gostam ou não de determinados serviços e quanto estão aptos a comprar certos produtos. Assim, fica mais fácil de compreender a percepção do seu público em relação à sua marca e descobrir se as suas estratégias estão funcionando.

O ideal é que uma promoção comece a ser desenvolvida com, pelo menos, três meses de antecedência. Parece muito tempo? Pois lembre-se que uma promoção bem planejada pode gerar um aumento de até 200% nas vendas.

No entanto, se não forem bem planejadas e executadas de acordo com o cronograma, as promoções no salão de beleza e os descontos podem trazer prejuízos e comprometer o seu orçamento. Para que você possa evitar que isso aconteça, preparamos algumas dicas de como planejar promoções no salão de beleza e quais datas são mais interessantes para isso.

Então vamos lá?

Definindo os objetivos

Guia para criar promoções no salão de beleza

Você pode criar promoções para aumentar as vendas de produtos ou serviços (Foto: iStock)

O primeiro passo para começar a planejar promoções no salão de beleza deve ser a definição dos objetivos, aquilo que você pretende atingir. Por exemplo: Se você vai trocar a linha ou marca de produtos que costuma vender no seu estabelecimento, é um ótimo momento para liquidar os produtos que ainda estão em estoque e abrir espaço para os novos.

Existem várias oportunidades para promoções no salão de beleza. Você pode usar essa estratégia para divulgar um novo serviço, inserir um novo profissional na equipe, atrair novos clientes e até aumentar o ticket médio do salão. Definir o seu objetivo será decisivo para estabelecer todos os outros aspectos da promoção.

Da mesma forma que é importante definir os objetivos da promoção, também é essencial traçar as suas metas. Determine uma quantidade de produtos ou serviços a serem vendidos, no caso de uma promoção de queima de estoque, ou um número x de novos clientes. Assim, fica fácil analisar se a promoção foi bem-sucedida no fim do cronograma.

Escolha o seu alvo

Depois de definidos os objetivos, é preciso escolher seu público-alvo, ou seja, aquela parcela de clientes que teria maior interesse na promoção e que, portanto, é em quem você deve mirar.

Se a sua intenção é aumentar a sua clientela, você deve focar em pessoas que ainda não são clientes fixos. Se o objetivo é aumentar o valor do ticket médio, você deverá ter como foco os seus clientes atuais, que já conhecem e confiam na sua marca. Agora, se a ideia é queimar o estoque, o importante é a quantidade de pessoas a serem atingidas.

Aproveite as datas mês a mês

Guia para criar promoções no salão de beleza

Planeje-se mês a mês e com bastante antecedência (Foto: iStock)

A melhor forma de inserir promoções no salão de beleza é aproveitar a onda das grandes datas comemorativas, que normalmente são épocas em que todo o comércio, inclusive de outros setores, diminui os preços. Mas, ao mesmo tempo em que você deve estar preparado para estas grandes datas, também é uma ótima ideia programar descontos menores em épocas que não são tão agitadas.

Por exemplo, após o Dia dos Pais – na segunda quinzena de agosto –, a próxima data comemorativa para o comércio é o Dia das Crianças, apenas em outubro. Ou seja, durante todo o mês de setembro você tem uma ótima oportunidade para reduzir o preço de um determinado tratamento ou até para oferecer um pacote inédito de produtos por um valor atrativo. Isso, é claro, enquanto você já está planejando uma ação apropriada para o Dia das Crianças, caso você ofereça serviços infantis no seu estabelecimento.

Outra ideia bacana é aproveitar os grandes eventos de premiações, que acontecem do final de janeiro ao começo de março, para divulgar seus serviços inspirados nos cortes ou makes das celebridades, algo que geralmente é muito comentado, principalmente no meio digital.

Crie e siga um cronograma

A definição do cronograma é um dos pontos mais decisivos da sua ação. Afinal, a principal ideia de se criar promoções no salão de beleza é diminuir o preço de um produto ou serviço durante um determinado intervalo de tempo. Por isso, a promoção deve ter uma data de início e uma data de término devidamente estipuladas no seu cronograma.

Esse será o documento que vai indicar a melhor data para tomar todas as atitudes e dar todos os passos necessários para que a ação aconteça da forma que você planejou. Por esse motivo, o cronograma deve indicar datas para fechamento de contratos ou parcerias, para reposição de produtos no estoque, para pagamentos de fornecedores, para solicitação do material de divulgação e todos os outros passos importantes.

Guia para criar promoções no salão de beleza

Elabore e siga um cronograma para garantir o bom funcionamento da promoção (Foto: iStock)

Além de criar esse cronograma, é fundamental que você e sua equipe sigam os passos e respeitem as datas estipuladas, para garantir que tudo sairá como planejado e que a sua promoção seja um grande sucesso.

Estabeleça regras e condições para participação

Quando o assunto é criar promoções, você pode – e deve – deixar a criatividade te levar. Quanto mais inusitada e inovadora for a sua ideia, melhor. Porém, é preciso tomar algumas precauções para não virar bagunça.

Para evitar eventuais problemas ou equívocos com os clientes, é importantíssimo estabelecer regras e condições. As regras precisam ser claras e não deixar margem para duplas interpretações. Por exemplo: se você começar a oferecer um desconto de 20% aos clientes que indicarem amigos, é fundamental deixar claro que o desconto não é cumulativo. Afinal, você não quer ter que fazer o serviço de graça em troca de novos clientes, não é mesmo?

A data para que este regulamento esteja completo também deve ser contemplada no cronograma, já que as regras devem estar estabelecidas antes de a promoção começar a ser divulgada.
Quando finalizar o planejamento, é hora de sua estratégia para funcionar e conquistar a sua meta. Lembre-se de contar nos comentários como você está criando promoções para aumentar a receita do seu salão de beleza.

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Promoções no salão de beleza são uma ótima estratégia para atrair clientes e aumentar a receita. Basta fazer um planejamento concreto e seguir essas dicas.
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