Um erro muito comum entre os novos empresários do ramo da beleza é achar que o sucesso de um estabelecimento depende apenas da qualificação de seus profissionais. Ter um salão, mais do que uma ocupação, é um negócio, e portanto demanda habilidades de administração tanto quanto de estética. Por isso, é importante tomar decisões estratégicas e cuidar da gestão interna do seu salão, mantendo um bom relacionamento entre seus funcionários e até mesmo com outros salões. A seguir, veja algumas dicas de gestão para seu salão de beleza.

A ideia de que todos são concorrentes, ao contrário do que se imagina, só prejudica – principalmente quando se está iniciando. Todo mundo gosta de trocar experiências, ajudar e ser ajudado. Atualmente, a colaboração entre profissionais também é uma tendência forte no mercado e a troca de conhecimento faz com que todos aprendam com os erros uns dos outros.

Se você estiver receoso em pedir dicas para salões conhecidos ou acha que eles não estarão abertos ao diálogo, busque conversar com salões de bairros ou cidades diferentes e abuse da internet. Seja sempre sincero e tenha uma postura amigável, contando que pretende iniciar um negócio em breve e está buscando dicas e informações que possam agregar valor ao seu projeto. Leia constantemente sites, reportagens, matérias e blogs sobre administração e negócios e sobre o mercado da beleza. A internet é uma fonte riquíssima de conteúdo sobre o assunto.

Mesmo depois de abrir o seu salão, o trabalho está só começando. Você também precisa encontrar a melhor maneira de gerenciar a sua equipe, seu tempo e suas despesas. Para isso, listamos 5 dicas de gestão do seu salão:

1. Divulgue seus serviços

Destine uma parcela do seu tempo para divulgação e observe as ações que trazem mais clientes para o seu salão. Envie materiais para as pessoas certas, distribua em pontos estratégicos e concilie ações de marketing, publicidade e promoções. Se não tiver dinheiro, existem muitas opções gratuitas e criativas de divulgação que podem te trazer vários clientes sem gastar um centavo, principalmente usando as redes sociais. Essa é uma das dicas de gestão mais importantes a seguir.

2. Esteja presente na internet

Com a crescente informatização dos serviços, é quase uma obrigação estar presente nas redes sociais e oferecer soluções inovadoras para seus clientes. Possuir uma plataforma de agendamento online e um sistema para armazenar os dados da clientela no mundo de hoje é essencial para melhorar o relacionamento com eles. A melhor forma de atendê-los é personalizando a conversa, algo que se torna fácil quando se tem uma base completa com nome, telefone, endereço, quais serviços ela já realizou no seu salão, suas preferências pessoais e outras informações.

3. Mantenha-se responsável

Outra das dicas de gestão é se manter sempre responsável. Um dos maiores equívocos dos gerentes novatos é pensar que se tornar empresário é diversão e não aparecer mais no próprio estabelecimento, ou aparecer pela manhã e sumir no resto do dia. Como empreendedor, agora você é o responsável por toda a magia e pelo pleno funcionamento das atividades. Ou seja: você tem muito mais trabalho do que antes. Além do mais, é você que tem que dar o exemplo, e estar sempre presente é uma maneira de motivar seus profissionais. Quando realmente não puder ir ao salão, manter contato por telefone ou verificar sempre o e-mail é o ideal.

Dicas de gestão para o sucesso do seu salão de beleza

A postura do gerente do salão é diretamente ligada ao crescimento do negócio

4. Seja um gerente equilibrado

Existem vários perfis de gerentes e donos de salões de beleza. Normalmente eles são criativos, cheios de energia e tem pouco tempo livre, o que pode gerar confusão se as prioridades não forem definidas corretamente. Sempre deve-se buscar o equilíbrio. Se preocupar com a maneira que o flyer, o cartaz ou a propaganda na rádio está impactando seu cliente é importante, mas os gerentes devem sempre lembrar de cuidar dos bastidores do salão, porque o relacionamento interno é essencial para que a alma do lugar seja visível e clara para quem estiver olhando de fora. Portanto, busque garantir que o tratamento e o bem-estar dos seus funcionários seja tão agradável quanto o que eles devem estar dando aos seus clientes.

5. Escute seu colegas (e leve as críticas numa boa)

Estabeleça uma rotina de conversa com seus profissionais para receber as impressões de quem está trabalhando com você. Assim, você pode aprimorar várias frentes do seu salão, desde os serviços até o cuidado com os clientes e os próprios profissionais. Durante esse processo de conversa, seja humilde e escute a opinião das pessoas que têm mais contato com o dia a dia, mesmo que ela seja contrária ao que você imagina. Ela pode (e deve!) ser o ponto de partida pra melhorias que vão fazer com que todos se sintam muito melhores no seu salão.

Essas dicas de gestão farão com que o seu ambiente se torne mais alegre, livre de conflitos e desentendimentos. Preze sempre pela comunicação clara, pelo diálogo e entenda que apreciar inclusive as críticas das pessoas pode ser uma atitude construtiva que vai aumentar a qualidade do seu estabelecimento.

Quais dicas de gestão interna você aplica no seu salão? Você tem alguma experiência que pode ajudar outros gerentes? Deixe a sua nos comentários abaixo!

 

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5 dicas de gestão para o sucesso do seu salão de beleza
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Começar um negócio de beleza é muito mais do que ter bons profissionais. Veja dicas de gestão para fazer o seu salão de beleza crescer.
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