Você certamente tem ou já teve problemas para gerenciar a agenda do salão de beleza, não é mesmo? Quando um feriado ou data festiva se aproxima, a agenda de todos os seus profissionais lota, muitos clientes ficam sem conseguir marcar um horário e a quantidade de pessoas entrando e saindo, marcando e desmarcando compromissos, torna tudo ainda mais complicado. Isso sem falar dos clientes que se atrasam ou nem aparecem.

Para te ajudar a contornar esse tipo de situação, separamos algumas dicas que vão salvar o dia quando o seu salão de beleza estiver em plena correria. Confira:

1 – Simplifique

Controlar os agendamentos única e exclusivamente através de uma agenda de papel deixa a rotina do seu salão de beleza muito vulnerável a equívocos. Pode acontecer de um cliente marcar horário com um profissional que está de folga, ou de duas pessoas marcarem o mesmo horário com o mesmo profissional, para citar apenas alguns exemplos do que pode dar errado.

Uma alternativa muito eficiente para esse controle é contar com um software de gestão, que automatiza a agenda do salão de beleza, tornando o processo muito mais seguro e prático para você e para toda a sua equipe. Uma agenda digital permite que você personalize os horários de cada profissional e gerencie os agendamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.

2 – Envie lembretes com antecedência

Veja dicas de como gerenciar melhor a agenda do salão de beleza

Quando datas festivas como o Dia dos Namorados e as festas de fim de ano estiverem chegando, aproveite para enviar lembretes para seus clientes marcarem com antecedência e garantirem um horário com o seu profissional preferido. Você pode, inclusive, desenvolver estratégias para fidelizar os seus clientes dessa forma, e até pensar em promoções ou descontos temáticos para garantir que o seu salão funcionará a todo o vapor nessas datas.

3 – Fique por dentro das tendências

Veja dicas de como gerenciar melhor a agenda do salão de beleza

Garanta que você e sua equipe estejam por dentro das tendências de beleza que agitam a moda mundo a fora. Isso é importante para que os clientes saibam que o seu salão está sempre se atualizando e oferecendo novidades constantemente. Essa é uma ótima forma de garantir que seus clientes se sintam seguros para agendar os seus serviços com bastante antecedência.

4 – Aumente sua equipe

Os profissionais mais procurados do seu salão provavelmente estão sempre com a agenda do salão de beleza lotada. Você já pensou em contratar um assistente para aliviar um pouco a sobrecarga sobre eles?

Ter a ajuda de um braço direito para executar tarefas mais simples, como lavar os cabelos das clientes ou até fazer a escova após o corte, pode fazer toda a diferença e ajudar o profissional a desenvolver um melhor trabalho e até atender mais clientes. Com o tempo, você vai perceber que em dias de salão cheio, ter mais pessoas na equipe vai ser revigorante.

5 – Prepare-se para imprevistos

Veja dicas de como gerenciar melhor a agenda do salão de beleza

Nem todos os clientes do seu salão vão agendar o horário com antecedência. Por isso, é importante estar preparado para acomodar os clientes que chegam sem hora marcada, e tentar encaixá-los entre um compromisso e outro para que também sejam atendidos.

Na maioria das vezes, esses clientes estão indo ao seu salão pela primeira vez e, por isso, devem ser atendidos da melhor forma possível. Depois que o serviço tiver sido executado e o novo cliente estiver satisfeito, você pode, com muita cordialidade, entregar o seu cartão e pedir que ele marque o próximo encontro com antecedência.

Uma forma muito interessante de lidar com essa questão é contar com o agendamento online. Com esse recurso você consegue enviar lembretes para lembrar seus clientes, até mesmo os mais antigos, do horário e evitar furos na agenda do salão de beleza. Você pode, inclusive, personalizar as suas configurações e determinar o tempo mínimo que o cliente pode agendar antes do horário, como uma estratégia de se prevenir contra os agendamentos de última hora.

6 – Incentive o agendamento prévio

Veja dicas de como gerenciar melhor a agenda do salão de beleza

Você pode fazer um bom planejamento da agenda do salão de beleza incentivando seus clientes a agendarem com antecedência. Isso pode ser feito inclusive enquanto o cliente ainda está no estabelecimento. Enquanto ele faz o pagamento ou termina de conversar com o profissional que o atendeu, você pode sugerir que ele já deixe o próximo compromisso agendado.

Essa é uma estratégia muito válida especialmente para os clientes que fazem coloração ou qualquer tipo de serviço que exige manutenção, ou até para aquelas que costumam fazer a unha toda semana. Para isso, é claro, é necessário que você conheça muito bem o público do seu salão e entenda quais são as necessidades da sua clientela.

7 – Troque o Whatsapp ou Messenger por uma agenda online

Algumas ferramentas, como o Whatsapp ou o Facebook Messenger, podem até facilitar a sua rotina, já que muitos clientes preferem enviar uma mensagem ao invés de telefonar para agendar o horário. É, de fato, mais simples não precisar interromper o serviço que você está executando para atender ao telefone e apenas verificar as mensagens mais tarde, não é mesmo?

