Promoções são grandes atrativos para negócios de qualquer ramo e costumam movimentar estabelecimentos e fazer o dinheiro circular. Por isso, são ótimas estratégias não só para atrair novos clientes como também para fazer os clientes fieis voltarem ao seu estabelecimento.

Por mais tentador que seja oferecer descontos para aumentar o fluxo do seu salão, é necessário calcular bem o impacto de qualquer ação promocional no seu dia a dia e no seu caixa. Antes de anunciar um desconto ou um pacote, calcule quanto essa tática precisa trazer – tanto em clientes quanto em dinheiro – para o seu salão, em quanto tempo ela precisa fazer isso, quanto dinheiro você pode investir nela e analise se o resultado é viável. Tendo uma meta, você pode acompanhar os resultados e adaptar seu plano enquanto ele está em prática, aumentando suas chances de sucesso.

Normalmente, as promoções surgem para equilibrar uma balança que está pendendo negativamente. Alguns exemplos:

– você tem um grande estoque de produtos se aproximando da data de vencimento e precisa dar vazão a eles antes que não possam mais ser usados;
– seu movimento está baixo em determinado período da semana;
– você investiu dinheiro para oferecer um novo serviço mas seus clientes ainda não se acostumaram a ele.

Condições especiais criadas no impulso e sem planejamento podem acabar sendo muito mais prejudiciais do que vantajosas ao seu salão, então é necessário calcular e desenhar a estratégia detalhadamente antes de botar a mão na massa. Além dos já mencionados impactos financeiros e retornos estimados, é importante determinar seu público-alvo – ou seja, quem é o principal público que você quer que aproveite sua promoção.

Listamos abaixo alguns tipos comuns de promoção e exemplos para você se inspirar ao escolher a oferta certa para seu público:

Descontos em serviços específicos

Dar descontos em serviços específicos é uma estratégia comum que tem o objetivo de aumentar a procura por aqueles serviços. Essa é uma tática valiosa quando você lança um novo serviço que seus clientes não conhecem ou quando alguma atividade não vem sendo muito requisitada no seu dia a dia.

Oferta de produtos

Se você trabalha com venda de produtos no seu salão, esse pode ser um grande atrativo para os clientes. Baixar o preço dos produtos pode ser uma estratégia interessante quando você está com uma grande quantidade de itens parados em estoque ou quando chegam novidades ou lançamentos. Além de diminuir os preços, você pode também vender pacotes de produtos ou até mesmo combinar um produto com a venda de um serviço.

Como usar promoções para atrair e fidelizar clientes

Entenda quais as datas certas para fazer promoções para seus clientes

Combos de serviços

Aproveite o momento que seus clientes estão dentro do seu salão e ofereça serviços complementares ao que eles foram realizar originalmente. É comum uma cliente ir cortar o cabelo e aproveitar para fazer uma hidratação ou pintar as unhas. Então, por que não incentivar esse consumo? Oferecer combinações de serviços a um custo menor pode ser uma ótima ideia para estimular e fidelizar clientes.

Essa ação precisa de muita atenção no planejamento para que você não perca oferecendo os serviços por um preço muito abaixo do normal. Uma boa estratégia é pensar no que te traz menos custo e combinar aos serviços mais caros. Dependendo da sua escolha e do momento que seu salão está passando, você pode criar uma opção de fazer um serviço e ganhar outro sem custo algum.

Eventos promocionais

Eventos promocionais são muito comuns em épocas especiais para os salões de beleza: o Dia Internacional da Mulher e o Dia das Mães são dois ótimos exemplos. Além disso, a inauguração e a data do aniversário de um salão costuma vir sempre acompanhada de promoções. 

Essas ocasiões normalmente merecem um esforço de divulgação maior, já que trazem condições mais agressivas, falam com um público mais amplo e precisam atingir uma meta alta pra provar seu valor. Criamos um calendário com as datas do ano que você pode aproveitar para fidelizar clientes, não deixe de conferir!

Estas também são boas oportunidades para premiar seus clientes fieis com ofertas especiais. Lembre-se que fidelizar clientes é essencial para manter a rotina do seu salão de beleza.

Como usar promoções para atrair e fidelizar clientes

Seja criativo e encontre a promoção ideal para seu salão de beleza

Ofertas recorrentes

Uma prática comum nos salões de beleza é fazer promoções válidas para apenas um dia da semana, por exemplo “Terça da Hidratação” ou “Quarta da Manicure”. Repare que raramente essas ofertas acontecem na sexta e no sábado, que são os dias mais movimentados de qualquer salão. Isso tem um motivo: essas promoções buscam atrair e criar nos clientes um hábito de ir aos salões nos dias em que eles têm menos movimento. Ofertas recorrentes também podem ser mensais, de acordo com a sua necessidade. Inspire-se e estimule hábitos diferentes nos seus clientes!

Você já leu aqui no nosso blog que as redes sociais tem um papel importantíssimo para o marketing do salão de beleza. Uma boa dica é aproveitá-las para divulgar suas promoções. Você pode incentivar os clientes a curtirem sua página e compartilharem postagens suas para ganhar ou concorrer a vantagens. Assim, seus clientes viram seus maiores aliados para divulgar seu salão a um custo baixíssimo! Enquanto estiver fazendo uma ação conjunta com suas redes sociais, não se esqueça de ver o retorno que ela está te trazendo: descubra como os novos clientes ficaram sabendo de você e premie seus melhores divulgadores.

Um ponto de atenção que é preciso ter na hora de lançar qualquer promoção é planejar quanto tempo antes você deve começar a divulgá-la e quanto tempo ela deve durar. Essas informações precisam ser consideradas também na sua análise posterior, quando você vê se sua base de clientes aumentou, qual foi o retorno dos seus clientes e o impacto nas suas finanças. 

Agora que você está cheio de ideias, aproveite para conferir um guia completo de promoções e virar expert em atração de clientes!

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Promoções costumam movimentar estabelecimentos e fazer o dinheiro circular. Por isso, são ótimas estratégias para lotar e fidelizar clientes do seu salão de beleza.
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