Conseguir um nome diferente do que já existe para dar ao salão de beleza pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível! São cerca de 500 mil salões de beleza espalhados pelo Brasil. A primeira coisa a ser feita é deixar a criatividade te levar e ir anotando todas as ideias que vierem à sua cabeça.

Não existem regras para criar um nome certo para salão de beleza, mas algumas recomendações são bem-vindas e você vai chegar ao final deste texto com uma ideia bem definida do caminho a ser seguido para chegar ao tão sonhado nome. Dentre elas, inventar um nome de fácil leitura e pronúncia para que as pessoas lembrem facilmente, além de combinar com seu tipo de negócio e seu público.

Mas antes de pensar nos detalhes, não tenha medo, coloque o máximo de ideias em um papel ou documento. Pense em variações com substantivos comuns, com seu nome e com os serviços que você pretende prestar. Depois que fizer essa listagem, pode ir eliminando de acordo com critérios.

A dica que funciona muito é reunir-se com colegas e amigos para pensar nas diversas possibilidades. Uma inspiração que temos é o Fio-Fio, que teve seu nome decidido numa reunião de amigos. Isis Piovesan, a proprietária, contou que anotaram todos os possíveis nomes na parede e depois escolheram o oficial.

Nome certo para salão de beleza: como escolher?

Anotar as suas ideias é essencial para encontrar o nome ideal. Foto: Isis Piovesan – Fio-Fio

 

Em que você deve pensar para escolher o nome

Além de usar sua criatividade e dos seus amigos, é importantíssimo que você lembre para quem você está construindo esse negócio: seus clientes. O perfil deles pode te ajudar na definição, mas também pode ser um obstáculo na hora da decisão já que o nome certo para salão de beleza precisa conversar diretamente com o estilo das pessoas que você espera atender no seu estabelecimento.

É claro que se você ainda não tiver um público definido, na hora de criar o salão você já pensa em quem quer atrair. Precisamos pensar em gênero, classe social, nível de escolaridade e até os gostos. Na prática, pense se atenderá o público feminino, masculino, infantil, unissex e se eles vão se identificar com tais nomes. Por exemplo, um nome estrangeiro de difícil pronúncia dificilmente agrada àqueles que não entendem o idioma.

Algo que define seus clientes e também pode interferir na identidade do seu salão é a localização. O lugar onde vai ser seu negócio pode te dar ideias, como nomes com o bairro ou algum ponto característico. Os estabelecimentos vizinhos também podem te inspirar e dar um norte. Muitas regiões são conhecidas e chamadas de tal maneira que fica fácil a identificação.

Nome certo para salão de beleza: como escolher?

As categorias de serviço que você pretende prestar são outros fatores de influência. Afinal de contas, seus serviços podem formar ou complementar o nome certo para salão de beleza. Se você optar por criar um negócio mais de nicho, pode usar isso a seu favor e apostar em um nome bem específico, como fez a Bellíssima – Esmalteria e Loja. Letícia, a gerente do negócio, contou que teve ajuda do namorado e do pai para decidir o nome e optou por um que combinasse com seus serviços principais e as clientes, que são o público feminino.

Como podem ser os nomes

Nomes pessoais: Você pode utilizar o seu próprio, apelido, sobrenome ou as iniciais para criar o nome. Existem dois caminhos que podem acontecer nesse caso: se você é um profissional conhecido no mercado, seu nome pode valorizar seu negócio e atrair os clientes. Por outro lado, as pessoas podem te reconhecer e diferenciar pelo nome. Um exemplo disso é o Mazurek Studio Hair, em que a proprietária Eliane não teve dificuldades para escolher o nome, pois gostava de seu sobrenome e acreditou que seria um nome forte para seu negócio.

Nomes descritivos: Esse tipo de nome descreve exatamente seu negócio. Exemplo: Salão de Beleza xxx

Nomes geográficos: Os nomes podem identificar a sua região de atuação, como o bairro. Exemplo: Santa Felicidade Cabeleireiros

Nomes com siglas: Uma opção para o nome é fazer uma abreviação ou sigla de algo que você tenha imaginado. Exemplo: KHD (Kelly Hair Design)

Nomes estrangeiros: Utilizar palavras de outra língua também é muito comum quando tratamos da criação de nomes. Ainda que seja usual, você precisa lembrar de usar palavras que seus clientes saibam pronunciar ou pelo menos referir-se. Do contrário, o nome não será um atrativo para o salão. Exemplo: Mademoiselle SPA

Não escolha um nome apenas, crie uma marca

Nome certo para salão de beleza: como escolher?