Porém, imagine a seguinte situação: enquanto você está ocupado atendendo um cliente, outra pessoa envia uma mensagem para o seu celular, pedindo para deixar agendado um corte para o dia seguinte, às 16h. Você provavelmente só vai ver a mensagem depois de terminar o atendimento e, nesse meio tempo, a recepcionista recebeu uma ligação de outro cliente agendando outro procedimento com o mesmo profissional também para às 16h do dia seguinte.

Dicas para gerenciar a agenda do salão de beleza
O que você faz? Se ligar para o cliente da mensagem, ele vai ficar chateado pois, teoricamente, ele agendou o horário primeiro. Se ligar para o cliente do telefone, ele vai questionar porque o horário foi agendado se, em tese, o profissional já não estava disponível. Ou seja, de um jeito ou de outro, pega mal para o seu salão de beleza ou barbearia.

Com uma agenda online você evita esta e muitas outras situações embaraçosas que podem ocorrer com o uso de ferramentas de bate-papo como alternativa de agendamento. Afinal, dessa forma os clientes conseguem consultar a sua agenda a qualquer hora e em qualquer lugar, sem precisarem ligar ou enviar mensagens. Você fica mais livre para atender seus clientes e, de quebra, não precisa se preocupar com furos na agenda quando você estiver em casa ou em seu tempo livre.

8 – Acesse sua agenda a qualquer hora e em qualquer lugar

Com uma agenda online, da mesma forma que seus clientes podem consultar a agenda do seu estabelecimento a qualquer hora e em qualquer lugar, você e os seus profissionais parceiros também podem. É só acessar através do aplicativo de agendamentos no seu tablet, computador ou smartphone.

Isso facilita a sua rotina pois te ajuda a planejar melhor o dia e até a semana. Sabendo quais são os horários e procedimentos que você tem durante o dia, fica mais fácil separar as ferramentas e produtos necessários e agilizar o atendimento. Assim você ganha mais tempo para outras tarefas ou até para cuidar de si mesmo.

Além de acessar a agenda, alguns programas de gestão – como o Beauty Date – oferecem também a possibilidade de controlar a agenda através do aplicativo no tablet ou smartphone. Dessa forma o próprio profissional também pode agendar horários de clientes e até bloquear os agendamentos em dias específicos, caso precise tirar folga ou sair de férias.

9 – Receba agendamentos até mesmo quando o salão está fechado

Contar com uma agenda online é muito mais do que simplesmente garantir que ela será atualizada em tempo real.

Dicas para gerenciar a agenda do salão de beleza

Se hoje você ainda tem a velha agenda de papel e oferece agendamentos apenas através do telefone e Whatsapp, certamente precisa interromper seus fins de semana e momentos em família para responder algum cliente. Imagine poder deixar tudo isso de lado e poder aproveitar o seu tempo livre apenas para descansar?

Com uma agenda online, o seu salão de beleza ou barbearia pode receber agendamentos a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo quando o estabelecimento está fechado. Até porque, hoje em dia, entre 30 e 40% dos agendamentos online são feitos fora do horário comercial. Então imagine quantos clientes – e quanto dinheiro – você pode estar perdendo.

10 – Colete mais informações sobre seu salão

Ter uma agenda organizada é bom para evitar furos no dia a dia. Mas você já imaginou se pudesse contar com uma ferramenta que contabiliza o número de agendamentos que você teve ao longo do mês, qual foi o valor médio que cada cliente gastou, qual foi o total de serviços executados, de horas trabalhadas e de novos clientes por período?

Com um programa de gestão integrado à sua agenda online você pode ter tudo isso e muito mais!

Através destas ferramentas você pode gerar relatórios sobre os aspectos mais essenciais do seu negócio de beleza e, com base nisso, planejar melhor as suas ações promocionais, as compras de estoque, os pagamentos da equipe e até mesmo seus investimentos de longo prazo. Tudo isso com a maior segurança e facilidade que só um sistema pode oferecer.

11 – Registre o histórico dos clientes

Sabe quando você vai ao médico e ele “puxa” a sua ficha? Essa prática serve para que o profissional possa ter acesso ao seu histórico, onde constam todas as informações dos exames que você fez, dos medicamentos que tomou e até das queixas mais frequentes.

Dicas para gerenciar a agenda do salão de beleza

Aplicar esta mesma lógica ao seu salão de beleza pode fazer toda a diferença tanto para você e sua equipe, quanto para seus clientes. Assim, sempre que o cliente chegar ao estabelecimento para um procedimento, o profissional pode verificar quando foi feito o último retoque, por exemplo, e até quais produtos foram utilizados.

Além disso, ter este registro também te possibilita fazer um acompanhamento dos clientes, que podem receber mensagens e e-mails após um período X do último agendamento, lembrando que está chegando a hora de fazer a manutenção do corte. Isso garante mais agendamentos para você e beleza em dia para os clientes.

Começar a fazer este registro é mais simples do que parece, basta contar com a assistência do seu sistema de agendamento online!

Seguindo essas dicas vai ficar muito mais simples e fácil de você planejar e controlar a agenda do salão de beleza. Você tem alguma dica infalível de controle da agenda, conte pra gente nos comentários.

 

Summary
Dicas para gerenciar melhor a agenda do salão de beleza
Article Name
Dicas para gerenciar melhor a agenda do salão de beleza
Description
Você provavelmente já teve dificuldades para gerenciar a agenda do salão de beleza. Confira algumas dicas para fazer isso de forma inteligente e evitar problemas
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00