Se você está em busca de maneiras práticas de aumentar o lucro do seu salão de beleza, este é o post perfeito para você!

Há alguns dias falamos aqui sobre formas de aumentar seus preços sem perder clientes e um dos assuntos que abordamos foi a necessidade de aumentar o valor cobrado pelos seus serviços em função do aumento do custo de funcionamento do seu negócio. Isso significa manter a sua margem de lucro, e não necessariamente lucrar mais. Mas agora chegou a hora de falarmos sobre algumas atitudes práticas que você pode adotar facilmente no seu dia-a-dia para aumentar o faturamento do seu salão de beleza ou barbearia. Confira:

1 – Aproveite o contato com os clientes

Existem algumas formas de incentivar o consumo no seu salão de beleza e fazer com que seus clientes gastem mais. Uma delas é aproveitar os momentos de conversa durante os procedimentos para promover seus produtos e serviços.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Durante os procedimentos, é muito comum que os clientes tirem dúvidas e peçam dicas aos profissionais. Este é o momento perfeito para sua equipe aproveitar e introduzir a linha de produtos que você oferece como se fosse o segredo para manter o penteado sempre impecável.

De quebra, durante a conversa, o profissional ainda pode falar dos benefícios de usar aquele produto junto de outro que também está à venda no seu mostruário!

Essa dica também é válida para seus serviços, caso você não tenha o costume de vender produtos no seu estabelecimento. Enquanto o profissional dá as dicas, ele pode já oferecer um procedimento específico para a queixa do cliente. Por exemplo: digamos que uma pessoa esteja pedindo dicas de cuidados com o cabelo no inverno. Ao invés de falar sobre um hidratante que você não vende, explique a necessidade de fazer hidratação periodicamente para manter os fios saudáveis. Aproveite para dar uma espiadinha na sua agenda e informe à cliente o seu próximo horário livre. Se você oferecer um descontinho, então, as chances de agendamento são ainda maiores.

2 – Crie pacotes estratégicos

Também é possível criar estratégias para incentivar seus clientes a gastarem mais através de pacotes.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Pensando na dica anterior, imagine a seguinte situação: durante o procedimento, o profissional fala sobre um óleo finalizador incrível que é garantia de penteado lindo durante o dia todo. Mas, mesmo assim, por algum motivo, a cliente ainda não se sente segura para decidir comprar o produto. O procedimento segue normalmente e, no momento de pagar pelo serviço, a cliente se dirige ao caixa e encontra o mesmo óleo em oferta em um pacote com um shampoo e um condicionador por um preço atrativo. Pronto, a venda está feita!

Esta ideia vale para qualquer tipo de pacote, desde que você use com sabedoria. Lembre-se que os pacotes devem conter produtos de uso frequente dos clientes – como, nesse caso, o shampoo e o condicionador – para que eles percebam o valor agregado. Afinal, a chance de eles comprarem pacotes com produtos que usam pouco ou quase nunca é praticamente zero.

Uma dica preciosa é estar sempre de olho na validade dos produtos e colocar nos pacotes aqueles com validade mais próxima, desde que seja um tempo razoável para que o cliente possa usar dentro do prazo. Assim você diminui as chances de perder produtos por conta da validade e ainda lucra com a venda.

3 – Mantenha sua equipe alinhada

Neste novo projeto, é essencial manter sua equipe sempre alinhada. Já demos algumas dicas de como trabalhar a comunicação interna no seu salão de beleza ou barbearia e, especialmente na meta de aumentar os lucros, é importante garantir que todos os profissionais, assistentes e recepcionistas estejam bem informados e cientes do objetivo maior.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Você pode alinhar as informações de várias formas. Uma delas é fazer uma pequena reunião semanal ou até diária – 10 minutos antes de o salão abrir – para conversar com sua equipe. Nesse encontro você pode apresentar os produtos ou serviços que devem ser promovidos, falar sobre os pacotes que foram criados e até dar dicas de abordagens persuasivas para introduzir os produtos aos clientes.

Outra ideia bacana é envolver todos neste processo. Você pode pedir dicas e sugestões de pacotes ou ações que podem incentivar o consumo e fazer com que seus clientes gastem mais dinheiro no seu salão de beleza ou barbearia.

Sua equipe está em contato constante com seu público e, por isso, ninguém melhor do que ela para sugerir oportunidades de novos negócios.

4 – Reveja as taxas de cartão de crédito

Aceitar pagamentos com cartão de crédito no seu salão de beleza ou barbearia é uma questão de sobrevivência, afinal, é certo que você deve se adaptar às formas de pagamento mais usadas pelos seus clientes. Porém, não é por isso que você precisa ficar refém das taxas – algumas vezes absurdas – cobradas pelas operadoras de cartão das maquininhas de cartão.

Hoje em dia já existem opções de operadoras que cobram taxas razoáveis. Algumas delas, inclusive, podem ser integradas ao sistema de gestão que você utiliza, o que facilita o processo de transição de uma operadora para outra.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Por isso, vale a pena ficar sempre de olho nas opções disponíveis no mercado e no que há de novidade neste aspecto. Se você optar por trocar a sua máquina de cartão por outra de uma operadora que cobre taxas menores, isso significa que uma parte maior do valor que os clientes já pagam pelos seus serviços, vai diretamente para você. Dependendo do fluxo de pagamentos feitos com cartão, essa estratégia pode dar resultados surpreendentes no seu fechamento de caixa.

