Se você possui uma barbearia, este é o post ideal para você investir no marketing e atrair mais clientes. Confira!

De uns anos para cá, o mercado da beleza vem observando o crescimento exponencial das barbearias. Cada vez mais, os negócios desse segmento estão buscando especialização e oferecendo serviços diferenciados, com base na recente transformação do comportamento masculino no quesito beleza e bem-estar.

Por ser uma área tão rica e com garantia de retorno, o setor das barbearias cresceu e, com ele, a competição pela preferência dos clientes. Com tanta concorrência, é cada vez mais importante investir no marketing e definir estratégias efetivas para alcançar seus objetivos.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de marketing que você pode aplicar na sua barbearia para encantar e atrair mais clientes. Confira:

1 – Sempre em busca de inovação

Hoje em dia, para sobreviver à ampla concorrência do mercado da beleza, é essencial estar sempre em busca de inovação. Afinal, as formas de fazer negócios estão em constante transformação e, por isso, estar à frente é tão importante.

Inovar é ir além do básico e apresentar novidades aos seus clientes. Oferecer agendamento online, por exemplo, é uma forma para lá de criativa e inovadora de estar à frente da concorrência. Afinal, contar com essa facilidade é bom para os clientes, que tem mais um canal de contato com o seu estabelecimento; e para você, que não corre mais o risco de perder clientes que entram em contato quando a barbearia está fechada, por exemplo.

Se você ainda duvida do potencial dessa ferramenta, saiba que cerca de 40% dos clientes que agendam procedimentos de beleza o fazem fora do horário comercial.

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2 – Desperte o empreendedor que há em você

Um dos principais desafios que gestores, sócios e proprietários de barbearias enfrentam todos os dias é a falta de conhecimento sobre gestão e marketing. Administrar um negócio não é tarefa fácil e, além disso, ainda ter que atender os clientes pode sobrecarregar qualquer profissional.

Por isso, lembre-se sempre de ter o seu lado empreendedor em alerta. Procure entender o que há de novo no mercado e como cada novidade pode otimizar a sua rotina. Vale a pena participar de eventos, frequentar cursos e oficinas de gestão e até fazer o download de materiais e e-books que te ajudam a aproveitar ao máximo o potencial do seu negócio. Você pode conferir uma seleção especial de materiais práticos aqui.

3 – Invista em divulgação

Independente de qual é a ação promocional que você está planejamento, a divulgação precisa ser efetiva e alinhada.

Lembre-se de utilizar todos os seus canais – desde as redes sociais até a sua base de clientes – para divulgar seus produtos e serviços de forma clara e direta. Use e abuse de publicações on-line, e-mails, SMS marketing, e até de outros meios – como panfletos e cartazes – para informar o seu público sobre a sua barbearia.

Marketing para barbearias

4 – Faça promoções e ofereça descontos

No mercado da beleza, promoções e descontos são uma estratégia eficiente para atrair e encantar clientes e, de quebra, interpretar o comportamento do público. Por exemplo: se um determinado serviço é oferecido com 50% de desconto e, no entanto, não dá o retorno que você esperava, isso pode significar que o serviço em questão pode não ser interessante para o público da sua barbearia.

Por isso, além de garantirem agendamentos, as promoções são uma importante ferramenta para você conhecer o seu público.

Mas calma! Não estamos dizendo que você deve criar diversas promoções sem sentido e sair oferecendo descontos desenfreadamente. É preciso sempre estabelecer um objetivo e um limite para evitar que os descontos saiam de controle. Você pode saber mais sobre isso e muito mais no nosso guia de como criar promoções para atrair clientes no seu negócio de beleza.

5 – O atendimento é prioridade

Imagine a seguinte situação: você chega a um restaurante e, logo na entrada, a recepcionista recebe você e os seus convidados com frieza e indiferença. Ao chegar à mesa, o garçom demora para tirar o pedido e o faz com má vontade. Ao trazer as bebidas, ele conversa com um colega e ignora o seu pedido por gelo. O prato que você pediu veio errado e, quando tudo o que você quer é ir embora, o atendente demora para trazer a conta. Você voltaria a este restaurante ou o indicaria para um amigo? Certamente não.

Isso é para ter uma ideia do quanto o atendimento é importante hoje em dia. Não importa o quanto a comida do restaurante seja deliciosa, se você for mal atendido, certamente pensará duas vezes antes de retornar ao local.

Marketing para barbearias

Agora pense sobre o atendimento que você e sua equipe oferecem aos clientes. Vale a pena sempre se certificar que todos os clientes estão sendo atendidos com o mesmo padrão de qualidade.

6 – Conheça seu público

Conhecer o seu público é uma ótima prática para manter sua barbearia sempre relevante para seus potenciais clientes. Nós já demos algumas dicas de como se aproximar e conhecer seus clientes neste post, mas vale a pena reafirmar: a melhor forma de saber qual é a percepção que você desperta no nicho das barbearias é entender a forma como seus clientes se relacionam com a sua marca.

Para isso, é essencial se aprofundar: procure entender quais são os desejos e necessidades dos seus clientes, o grande porquê de eles buscarem pelos serviços que você oferece e qual é o fator que eles consideram determinante para optar pelo seu estabelecimento. Estes e muitos outros aspectos podem esconder grandes oportunidades de negócio para você.

Marketing para barbearias

7 – Ofereça experiências

Hoje em dia, com tanta concorrência em vários setores da economia, as empresas do futuro são aquelas que possuem alto valor agregado e que sabem que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto/serviço em si.

Depois de tanto tempo atuando no mercado da beleza, você certamente compreende que existem muitos profissionais qualificados e que oferecem serviços excelentes por aí. Por isso, tenha em mente que além de se destacar pelo bom serviço, você também deve investir em outros diferenciais, que valorizam a experiência do cliente na sua barbearia.

Oferecer bebidas, criar um ambiente masculino, música agradável, videogame à disposição, mesa de sinuca, bar, revistas voltadas para o público masculino, televisão transmitindo o jogo/corrida/luta… todos estes mimos são simples de implementar e já fazem toda a diferença na qualidade de tempo que o público passa na barbearia.

O segredo é fazer o cliente se sentir especial e dar a ele cada vez mais motivos para voltar.

Agora que você já descobriu como começar a investir no marketing da sua barbearia, mãos à obra para colocar estas ideias em prática. Não se esqueça de contar pra gente nos comentários como os resultados estão chegando para você!


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Se você possui uma barbearia, este é o post ideal para você investir no marketing e atrair mais clientes. Confira!
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