Abrir uma barbearia de sucesso pode parecer simples, porém é muito mais complexo do que parece. Essa primeira impressão pode ser causada devido ao grande sucesso que elas vêm fazendo, já que estão reconquistando o seu espaço no mundo da beleza e estética. O motivo para o seu sucesso pode ser explicado pela demanda do mercado. Hoje, a maioria dos homens está cada vez mais preocupado com o visual. Com diversos estilos de barba e cabelo entrando na moda, aumentou a demanda por profissionais qualificados e especializados em tais estilos. O papel do barbeiro vai muito além de identificar qual estilo combina mais com o cliente, hoje ele é o braço direito na manutenção do visual dos adeptos a barba.

As barbearias, de fato, voltaram com tudo, mas, para que ela tenha o tão desejado sucesso, é preciso muita dedicação e olhar estratégico sobre o negócio.

Quer saber por onde começar? Confira as nossas dicas para mandar bem com a sua!

1 – Planeje-se!

Não há segredos, qualquer negócio precisa de um bom planejamento estratégico e uma boa gestão. Você precisa estabelecer quais são os propósitos do espaço. Isso vale para quem deseja montar uma barbearia do zero e até mesmo para quem deseja criar um espaço dedicado ao serviço dentro do salão de beleza. É a partir do planejamento que você analisará até que ponto vale a pena investir ou não

Primeiramente, é preciso entender que o planejamento estratégico serve para as empresas desenvolverem as suas maiores tarefas com organização e disciplina. Sendo assim, possível atingir as suas metas futuras. Para que ele seja eficaz, procure responder as seguintes questões durante sua produção:

Onde estamos?

Análise do cenário como um todo: pontos fortes e limitações do ambiente interno; ameaças e oportunidades do ambiente externo.

Para onde queremos ir?

São suas metas futuras. Geralmente, estão ligadas a assuntos como faturamento, rentabilidade e posicionamento no mercado.

Como chegar lá?

É hora de definir quais serão as estratégias para alcançar tais metas. E como fazer isso? Deixar a fachada mais chamativa? Ter um espaço para vender produtos para barba? Contratar uma secretária? As estratégias podem ser decisivas para o seu crescimento.

Para exemplificar, confira o exemplo abaixo:

barbearia de sucesso

Fonte: Sebrae

Você ainda deve pensar em outras questões que irão te ajudar a montar as ações estratégicas: Será que a localização escolhida ajudará com o movimento da barbearia? É fácil de ser encontrada? Qual a linha de comunicação sua barbearia vai seguir? Ela terá uma pegada mais raiz ou um conceito novo? Comentaremos essas e outras questões ao decorrer do post.

2 – De olho na burocracia

Registre a sua empresa e marca com a ajuda de um contador. Primeiramente, escolha um nome e então verifique se ele já está registrado ou não no nome de outra pessoa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município. Se preferir, você ainda pode patentear a sua marca.

Os documentobarbearia de sucessos pedidos para abrir uma empresa são:

  • Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
  • Contrato social;
  • Capa de registro na Junta Comercial ou no cartório;
  • Ficha de cadastro e pagamento de taxas.

3 – Localização

barbearia de sucesso

Então você realizou todo o planejamento da sua barbearia, mas bateu uma dúvida: como saber qual é o melhor local para trabalhar? Na hora da escolha, lembre-se do seu público: clientes que, em sua maioria, segundo o Sebrae, procuram pelo serviço do barbeiro próximo da sua casa ou trabalho. Dificilmente um cliente, que está em busca do serviço, sairá do seu trajeto trabalho-casa.

Dependendo do local escolhido, também será definido o perfil do seu consumidor, que falaremos a seguir. Uma boa localização é uma escolha importante para depois você conseguir fidelizar sua clientela.

4 – Perfil do consumidor

barbearia de sucesso

O perfil do consumidor definirá qual será o estilo da sua barbearia e de seus serviços. Por isso, é importante pensar muito bem sobre a sua localidade, pois dependendo da área escolhida, o perfil do seu consumidor será diferente. Segundo o Sebrae, se o público da região for das classes A e B, por exemplo, será necessário um serviço e um ambiente mais sofisticado, que combine com o gosto dos clientes. A diferenciação vale para qualquer um dos públicos das diferentes classes.

Lembre-se que essa diferenciação se diz respeito aos preços, ambiente e aos produtos utilizados. A boa qualidade nunca deve ser deixada de lado independente da classe social impactada.

5 – Ambiente

barbearia de sucesso

Aqui você poderá deixar a sua imaginação te levar: a sua barbearia será retrô? Rock and roll ou inspirada em algum filme?

O ambiente pode ser seu grande aliado para chamar a atenção dos clientes. Com uma boa decoração, você terá uma atração à parte! Alguns estabelecimentos vão além da decoração comum, colocando até mesmo mesas de sinuca ou máquinas de fliperama para seus clientes se divertirem. Isso acaba deixando a experiência no espaço ainda mais acolhedora! Manter essa relação com o cliente também requer dedicação, leia o tópico a seguir e saiba como a tecnologia pode te ajudar nisso.

6 – Relacionamento com o cliente

barbearia de sucesso

Falando em experiência do cliente, os momentos e o modo como o cliente é tratado é algo essencial nas barbearias! O relacionamento faz parte dessa experiência, desde o momento em que o cliente entra em seu estabelecimento para realizar um serviço, até após ele ser realizado, chamado de pós-venda.

Há barbearias que, para melhorar seu relacionamento com o público, investem em alguns presentes para os clientes enquanto estão no local, como uma cerveja ou chope artesanal. Porém, é válido analisar até que ponto oferecer bebidas em seu estabelecimento valerá a pena.

Outro ponto importante, é utilizar a tecnologia a seu favor no momento de fidelizar. Imagine a seguinte situação: seu cliente realizou um serviço, mas então você nunca mais o viu.

Situações como essa acontecem o tempo todo e podem ser muito mais simples de serem resolvidas do que parece. Uma das soluções oferecida pelo Beauty Date é o SMS marketing: uma ferramenta que envia automaticamente uma mensagem personalizada para o seu cliente convidando-o para voltar ao seu estabelecimento. Além disso, você também pode avisá-lo sobre alguma promoção ou evento que acontecerá na barbearia.

7 – Divulgação

barbearia de sucesso

Saber como divulgar o seu negócio é essencial. A comunicação digital pode ser uma grande aliada nessa tarefa e ainda trazer muito mais lucro. Com ela, você pode criar um site para a barbearia, e então, disponibilizar os horários de funcionamento, serviços, a localização, entre outros dados. Será o seu cartão de visitas virtual!

Além disso, as redes sociais são uma das maneiras mais eficazes de divulgação, afinal, a maioria das pessoas as utilizam. O ideal é que elas se tornem canais de comunicação com os clientes, onde você pode divulgar fotos de cortes, barbas, criar eventos ou interagir com seu público.

Ainda possui alguma dúvida? Escreva para gente nos comentários!

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