Inspire-se em grandes marcas

Seja diferente, deixe o básico e simples de lado e pense naquela palavra forte que vai ficar na cabeça dos seus clientes. Uma marca representa o negócio perante aos clientes, aos concorrentes e ao mercado de forma geral, por isso é tão importante que se tenha calma e dedicação para chegar na opção certa.

Para iniciar nessa missão, é preciso que você pense grande. Pesquise sobre marcas conhecidas para se inspirar, entenda como foram feitas e pense no que você pode usar como referência para encontrar o ideal para seu negócio. Uma sugestão é a criação da marca baseada em uma história que gere identificação dos seus clientes com seu negócio. Essa prática é chamada de storytelling e está na moda – vários estudos sobre o tema podem ser encontrados na internet.

O storytelling é uma estratégia de desenvolvimento de marca que tem como objetivo contar a criação da marca com uma história. Essa contextualização precisa fazer sentido com o seu negócio, de modo que consiga atrair e envolver seus clientes. Fazer com que eles se identifiquem com sua marca é um ponto chave para fidelização.

Mas criar uma história é só uma dica, existem ainda algumas fatores que precisam ser considerados antes de chegar a uma conclusão. O que você precisa é definir seu posicionamento baseado no seu público, seus objetivos e valores. Além de te representar, sua marca tem que passar confiança para seus clientes.

Diferencie-se dos outros

Nome certo para salão de beleza: como escolher?


Crie uma personalidade para sua empresa.
Pense que seu nome vai estar te representando para o público e para o mercado. Uma dica é você pensar em o que quer transmitir ou algo que inspire seu trabalho.

 

O Belalume , salão de beleza de Itapetininga, é a junção das palavras beleza e luz e representa o que é bonito de se ver. O responsável, Danilo Domingues, explica que a proposta do nome vem de “tudo realizar a luz da beleza”.

Nomes com referências ou inspirações assim, podem ajudar a criar uma cultura para a rotina dos trabalhos no seu salão. Lembre-se que apesar de buscar algo que se diferencie, é preciso pensar na facilidade de pronúncia, digitação e memorização.

Complemente o nome com um slogan

Uma frase que complete o sentido do nome ou o valorize é uma opção quando se está escolhendo o nome. Você pode escolher esse slogan e trabalhar nele depois para que as clientes entendam e sempre se lembrem dele.

Pense no seu logotipo já

Conforme for escolhendo as opções de nome, já pode pensar em como trabalhar para criar seu logotipo. Essa imagem é sempre algo forte para os negócios e pode funcionar como mais um meio de decidir qual a identidade ideal.

Para encontrar um logotipo você pode pensar também em algo que identifique seu salão. Lembre-se que a combinação do nome com a imagem é o que vai representar seu negócio para as clientes, quanto mais marcantes forem, melhor!

Como o nome errado pode prejudicar seu negócio

O problema de escolher um nome sem muito critério ou sem a pesquisa necessária é acabar prejudicando seu negócio. Se seus clientes não sabem pronunciar o nome do seu salão ou não conseguem procurá-lo, seja para o site ou agendamento online, muito provavelmente eles irão se afastar. Um caso ainda pior que pode acontecer é confundirem seu salão com outro ou até outro negócio. Essa é uma chance de ouro que você acaba por perder! A questão judicial quando tratamos de nomes repetidos também é bastante perigosa, porque se alguém já tinha esse nome registrado, você pode até ser processado.

E na hora de escolher?

Pesquise: A internet e o Google são ótimos aliados nessa busca pelo nome ideal para seu salão de beleza. Acesse o Google e procure os nomes que você tem em mente, assim você já vai entender o quão popular ou único é o seu nome.

Pergunte: Uma boa tática na hora da decisão é pedir opiniões, seja para família ou amigos. Isso é importante, porque, além de te ajudar com ideias, eles podem dar ideia de quem está vendo de fora – assim como farão seus futuros clientes.

Registre: Antes de tomar a decisão, você deve entender se já não existe um salão ou outro negócio com esse nome. É preciso que você saiba se o nome que está planejando está disponível para seu tipo de negócio. O modo de descobrir isso é acessando o site dos registros do governo, o INPI. Outro tipo de registro importante que você deve olhar é o de domínios de sites na Internet, através do site.

Boa sorte com a definição do nome. Agora faça uma lista com as dicas que preparamos especialmente para abrir seu novo negócio. Conte quais são suas ideias de nome certo para salão de beleza e os principais desafios que tem nessa missão. Vamos adorar saber, deixe seu comentário!

Summary
Como escolher o nome certo para salão de beleza
Article Name
Como escolher o nome certo para salão de beleza
Description
Escolher o nome certo para salão de beleza não é tarefa fácil, mas é possível. Confira as recomendações e encontre o nome ideal!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
100