O mercado da beleza está em constante crescimento e, a cada dia, novos profissionais e novas empresas surgem nessa área, em busca de oferecer um diferencial competitivo e conquistar cada vez mais território. Por isso, estabelecer seus objetivos e se fortalecer em relação à concorrência é uma questão de sobrevivência. Afinal, estar à frente do mercado é o que vai determinar o sucesso absoluto do seu estabelecimento.

Em uma área em que o número de prestadores de serviço cresce tanto, você pode – e deve – adotar boas práticas de gestão e de atendimento para garantir que a sua marca seja lembrada pelos clientes. Ter ideias inovadoras e prezar pelo ótimo atendimento são atitudes fundamentais para garantir que o seu diferencial competitivo seja o ideal para enfrentar seus concorrentes e garantir uma posição favorável no mercado.

A partir disso, você pode começar a estabelecer algumas atitudes para modernizar a sua forma de fazer negócio!

Inovação

Quando o objetivo é se destacar em relação à concorrência, a palavra de ordem é “inovação”. Oferecer novas soluções para o mercado pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. No entanto, a ideia parece muito mais simples do que a execução. Inovar não é tão fácil e, por esse motivo, é importante estar por dentro das tendências do mercado e de olho em novas tecnologias.

Como se destacar da concorrência no mercado da beleza

Atualmente, podemos perceber que o mercado está em movimento, se aproximando cada vez mais das necessidades e desejos do público. Em um momento em que o smartphone é quase uma extensão de cada pessoa, e que a presença online de marcas e empresas está cada vez mais forte, é importante entender a magnitude dessa tendência e se adequar a ela.

Se você quer inovar e, consequentemente, se destacar no mercado, que tal começar oferecendo a facilidade do agendamento online? Isso significaria disponibilizar para seus clientes a possibilidade de marcar um horário a qualquer hora e em qualquer lugar.

Dessa forma, os interessados nos seus serviços podem acessar a sua agenda e verificar sua disponibilidade de horários e, assim, marcar um compromisso de forma muito mais prática e rápida, em uma interface simples, bonita e intuitiva.

Estar presente em uma plataforma de agendamento online – como o Beauty Date – te ajuda a se aproximar dos seus clientes e atingir uma nova fatia de público. Assim, você será lembrado pela inovação e pioneirismo.

Atendimento

Em um mercado saturado e, algumas vezes, com falta de profissionais qualificados para recepcionar os seus clientes, o seu grande diferencial pode ser o atendimento. Afinal, o principal aspecto que vai definir se um cliente vai voltar, ou não, ao seu salão, é a qualidade do atendimento e da experiência que ele teve no seu estabelecimento.

Você também pode investir em um atendimento diferenciado, com muita atenção e entusiasmo para os seus clientes. Nesse momento, deixe a imaginação te levar. Você pode enviar mensagens de pós-venda, por exemplo, agradecendo a preferência. Ou enviar lembretes de agendamento, para que o cliente não se esqueça do compromisso, diminuindo a taxa de não-comparecimento.

Uma ótima forma de colocar essa estratégia em prática é priorizar sistemas que ofereçam a possibilidade de gerenciar o seu contato com os clientes, através de uma mensagem configurada, por exemplo, e que envie esses lembretes automaticamente, sem que você precise interromper a dinâmica diária do seu salão de beleza ou barbearia.

Acompanhamento

Quando entra no salão, o cliente está em busca de atendimento personalizado e serviço de qualidade. Ele quer se sentir especial. Então que tal fazer o acompanhamento dos seus clientes periodicamente? Você pode criar um histórico de serviços e começar a armazenar informações sobre cada um deles, como data de cada visita, produtos usados em cada procedimento e até datas especiais.

Dessa forma, cada profissional pode consultar quais procedimentos foram realizados nas últimas visitas de um determinado cliente, assim como quem o atendeu. Então quando o cliente entrar em contato ou chegar ao salão de beleza ou barbearia para um procedimento, é só puxar o histórico e fazer um atendimento personalizado.

Como se destacar da concorrência no mercado da beleza

Além disso, este histórico ainda pode criar oportunidades de negócios para você. Por exemplo, se uma cliente fez um procedimento de mechas há três meses atrás, você pode enviar uma mensagem sugerindo um retoque na raiz. Ou seja, você garante um bom relacionamento com seus clientes e, de quebra, traz novos agendamentos para seu estabelecimento.

Profissionais

Grande parte do sucesso do seu estabelecimento é mérito dos seus profissionais-parceiros, que trabalham diariamente para desenvolver serviços impecáveis e satisfazer cada cliente. Mas nós sabemos que gerenciar um salão com tantos profissionais não é a tarefa mais simples, especialmente quando você também é o responsável por manter a rotina funcionando e a equipe alinhada.

São tantas regras, leis e normas que é fácil cometer erros. E no meio de tantas responsabilidades, a última coisa que você quer é errar o valor da comissão de um profissional e abalar a sua relação, não é mesmo?

Como se destacar da concorrência no mercado da beleza

Pois você já pensou em automatizar o cálculo da comissão de cada profissional? Priorize sistemas de gestão que calculam automaticamente a porcentagem que deve ser repassada ao profissional responsável, facilitando consideravelmente o balanço financeiro no final do mês. Basta manter o cadastro dos seus profissionais atualizado e configurar a taxa de descontos, a porcentagem e os preços dos serviços de acordo com a política do seu estabelecimento.

Todas estas estratégias serão decisivas para te dar vantagem competitiva no mercado da beleza e te posicionar de vez na frente da concorrência. E a melhor notícia é que o Beauty Date possui estas e muitas outras ferramentas para o sucesso do seu negócio. Acesse o site, cadastre-se e ganhe 14 dias grátis para descobrir todos os benefícios!


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No mercado da beleza, saber se posicionar e conquistar vantagem competitiva é fundamental. Descubra algumas práticas que podem ser um grande diferencial para seu negócio se destacar da concorrência.
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