Quer aumentar o lucro da sua barbearia? Crie promoções!

Seu negócio tem uma base de clientes fixa, tudo está correndo muito bem. Porém, você percebe que é preciso atrair novos clientes para aumentar o rendimento da sua barbearia e torná-la ainda mais conhecida. As promoções em barbearias são uma maneira de alavancar alguns serviços que são oferecidos mas que poucas pessoas procuram. É, também, uma ótima técnica para aumentar o movimento devido aos preços mais atrativos, que de quebra, fazem seu negócio lucrar mais.

Muitos motivos podem ser apontados para a falta de movimento de um negócio. Para contornar este problema, as promoções também são uma ótima maneira de aumentar os horários marcados em dias que não são de costume. Você pode ainda aproveitar as datas comemorativas para criá-las, uma estratégia e tanto para conquistar e fidelizar seus clientes!

Mas, como criar uma promoção? Confira as nossas principais dicas a seguir:

1. Planejamento

promoções em barbearias

Você já pensou em criar uma promoção em uma data comemorativa, mas muitas vezes, devido à falta de tempo, a data chegou e a ideia ficou somente no papel? 🙁

Com um bom planejamento, isso não acontecerá novamente!

Este é o segredo para criar uma promoção de sucesso. Pensando ainda nas datas comemorativas, uma dica é deixar um calendário com fácil visibilidade. Dê destaque às datas que acredita serem interessantes para o público da barbearia e então anote as ideias que surgirem, lembre-se que as melhores ideias surgem em momentos que nem imaginamos! Vale também pedir ajuda para seus profissionais, quem sabe eles podem ter ideias incríveis para te ajudar, não é mesmo?

2. Engaje a sua equipe

promoções em barbearias

Falando em profissionais, além de ajudarem nas ideias, eles podem auxiliar na divulgação tanto para os clientes que estão fazendo algum serviço na barbearia quanto nas redes sociais, por exemplo. Sem contar que, com todos sabendo o que está por vir, tudo correrá da melhor maneira possível. Invista na comunicação interna.

3. Defina os seus objetivos

O que e quem você pretende atingir? Os objetivos também devem ser definidos quando são realizadas promoções em barbearias. Você os utilizará para ser o guia de toda a equipe, dando mais sentido para o que estiverem criando. Você pode aproveitar para liquidar uma linha de produtos que não utilizará mais, apresentar um novo serviço ou até trazer os amigos de seus clientes para conhecer o estabelecimento, por exemplo.

São inúmeras possibilidades, deixar seus objetivos explícitos é um componente importante quando se se fala de promoção.

4. Crie um cronograma

promoções em barbearias

Em que datas pretende iniciar e terminar a promoção? Elas devem ser definidas. Assim, além de possuir uma organização e controle maior sobre o que está acontecendo, não haverá mau entendidos ou enganos por parte dos clientes. É importante deixar claro quais serão os dias que a promoção ocorrerá, além de criar algumas regras para quem quiser participar.

Todos esses detalhes devem ficar a seu critério, você deve pensar nos custos e também do que valerá a pena.

Para escolher as datas certas, você deve pensar de maneira estratégica. Escolher um período de baixo movimento é uma das alternativas para lucrar mais, mas esse período depende de cada negócio. Você sabe quais são os seus meses de baixa? Um software para barbearias pode te ajudar nessa e outras frentes de gestão.

5. Use a criatividade e o bom humor

promoções em barbearias

A criatividade e o humor podem ser fundamentais para se destacar dos concorrentes e conquistar mais clientes. Além de criar pacotes promocionais, você pode oferecer brindes, como uma cerveja artesanal ou alguma amostra de produto para barba. Assim, você agregará valor ao serviço prestado sem alterar o seu preço. Outra ideia é organizar sorteios e até mesmo investir em combos, como: barba + cabelo e dia do noivo.

