Controlar e manter as finanças do salão em dia é essencial para que o estabelecimento cresça e se expanda. Entre as ações fundamentais para manter o controle financeiro do negócio estão: ter um bom fluxo de caixa, administrar o capital de giro com sabedoria e precificar de forma correta serviços e produtos. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa!

Fique atento ao fluxo de caixa

A situação é comum: na correria do dia a dia, muitas vezes você não tem tempo para analisar as entradas e saídas de caixa do seu salão de beleza. Um belo dia acontece uma despesa inesperada, como um equipamento que quebra e você não tem os recursos suficientes para repor o produto. Evite essa situação tornando a análise da movimentação diária do caixa um hábito.

Veja onde estão seus principais gastos e suas principais fontes de despesas. Faça uma projeção de entradas e saídas Siga nossas dicas para melhorar o controle financeiro do seu salão de belezapara se preparar e, se preciso, negocie melhores prazos de pagamento com os fornecedores. Não deixe de criar um fundo de emergência para gastos inesperados.

Administre o capital de giro com sabedoria

Muitos empresários do segmento de salões de beleza preocupam-se com o investimento inicial, mas se esquecem de um ponto fundamental para manter o negócio operando: o capital de giro. É importante se preocupar com ele, mesmo antes de abrir o salão.

No estágio inicial é esse dinheiro que é usado para manter o salão operando, enquanto o retorno não vem. Não cometa esse erro e considere que é preciso ter sempre dinheiro em caixa para cobrir o pagamento de contas e compra de produtos, entre outras despesas.

Gerencie o estoque corretamente

Siga nossas dicas para melhorar o controle financeiro do seu salão de belezaUm estoque repleto de produtos é sinônimo de dinheiro parado. Por outro lado, um estoque vazio é sinônimo de perda de clientes, que não terão acesso aos itens que procuram. Por isso, para manter as finanças do seu salão de beleza em dia, invista no controle de estoque. Veja quais são os itens de maior saída e mantenha sempre seu estoque abastecido com eles.

Reveja a necessidade de continuar adquirindo produtos que ficam continuamente encalhados. Fique atento também ao prazo de validade das mercadorias. A meta é armazenar os itens no volume certo para o fluxo do seu salão de beleza.

Precifique de forma correta serviços e produtosSiga nossas dicas para melhorar o controle financeiro do seu salão de beleza

A elaboração da tabela de preços do seu salão de beleza nunca deve ser feita de forma aleatória. É importante se basear no custo do serviço, do produto e a margem de lucro para não errar e evitar perder clientes por cobrar um preço muito alto ou, por outro lado, errar para baixo, tendo prejuízos que podem colocar em risco a operação do negócio. Não deixe também de analisar o valor cobrado pela concorrência direta para avaliar sua precificação e, ainda, adequar sua tabela de preços ao posicionamento e público-alvo, que você deseja para seu salão de beleza.

Investir no controle financeiro é essencial para manter seu salão de beleza operando sem sustos e, se preciso, reduzir custos na operação. Aposte no planejamento e no gerenciamento das finanças para não ser pego de surpresa por gastos inesperados. Não deixe de ler ainda sobre: 5 coisas que você não pode esquecer no fechamento do mês!

Summary
4 dicas de controle financeiro para salões de beleza
Article Name
4 dicas de controle financeiro para salões de beleza
Description
Entre as ações fundamentais para manter o controle financeiro do negócio estão ter um bom fluxo de caixa e administrar o capital de giro com sabedoria. Confira!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
10