5 – Ofereça agendamento online

Se você ainda não oferece agendamento online, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de aumentar drasticamente os lucros do seu salão de beleza.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Nós já falamos várias vezes sobre os benefícios do agendamento online. Contar essa funcionalidade é uma maneira eficaz de diferenciar o seu negócio da concorrência, porque coloca a sua marca em uma plataforma totalmente digital e disponibiliza a sua agenda durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, mais pessoas tem acesso aos seus produtos e serviços e tem possibilidade de agendar horários a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo quando o seu salão está fechado. Dessa forma você atrai mais clientes e, já sabe, mais gente gastando dinheiro no seu estabelecimento significa mais lucro no fim do mês.

E o melhor é que não são só os seus futuros clientes que tem benefícios com uma ferramenta de agendamento online. Seus clientes fiéis também terão um canal a mais para marcar horários, o que faz aumentar a frequência dos agendamentos.

6 – Invista na sua presença digital

Plataformas como o Facebook e o Instagram funcionam como ótimos canais de contato entre a sua marca e o público.

Estas redes são ferramentas poderosas para gerar oportunidades de negócio, atrair mais clientes e promover engajamento.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Ter um perfil nas redes sociais é uma prática pra lá de eficiente, especialmente para negócios da beleza. Você pode postar fotos, explorar diversos formatos de posts – o bom e velho post de “antes e depois” precisa ser parte do seu repertório -, fazer vídeos ao vivo mostrando o resultado de um procedimento e até criar pesquisas de satisfação para descobrir em quais aspectos pode melhorar.

Estas ideias, se postas em prática com sabedoria, fazem com que sua marca fique conhecida por mais e mais pessoas, atraindo cada vez mais clientes. Por isso, vale a pena fazer o download gratuito do nosso guia de boas práticas nas redes sociais e conferir as 5 melhores dicas para se dar bem em cada uma delas.

7 – Desenvolva estratégias de acompanhamento

Além de oferecer agendamento online, você também pode adotar estratégias para incentivar seus clientes a agendarem horários com maior frequência. Por exemplo: se um cliente costuma cortar o cabelo uma vez a cada 60 dias, você pode usar a criatividade para criar oportunidades para que ele faça, pelo menos, um procedimento neste intervalo.

A melhor forma de fazer isso é usar estratégias de e-mail e SMS marketing para se manter sempre presente na rotina do público, criando uma relação especial de acompanhamento.

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

Primeiro você sugere ao cliente já deixar o próximo corte agendado enquanto ele está pagando pelo procedimento que acabou de fazer. Caso ele não queira, você inclui o nome e o contato da pessoa no seu banco de dados e passa a fazer um acompanhamento personalizado. Você pode enviar dicas de beleza, cuidados com o corte que acabou de fazer, divulgar promoções e até oferecer um desconto exclusivo caso ele retorne dentro de 30 dias para fazer a barba, por exemplo. Assim você faz com que seus clientes agendem mais horários e, consequentemente, gastem mais dinheiro no seu salão de beleza ou barbearia.

Aproveite para conferir o nosso post sobre como o SMS marketing pode trazer resultados surpreendentes para seu negócio de beleza.

 8 – Ofereça serviços novos e diferentes

Como dono/ gestor de um salão de beleza ou barbearia, um dos seus deveres é estar sempre de olho nas principais tendências do mercado. Isso é importante por dois motivos: o primeiro é porque se algo é tendência no segmento da beleza, não vai demorar muito para que seus clientes comecem a procurar. Então vale a pena ficar de olho no estilo das celebridades, nas personagens de novelas e seriados que estão dando o que falar e, principalmente, nas redes sociais.

Assim você consegue antecipar o que os seus clientes vão desejar e começar a oferecer desde já!

Dicas para lucrar mais no salão de beleza

O outro motivo é porque, dessa forma, você consegue oferecer procedimentos e produtos novos e diferentes. Além de expandir a sua carta de serviços, você atrai novos clientes, que chegam até você graças ao seu procedimento tendência.

Além disso, você também deve se certificar de estar constantemente renovando o seu cardápio de serviços e produtos. Isso não significa mudar completamente os procedimentos que oferece, mas sim oferece-los de jeitos diferentes. Para isso, vale lembrar do que falamos sobre os pacotes de serviços complementares. Assim você se mantem dando novos motivos para o público agendar horários no seu salão de beleza ou barbearia.

9 – Reveja seus custos

Quando o assunto é aumentar o lucro do seu estabelecimento, não tem jeito: mais cedo ou mais tarde você vai precisar rever o custo fixo. Porém, isso é muito menos complicado do que parece, basta ter o objetivo em mente.

O seu custo fixo de funcionamento – aluguel, luz, internet, salários… – exerce influência direta nos preços cobrados pelos serviços. Reduzir os custos é uma forma de aumentar o faturamento com o valor que os clientes gastam no seu salão de beleza ou barbearia e, assim, aumentar o lucro.

Se deseja lucrar mais, você pode – e deve! – cortar custos não essenciais. Por exemplo: digamos que você gasta R$300 por mês com um pacote de TV a cabo que oferece 150 canais, observe se este pacote está sendo bem aproveitado. Se os clientes não prestam muito atenção e, no fim do dia, você perceber que a TV ficou no mesmo canal durante todo o expediente, corte. Caso não queria cancelar o seu plano de TV a cabo, tente negociar um pacote com menos canais por um preço menor.

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Essa ideia vale para vários aspectos do seu dia a dia. Se perceber que algo com que você gasta muito no fim do mês está sendo pouco aproveitado, reveja ou tente negociar com seus fornecedores. Porém, tome cuidado para não acabar comprometendo a qualidade dos atendimentos e a experiência do público no seu estabelecimento. Se for algo que traz clientes ou que proporciona a eles uma experiência satisfatória, mantenha.

Se você aplicar com foco e dedicação, estas estratégias serão um verdadeiro sucesso e garantia de maior lucro financeiro para o seu salão de beleza ou barbearia.


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Descubra algumas formas simples de lucrar mais com seu salão de beleza ou barbearia.
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