Empreender requer várias habilidades, entre elas a realização da gestão de pessoas de maneira eficiente. Logo, é preciso reconhecer que em empresas de todos os portes e segmentos é possível encontrar profissionais com diferentes perfis, personalidades e estilos.

Gestão de pessoas: saiba como resolver conflitos no salão de beleza

O clima amigável deixa seus clientes a vontade

O mais importante quando se tem um negócio próprio é contratar as pessoas certas e entende-se aqui por ideal aquele profissional que se encaixa na cultura da empresa e atende aos requisitos que a vaga exige. No entanto, mesmo com uma equipe extremamente condizente com a cultura organizacional é inevitável que conflitos aconteçam.

Em um salão de beleza, por exemplo, é mais frequente se deparar com empregados opinativos e independentes do que em outros locais. Confira a seguir dicas de como resolver conflitos entre seus funcionários para manter a harmonia do local!

Tenha paciência

Sabe aquele ditado “o olho do dono que engorda o gado”? Pois é, a sua paciência e o seu equilíbrio dão o tom a toda a equipe. Mostre-se disponível a ouvir todos os seus funcionários, realize as mudanças que forem possíveis e necessárias e demonstre que o seu salão de beleza é um local de trabalho sério e profissional, sem espaço para fofocas. A sua inteligência emocional será um exemplo para toda a equipe.

Gestão de pessoas: saiba como resolver conflitos no salão de beleza

Acompanhe o trabalho dos profissionais e fale sempre que precisar

Seja claro e didático

Repasse instruções aos seus colaboradores de forma clara e didática de modo que todos saibam onde estão e para onde o salão deseja ir. Se perceber que há algum empregado que não está engajado, converse e demonstre o que você espera dele.

Mostre que não há abertura para fofocas, nem entre os colegas, muito menos incluindo clientes. Faça questão de que o seu salão seja um local prazeroso para trabalhar e frequentar para os tratamentos de beleza e estética.

Demita, se for necessário

O seu salão de beleza é o seu sonho. Para que ele se concretize com sucesso, você precisa se cercar de gente competente. No entanto, se perceber que mesmo após muito diálogo ainda existem profissionais de difícil relacionamento e que alimentam os conflitos do ambiente, realize as demissões necessárias para tornar o ambiente agradável e estimulante.

Gestão de pessoas: saiba como resolver conflitos no salão de beleza

Curso Design de Corte Feminino na Pivot Point. Imagem: site oficial

Invista na capacitação

Invista em treinamentos para a sua equipe e faça reuniões periódicas que tenham como objetivo estabelecer as metas e reforçar a missão, visão e valores do seu empreendimento. Organize algum modo de reconhecer seus funcionários de destaque, seja com um curso extra ou um bônus salarial.

Separe 2 horas semanais para observar o ambiente e as atitudes de seus colaboradores, de preferência sem avisar que você realiza estas observações.

Dê e receba feedback

Mostre-se disposto e interessado em dar e receber feedback dos pontos positivos e negativos, que precisam melhorar. Com base em fatos e situações concretas, exemplifique o que deu certo e o que pode mudar. Demonstre firmeza, sem ser rude ou levar para o lado pessoal. Não deixe de realizar esses momentos, se não as sessões de lavagem de roupa suja tenderão a ser conflituosas.

Seja um bom mediador na gestão de pessoas

Enfim, você enquanto empreendedor precisa estabelecer e manter um ambiente profissional e agradável, entre você e seus empregados, entre a equipe e entre os seus empregados com os clientes.

Ofereça soluções para os problemas, coloque-se no lugar dos outros, seja um bom ouvinte e deixe de lado os ataques pessoais. Ter o seu próprio salão de beleza é colocar em prática o seu talento, além de ser a oportunidade de realizar a gestão de pessoas, administrar sua empresa com controle financeiro e efetuar a divulgação do seu salão.

Gostou das dicas sobre gestão de pessoas? Deixe nos comentários a sua experiência com resolução de conflitos em seu salão de beleza.

Summary
Gestão de pessoas: aprenda como resolver conflitos no salão de beleza
Article Name
Gestão de pessoas: aprenda como resolver conflitos no salão de beleza
Description
Mesmo com uma equipe extremamente condizente com a cultura organizacional é inevitável que conflitos aconteçam. Descubra como melhorar a gestão de pessoas no salão!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00