Você já viu por aqui algumas dicas de como renovar o portfólio de serviços do seu salão de beleza, e percebeu que mostrar o seu trabalho em fotos bem elaboradas e de ótima qualidade é uma boa estratégia para se posicionar melhor no mercado. Agora, está na hora de entender um pouco melhor as diversas técnicas que te ajudam a tirar as melhores fotos para ilustrar a vitrine do Beauty Date e as redes sociais do seu estabelecimento, e atrair novos clientes.

Com os avanços tecnológicos, ficou muito mais fácil fazer melhores fotos dos serviços oferecidos pelo seu salão de beleza. Afinal, quase todos os celulares oferecem recursos avançados para que você possa tirar lindas fotografias. Basta conhecer a capacidade da sua câmera e os recursos que ela oferece.

Mas, para que essa estratégia dê o retorno que você espera, é muito importante estar sempre atento à qualidade das melhores fotos que você tira e compartilha. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:

Iluminação

Saiba como tirar as melhores fotos para divulgar seu salão de beleza

Aposte na iluminação natural (Foto: iStock)

A luz do ambiente faz toda a diferença na foto. Algumas câmeras ou celulares possuem o sensor muito pequeno, o que indica que o aparelho não vai suprir a sua necessidade em ambientes com baixa luminosidade. Por isso, quanto mais bem iluminado for o local, maior será a riqueza de detalhes que serão captados pela fotografia.

Uma ótima ideia é aproveitar ambientes bem iluminados pela luz do sol e usá-los como um local “coringa” para as melhores fotos. Você pode montar um pequeno cenário perto de uma janela ou em um canto que pega muita luz no salão e tirar as fotos sempre naquele lugar. Seus clientes vão adorar a criatividade.

Evite usar a câmera frontal

É natural que você queira posar ao lado daquele penteado incrível que acabou de fazer em uma cliente. Mas a verdade é que a câmera frontal do celular, independente da marca, tem qualidade e resolução muito inferiores às da câmera traseira. Por isso, quando quiser divulgar os serviços do seu salão, opte por usar a câmera do lado oposto à tela do seu aparelho e deixe as selfies para o seu perfil pessoal.

Cuidado com o fundo

Saiba como tirar as melhores fotos para divulgar seu salão de beleza

Alcançar o resultado que você e sua cliente desejam é, muitas vezes, mais trabalhoso do que parece. Para que isso aconteça, você utiliza muitos apetrechos, ferramentas e produtos. Acontece com frequência de a sua estação de trabalho estar um verdadeiro caos ao fim de um serviço, não é verdade?

Por isso, antes de fotografar o belíssimo resultado de um serviço, tome cuidado com o fundo. Um ambiente bagunçado e cheio de produtos desorganizados pode tirar toda a atenção do objeto central da foto, que é o seu trabalho. A ideia de criar um cenário específico para as fotos é uma ótima forma de evitar este problema.

Quando trata-se de fotos do seu local de trabalho, a recomendação é a mesma. Afinal, por mais bonito que seja seu espaço, ele não será capaz de encantar e atrair clientes se estiver desorganizado. Nesse caso, aproveitar os momentos antes de abrir o estabelecimento é uma boa saída!

Flash: use com moderação

Apesar de parecer uma boa ideia, o flash geralmente elimina toda a naturalidade da cena que você está fotografando. Se tiver que usar, prefira o flash de câmeras profissionais ou peça gentilmente que seu cliente se aproxime da janela. Dessa forma, a luz natural ilumina o entorno e o flash do seu equipamento consegue captar mais detalhes do cliente.

Foco e estabilidade

Uma foto desfocada não vai cumprir o papel de mostrar a beleza do seu trabalho e, quando o assunto é divulgar o seu salão, você não quer correr esse risco, não é mesmo? Para garantir que sua foto terá um bom foco, você deve verificar as configurações da sua câmera para entender qual tipo de foco está sendo utilizado, se é manual ou automático.

Além disso, tente não se mover enquanto faz a fotografia. Uma ótima forma de evitar isso é optar por um tripé, um suporte que fixa a câmera ou o celular a uma base imóvel e garante que a foto não vai sair tremida.

Escolha o momento perfeito

Saiba como tirar as melhores fotos para divulgar seu salão de beleza

Uma ótima estratégia para registrar os serviços do seu salão de beleza da melhor forma possível, é criar um momento perfeito para fotografar a sua cliente ou o ambiente. O momento em que os clientes estejam se sentindo mais à vontade com certeza dará uma boa foto!

Quando a foto é especificamente do serviço realizado na cliente, evite fotografar enquanto ela mexe no telefone ou conversa com alguém. Para atrair a atenção e fazer com que ela queira ser fotografada, você pode dizer o quanto aquele serviço a deixou ainda mais linda, por exemplo. Esse é um jeito fácil e gentil de conseguir um belíssimo sorriso para seu portfólio e galeria!

Pesquise ferramentas e aplicativos

Digamos que você verificou todas as dicas acima e mesmo assim a foto não saiu bem como você gostaria. Não perca a cabeça. Você pode corrigir pequenas falhas com a ajuda de um filtro, desses que estão disponíveis em aplicativos de fotografia. Os filtros ainda ajudam a criar uma identidade para suas melhores fotos, mas devem ser usados com moderação.

Outra ótima ideia é pesquisar acessórios disponíveis para o seu celular ou câmera. Existem algumas opções de lentes que podem ser encaixadas no seu smartphone e que fazem fotos ainda melhores.

Agora que você já sabe como melhorar a qualidade das fotos tiradas no seu salão, aproveite para renovar a sua vitrine. Lembre-se que criamos um padrão das imagens, que serão ajustadas da melhor maneira para os seus clientes. E para que ela fique ainda mais bonita e atrativa, opte por colocar apenas fotos de, no mínimo, 1400 pixels.
Conta pra gente nos comentários como essas dicas te ajudaram!

Summary
Como tirar melhores fotos no seu salão de beleza
Article Name
Como tirar melhores fotos no seu salão de beleza
Description
Entenda melhor as técnicas que te ajudam a tirar melhores fotos para ilustrar a vitrine e as redes sociais do seu estabelecimento e atrair novos clientes
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
100