Melhorar a gestão do salão de beleza pode ser um desafio na visão de muitos donos deste tipo de estabelecimento. Não é difícil de compreender, pois muitos deles possuem uma rotina agitada: conversar com fornecedores, lidar com funcionários, pensar em quais ações realizar no futuro e ainda cuidar da parte financeira.

São muitas tarefas para uma pessoa só, não sobrando muito tempo para pensar em novas estratégias e outras maneiras para realizar as atividades rotineiras.

Por esses motivos, mais do que nunca, é preciso encontrar soluções para ganhar tempo e qualificar ainda mais todo o trabalho. Mas, você sabia que há muitas maneiras de melhorar todo esse processo e torná-lo muito mais fácil? Confira a seguir as nossas 5 dicas e revolucione a gestão do seu negócio!

1 – Inovação a seu favor

gestão do salão de beleza

A inovação tem um propósito: facilitar as atividades presentes em nosso cotidiano, e é claro que o mesmo propósito não deixaria os salões de beleza de fora. Especialmente para os gestores desses estabelecimentos, foram criados softwares e outras ferramentas que conseguem fazer grande parte do seu trabalho. Tudo o que antes era feito manualmente, agora fica muito mais simples e rápido, como calcular o rateio ou o rendimento dos profissionais.

É possível notar quase de forma instantânea que, com um sistema sendo o seu braço direito, o tempo dedicado para realizar essas tarefas que exigem mais atenção e cuidado, como fechamento de caixa ou cálculo do ticket médio dos clientes, irá cair drasticamente. Além dessa vantagem, um software traz muito mais segurança do que uma simples agenda de papel: os dados ficam armazenados de forma muito mais protegida na internet, sendo possível acessá-los somente com senha.

2 – Organização é o segredo
gestão do salão de beleza

A organização é importante para qualquer tamanho de negócio. Tenha uma agenda que facilite a visualização dos horários marcados dos seus clientes, assim como outros detalhes que algumas ferramentas como o Beauty Date possuem. Outra dica é organizar todas as suas tarefas adicionais, como por exemplo, reuniões, contas a pagar e eventos importantes. Dessa forma, você não esquecerá de nada do que deve ser feito durante o mês!

3 – Invista na qualidade de seus profissionais e produtos

gestão do salão de beleza

Investir na qualidade dos seus produtos e na qualificação dos seus profissionais é também um dos segredos para que seus clientes tenham o seu salão como favorito. Por isso, uma das ideias é convidar profissionais conceituados para dar palestras ou workshops no seu estabelecimento e incentivar seus funcionários a participarem. Você ainda pode encorajá-los a fazer um curso de especialização em determinada área da beleza ou simplesmente conversar com cada um para saber se há alguma dificuldade que você possa ajudar.

Além disso, tenha um controle rígido sobre os produtos disponíveis no salão. Dessa forma, você garante que nunca faltará nenhum aparelho ou algum outro item quando seus funcionários precisarem em horários que o salão está com muito movimento.

4 – Crie regras e padrões

As regras são impostas por uma razão: guiar os funcionários sobre o que pode ou não ser feito no estabelecimento. Mas também, devem ser criadas regras dirigidas especialmente para clientes, sendo mais simples do que parecem. Você pode disponibilizar pelo local, avisos de como seu salão funciona em relação ao limite de atraso de clientes ou o valor mínimo para o uso do cartão de crédito.

5 – Fique de olhos nos resultados

gestão do salão de beleza

Não há sentido em criar regras, investir em funcionários ou se organizar se não é possível analisar os resultados. Dessa maneira, você poderá verificar se alguma ação, promoção ou até mesmo essas simples tarefas fizeram a diferença no mês, administrar seus resultados vai te ajudar a saber qual caminho seguir no próximo mês. Você não tem de forma tão precisa esse controle mês a mês? O Beauty Date também pode te ajudar nisso!

Modificar e otimizar a gestão do salão de beleza pode parecer algo trabalhoso, mas é essencial para se estabelecer em um mercado tão concorrido. Possui alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário para a gente!

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