Fazer a gestão de salão de beleza não é a mesma coisa que realizar os procedimentos estéticos nos clientes. Um grande erro neste processo é os donos acharem que precisam apenas saber cortar cabelo, fazer maquiagem e outros procedimentos. No entanto, para que tudo isso possa ser feito de forma eficiente antes é preciso saber cuidar também da parte administrativa. Por isso, veja a seguir os erros que você não deve cometer na gestão de salão de beleza.

Não investir na formação dos profissionais

Tanto você quanto os profissionais do salão precisam se atualizar constantemente. Afinal, no mercado da moda sempre surgem novas ideias. Logo, é preciso investir na formação desses profissionais, permitindo que eles estejam sempre mais capacitados que a concorrência.

Você, como dono, também precisa se especializar na área administrativa do salão. Uma boa alternativa é procurar o Sebrae, que oferece diversos cursos para a formação de gestores, inclusive na gestão de salão de beleza.

Não gerir as finanças

É preciso entender que, nos dois primeiros anos, o salão pode não dar o retorno esperado e em alguns meses é possível fechar no vermelho. Por isso, se atente a todo o dinheiro que entra e para onde ele vai. De nada adianta ter clientes pagando pelos serviços, mas faltar produtos no estoque por falta de recursos financeiros.

É preciso fazer um acompanhamento detalhado de todo o seu fluxo de caixa para não deixar nenhuma conta importante de fora. O preço dos seus serviços também não deve ser escolhido de forma aleatória. Ele precisa cobrir todas as despesas e ainda ter uma margem de lucro. Esse é um dos pontos mais importantes na gestão de salão de beleza.

Desperdiçar recursos

Os desperdícios podem parecer inofensivos para as contas, mas fazem uma grande diferença no final do mês. Dessa forma, se atente a todos eles e economize o máximo possível. Evite deixar as luzes ligadas em locais que não tem ninguém. Na hora de lavar o cabelo de uma cliente, não deixe a água aberta enquanto ensaboa, e assim por diante.

Cometer falhas no agendamento de clientes

Quando os clientes ligam para marcar um horário no salão de beleza, significa que ele tem aquele momento disponível. Por este motivo, tenha muita atenção com isso, o erro pode levar à insatisfação do cliente, que poderá por sua vez abandonar o seu estabelecimento.

Para te ajudar nesta tarefa, utilize softwares de confiança, como o Beauty Date, que permitirão uma precisão maior no agendamento, além de oferecer vários outros benefícios.

Trabalhar mal o seu marketing

O seu marketing começará desde a escolha do ponto para o seu salão. Isso porque, se ele está em um local de difícil acesso ou em uma área que haja pouca circulação de pessoas, ele não será visto e nem lembrado. Além disso, é preciso investir na divulgação e estratégias para atrair os clientes.

Usar a rede social pode ser uma boa alternativa de divulgar o trabalho e conquistar novos clientes. O uso de promoções em determinados dias da semana ou tratamentos também chamam atenção e podem atrair novos clientes.

Cuidando de todos esses pontos fica muito mais fácil fazer a gestão de salão de beleza e assim fazer o seu negócio prosperar. Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades para fazer do seu empreendimento um verdadeiro sucesso!

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Gestão de salão de beleza: 5 erros que você não deve cometer
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Gestão de salão de beleza: 5 erros que você não deve cometer
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Fazer a gestão de salão de beleza exige muito mais do que habilidades técnicas sobre cabelo ou maquiagem. Entenda quais são as atitudes que você não pode ter na gestão!
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