Uma dica valiosa é criar parcerias com outras empresas, elas podem te ajudar fornecendo algum produto para presentear seus clientes. Por um lado você estará divulgando a marca, e por outro, seus clientes irão gostar de receber uma lembrança da sua barbearia.

6. Divulgação

Para a sua promoção ser um sucesso, você precisa divulgá-la. Há tantos meios disponíveis que às vezes ficamos um pouco perdidos, certo? Mas isso é normal acontecer. Para que você fique por dentro sobre como e quais meios utilizar, confira os principais a seguir:

Redes sociais

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As redes sociais são uma das principais maneiras de deixar seus clientes informados. Afinal, a maioria das pessoas passa a maior parte de seu tempo nelas! Você pode criar um conteúdo comunicando novidades na barbearia, assim seus clientes terão uma expectativa maior do que está por vir.

Aposte também em hashtags, dessa maneira será mais fácil encontrar todas as informações disponíveis sobre a promoção. No Instagram, por exemplo, você pode utilizar a hashtag #semanadospais para a sua promoção de Dia dos Pais. Dessa forma, qualquer pessoa que estiver fazendo buscas relacionadas, verá a sua publicação. Vale colocar mais de uma hashtag, como #barbearia ou #barba, assim a possibilidade de novos clientes pode aumentar.

E-mail marketing

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Que tal diferenciar a sua divulgação mandando um e-mail para seus clientes? A vantagem do e-mail marketing é que cada cliente terá todas informações armazenadas em um lugar. Você ainda pode complementar anexando uma tabela com os pacotes dos dias que fará a promoção ou algum código para ser mostrado no momento que o serviço for realizado.

Banner

O banner é uma maneira simples e fácil de deixar as informações das promoções em barbearias visíveis para os clientes que as frequentam, assim como quem está passando por sua fachada. Esta forma de divulgação ainda consegue atrair aquele cliente em potencial que passa pela barbearia todos os dias na volta do trabalho, por exemplo. A decisão de conhecer o serviço da barbearia será muito mais fácil!

Durante a promoção: aproveite para fidelizar seus novos clientes

É importante aproveitar o momento em que os novos clientes estão na barbearia. Como será a primeira vez que irão conhecer melhor seus serviços, é importante ter ferramentas de fidelização e de relacionamento, para que retornem mais vezes.

Por isso, conheça quais são as principais ferramentas que podem ser suas aliadas nesse momento:

Cartão fidelidade

O cartão fidelidade é uma ideia simples e fácil de ser aplicada, a partir do momento que até sua confecção tem um preço acessível. É uma maneira eficaz de motivar seus clientes a sempre voltarem a sua barbearia. Para que seja efetivo, você pode oferecer barba ou um corte de cabelo gratuito após um determinado número de visitas. Uma outra ideia é presenteá-lo com um brinde.

SMS marketing

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Uma ideia de comunicação rápida e eficaz com seus clientes é o SMS marketing. Com ele, você tem a oportunidade de oferecer promoções exclusivas para cada tipo de serviço, dar dicas de beleza, relembrar os horários marcados na barbearia e ainda convidá-lo a voltar!

Com uma mensagem bem feita, a sua eficiência é garantida. Não é preciso internet para que o cliente receba e, por isso, você tem certeza de que o cliente está recebendo seus recados. Além disso, é um diferencial inovador que te deixa à frente dos concorrentes.

Pesquisa de satisfação

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Quer saber como está a qualidade dos seus serviços? Escutar seus clientes é a melhor opção! O ideal é disponibilizar no balcão da sua barbearia uma ficha com algumas questões. Nada muito longo, mas que trate do que é mais importante, como o atendimento, higiene, etc. Vale ainda acrescentar um espaço livre para que seus clientes possam escrevem algum comentário, caso queiram deixar sugestões.

Para incentivar a participação, você pode orientar seus profissionais a pedirem para que preencham após o serviço feito ou na hora do pagamento. Com a pesquisa de satisfação, você enxergará o seu negócio pelos olhos do cliente.

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O guia definitivo para criar promoções em barbearias
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