Em tempos de crise, ter um negócio sustentável e comprometido com a saúde do meio ambiente não é apenas uma responsabilidade social e uma obrigação, mas também uma excelente proposta de redução de custos. Assim, além de reduzir o impacto provocado na natureza e incentivar seus clientes a criarem esta consciência ecológica, você contribui para fechar o caixa do seu salão no azul.

Confira algumas dicas de como tornar o seu salão de beleza sustentável.

Salão de beleza sustentável: veja como ajudar o planeta e o seu negócio

Clique e acesse o infográfico em tamanho real para aproveitar as dicas especiais

 

Combinar estética com sustentabilidade é mais simples do que parece!

Para te ajudar criamos um infográfico e algumas recomendações que você pode (e deve) levar seu negócio de beleza!

 

Confira 6 dicas que vão fazer a diferença para deixar seu salão de beleza sustentável:

1 – Planeje e economize produtos nos processos químicos

Utilizando ferramentas como o Hair Size, é possível calcular a quantidade de tintura ou hidratante necessária para o cabelo de cada cliente. Com o planejamento, até 60% do produto pode ser economizado e ainda reduz o número de toalhas usadas. Isso gera economia para o seu salão tanto em produtos quanto em água utilizada para lavar as toalhas.

 2 – Evite marcas que testam produtos em animais

Salão de beleza sustentável: veja como ajudar o planeta e o seu negócio

Roedores são usados pela indústria de cosméticos

Milhões de animais são anualmente capturados e mortos em testes, algo que, além de cruel, compromete a saúde dos ecossistemas e de várias outras espécies de animais.
Por isso, é importante estar atento para oferecer produtos de marcas que não testam seus cosméticos em animais. O site www.pea.org.br traz uma lista das empresas nacionais que não maltratam os animais. Dentro do link também é possível encontrar uma lista das empresas internacionais que estão aprovadas.

3 – Reduza o uso de papel e produtos descartáveis

Itens descartáveis de uso corriqueiro, como luvas e toucas, podem ser usados várias vezes antes de serem jogados fora. Já objetos de infra-estrutura, como copos plásticos, podem facilmente ser evitados. O mesmo vale para o papel: hoje, já não é mais necessário ter pilhas de papéis para controle de caixa, comissões e agendas. Softwares como o Beauty Date e o AZ Cabelo & Estética centralizam a organização dos processos e não agridem o meio ambiente.

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia está a seu favor, aproveite para fazer o download do nosso e-book e descubra as vantagens de ter um sistema no seu salão de beleza.

4 – Utilize produtos ecológicos

Salão de beleza sustentável: veja como ajudar o planeta e o seu negócio

Prefira produtos biodegradáveis que são fabricados a partir de matéria-prima orgânica. Esses itens não só representam menor risco à natureza como promovem o bem-estar de seu cliente, pois não agridem a pele e nem os fios de cabelo.
Comece pela eliminação do uso de sprays de cabelo e unhas, pois estes possuem clorofluorcarbonetos (CFC) que são tóxicos para o ser humano e prejudicam a camada de ozônio. Use outras alternativas, como géis fixadores e óleos secantes para esmalte. Além disso, utilize tratamentos de queratina sem formaldeído, pois essa substância é cancerígena.

Tornar o seu salão de beleza sustentável começa pelos produtos utilizados nos serviços que você oferece.

 5- Tenha uma coleta de lixo específica

Os produtos químicos descartados pelos estabelecimentos de beleza devem ser encaminhados para empresas especializadas na eliminação desse tipo de lixo. Se jogados fora de forma incorreta, eles podem contaminar o solo dos aterros sanitários e o os lençóis freáticos – um dano irreversível ao bem não-renovável mais precioso que temos: a água potável. Assim, você fica a um passo de tornar o seu salão de beleza sustentável. 

Economize Água no Salão de Beleza

Economizar água é uma atitude sustentável que traz muitos benefícios para seu espaço de beleza

 6 – Economize luz e água

Reduzir os gastos de água e energia elétrica é uma das maneiras mais fáceis de fazer seu estabelecimento mais sustentável e econômico. Mangueiras que só funcionam quando pressionadas diminuem consideravelmente o desperdício de água e lâmpadas de luz fria consomem menos energia.
Além disso, na hora de comprar seus equipamentos elétricos, opte pelos que utilizam melhor a energia elétrica. Equipamentos antigos, além de obsoletos, costumam consumir mais energia. Os mais modernos normalmente são mais funcionais e econômicos, e a diferença no preço vem na conta de luz.    

Seguindo essas sugestões é bem mais fácil deixar seu salão de beleza sustentável. Compartilhe nos comentários as dicas de economia e sustentabilidade que você já aplica no seu estabelecimento!

 

Summary
6 dicas para tornar seu salão de beleza sustentável
Article Name
6 dicas para tornar seu salão de beleza sustentável
Description
Descubra seis dicas e atitudes para tornar o seu salão de beleza sustentável, afinal, sustentabilidade e lucro estão diretamente ligados. Saiba mais
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
22