Quanto mais um salão cresce, mais difícil fica controlar as tarefas do dia a dia: acompanhar a rotina dos profissionais, calcular as comissões, conhecer e interagir com os clientes e ainda manter a qualidade no atendimento e no serviço. Esse crescimento do negócio gera uma demanda por organização e controle administrativo e financeiro.

Uma solução muito popular para manter a organização em salões que estão crescendo ou tem a intenção de crescer são programa de gestão: eles são uma ótima opção para não acumular tarefas e nem deixar a rotina fugir do controle. A possibilidade de automatizar demandas complexas (como o cálculo de comissões) e de centralizar dados (como os clientes, agendas e caixa) pode representar um ganho de tempo e inteligência muito grande para o seu salão.

Infelizmente, não existe fórmula mágica para escolher qual programa de gestão que melhor atende suas necessidades: é necessário testar e analisar. Além de pesquisar, entre em contato com as empresas responsáveis por eles e pergunte como elas podem resolver os seus problemas. Muitas vezes um contato personalizado é capaz de tirar suas dúvidas e ainda dá um bom indicativo do quanto a empresa se importa com seus clientes. Como você com certeza já sabe, um bom atendimento é tudo!

É possível separar os programa de gestão para salões de beleza em dois tipos: os online e os offline. Os sistemas online normalmente cumprem as funções mais importantes para salões pequenos ou médios e podem ser acessados de qualquer lugar, mesmo fora do salão. Por estarem disponíveis online, seu custo costuma ser menor. Já os sistemas offline são mais robustos, com todas as funções necessárias para atender a rotina dos maiores salões. Entretanto, por serem offline, precisam ser acessados no computador em que foram instalados e costumam custar mais caro.

Na hora de avaliar e escolher entre os programa de gestão, leve em conta três aspectos essenciais: se ele tem as funcionalidades necessárias pra atender às suas necessidades; se é fácil de usar e você consegue manuseá-lo satisfatoriamente sem ajuda e como você vai incorporar o uso dessa ferramenta à sua rotina de trabalho. Explicamos aqui porque esses fatores são tão importantes para seu negócio:

É necessário reunir todas as informações

Um programa de gestão deve ser sua base para o dia a dia no salão. Portanto, ele deve ser capaz de te fornecer toda informação que você precisa. Pense em tudo que é essencial saber no cotidiano do seu salão e veja se a ferramenta tem suporte para essas informações. Algumas das necessidades mais comuns são a agenda e o cadastro de profissionais, com os serviços que realizam, o cálculo de comissões e o caixa.

Outro ponto que precisa de muita atenção na hora da escolha é o cadastro de clientes. Pesquise como funciona o registro dos seus clientes, se as informações solicitadas são suficientes e como elas ficam armazenadas. Um histórico de cada cliente também é muito importante para que você consiga visualizar resultados e oportunidades.

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A plataforma precisa ser intuitiva

Por mais que você tenha acesso ao suporte da empresa que produz a ferramenta de sua escolha, o ideal é que ela seja intuitiva, ou seja, fácil de usar. Como o sistema é uma parte importante da rotina de um salão, todos os profissionais que vão usá-lo devem entendê-lo perfeitamente. Do contrário, algo que veio pra ser uma solução pode ser tornar um fardo.

Muitas ferramentas oferecem um período de teste grátis, além de vídeos e imagens demonstrativas e apresentações guiadas do sistema. Busque essas soluções e use-as a seu favor para decidir qual plataforma seria adotada mais facilmente por você e seus profissionais.

Seu sistema precisa refletir seu negócio

Se o objetivo de ter um sistema de gestão é facilitar sua vida, ele precisa te mostrar rapidamente os seus resultados. Uma das principais vantagens de ter um programa auxiliar é que ele pode te mostrar em segundos informações que você levaria semanas pra analisar manualmente, como a rentabilidade de cada um dos seus serviços, profissionais e o histórico de compras de seus clientes.

Para usar essa vantagem a seu favor, antes de contratar uma ferramenta pense em quais maneiras você tem de aplicar tais informações no seu negócio. Alguns exemplos são fazer uma consulta mensal ao seu banco de clientes e oferecer um benefício ao cliente que mais serviços agendou e analisar constantemente quais serviços estão com saída acima e abaixo do esperado.

Também é importante ter em mente que, por mais que ofereçam muitas funcionalidades parecidas, algumas ferramentas possuem benefícios exclusivos, como o agendamento e o pagamento online. Busque se informar sobre os diferenciais de cada uma delas e veja qual é mais interessante para o seu estabelecimento.

Você já utiliza algum sistema de gestão no seu salão? Conte pra gente nos comentários se você está gostando e como ela ajuda seu negócio!

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Como escolher o melhor programa de gestão para seu salão de beleza
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Como escolher o melhor programa de gestão para seu salão de beleza
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Entenda por que um programa de gestão pode ajudar no seu negócio de beleza. A plataforma deve ser intuitiva e eficiente para seu salão de beleza.
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