Com alguns anos de experiência no mercado da beleza, é natural que chegue um momento em que você começa a se perguntar se não está na hora de abrir um salão de beleza. Mas você está realmente preparado para assumir as responsabilidades, tomar todas as decisões e encarar os maiores desafios da rotina de ter o seu próprio salão?

Pode parecer difícil identificar oportunidades e perceber se o seu planejamento está indo na direção do sucesso. Além disso, gerir o seu próprio negócio envolve outros fatores igualmente fundamentais, como firmar boas parcerias, fidelizar clientes e ganhar experiência através do networking (troca de informações com outros profissionais da área).

Mas calma, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a decidir se é mesmo hora de investir na sua independência profissional e encarar os desafios de abrir um salão de beleza. Você vai ver que, com muito planejamento, pode realizar o seu grande sonho. Confira:

Desafio 1 – A escolha do local

Você está preparado para abrir um salão de beleza?

Um dos fatores mais importantes antes de abrir um salão de beleza é a escolha do local. Sabemos que uma localização em que o tráfego de pedestres é alto pode ser muito favorável para você, pois atrai novos clientes devido à facilidade de acesso. Por isso, não é surpresa que estas regiões sejam mais valorizadas pelos comerciantes e, consequentemente, tenham um valor de locação mais alto.

Caso você não tenha orçamento para estabelecer o seu negócio em uma área comercial, dê preferência a regiões mais movimentadas e com fácil acesso para motoristas, como um prédio com garagem, por exemplo. Você também pode investir em parcerias com estacionamentos localizados nas imediações para facilitar a vida dos seus clientes.

Desafio 2 – A escolha do visual

Quando o assunto é escolher a identidade visual do seu salão, é claro que você quer seguir o seu estilo e permanecer dentro do orçamento. O grande truque é manter-se fiel à sua natureza. Digamos que a sua ideia é abrir um salão sustentável. Você pode priorizar materiais renováveis, utilizar produtos de origem vegetal, assinar contratos com fornecedores locais e, mais importante, adquirir um sistema de reutilização de água, por exemplo. A economia que você terá em médio e longo prazo fará dessa atitude um investimento.

Você está preparado para abrir um salão de beleza?

Para outros estilos, é sempre uma ótima ideia procurar artigos de decoração em brechós e mercados de antiguidades, onde você pode encontrar excelentes objetos por preços ótimos e dar um toque espetacular ao seu ambiente, sem fugir do seu estilo.

Outra atitude que pode te ajudar a economizar na hora de criar a identidade e o ambiente do seu estabelecimento é contratar profissionais em quem você confia, que entendem as suas prioridades e poderão simplesmente eliminar os custos desnecessários.

Desafio 3 – Controle financeiro

Os termos como “fechamento do mês” e “controle financeiro” podem dar um frio na espinha de quem está pensando em abrir um salão de beleza. De fato, este é um dos aspectos mais importantes e que mais exigem a sua dedicação. Afinal, a saúde financeira do seu salão de beleza depende de um bom planejamento.

A boa notícia é que você não precisa fazer nada disso sozinho. É interessante contar com o acompanhamento de profissionais de contabilidade da sua confiança desde o início, uma vez que eles podem te auxiliar na parte burocrática da abertura do seu salão e até indicar quais gastos você deve priorizar e onde você pode cortar custos.

Você está preparado para abrir um salão de beleza?

Além disso, contar com um bom software de gestão também será ótimo nesse momento. Você pode controlar melhor a agenda dos profissionais do seu salão, gerar relatórios que vão facilitar muito a sua vida e até ter maior controle dos gastos e da quantia que entra diariamente no seu caixa. E tudo isso com um grande diferencial: oferecendo a facilidade do agendamento online para seus clientes. Clique aqui para saber mais sobre essa alternativa.

Dessa forma, você não estará sozinho dando os seus primeiros passos como dono de um salão de beleza e, com o tempo, vai estabelecendo uma rede sólida em que você pode se apoiar caso algo inesperado aconteça. Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de apostar no seu salão e garantir sucesso a longo prazo.

Desafio 4 – Encarando o mercado

No início, criar uma marca forte e que se estabeleça frente à concorrência pode ser um enorme desafio. A solução para qualquer dificuldade neste aspecto pode (e deve) estar presente no seu plano de negócio, que vai criar soluções para que seu salão de beleza sobreviva e para que seja, de fato, rentável.

Para definir e manter o seu plano de negócios sempre atualizado, você precisa se dedicar a tirar mensalmente algumas horas, ou até um dia inteiro, para focar e planejar aquilo que você quer atrair. Você pode começar avaliando o que funcionou ou não no último mês, e definindo as ações para o próximo período de acordo com o que você pode implementar no seu salão, sem comprometer o orçamento.

Você está preparado para abrir um salão de beleza?

Nesse momento, também é interessante contar com a sua rede de contatos. Você pode chamar a sua equipe ou um profissional da sua confiança para uma conversa informal. Saber o que acontece no seu salão e abrir espaço para seus colaboradores pode gerar ótimas ideias de negócio.

Desafio 5 – Criando uma cultura

Abrir um salão de beleza já traz desafios o suficiente. Por isso, é importante saber que você não precisa enfrentar tudo isso sozinho. Montar uma equipe sólida, de pessoas em quem você confia e que acreditam e apoiam o planejamento do seu negócio é essencial, principalmente no começo.

Para formar a sua equipe, você deve priorizar a contratação de profissionais que se identificam com a sua proposta e estilo, ao invés de contar com amigos e conhecidos que, talvez, não venham a contribuir tanto para o sucesso do seu salão. Encontrar estes profissionais vai ser um passo simples a partir do momento que você criar um ambiente que ofereça algo que não se encontra na concorrência, como liberdade de criação, um bom plano de carreira ou até uma oportunidade de se destacar.Lembre-se, para trabalhar com os melhores e mais criativos profissionais não é para qualquer um. A sua equipe pode ser o seu grande diferencial e é preciso que você trabalhe junto a eles para oferecer o melhor para seus clientes.
E aí? Conseguiu decidir se está na hora de abrir um salão de beleza? Conta pra gente nos comentários.

Fotos: iStock

Summary
Você está pronto para abrir o seu salão de beleza?
Article Name
Você está pronto para abrir o seu salão de beleza?
Description
Depois de trabalhar no mercado da beleza, é natural que você se pergunte se deve abrir um salão de beleza. Estas dicas vão te ajudar a descobrir se está na hora.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00