Promoções são grandes atrativos para negócios de qualquer ramo e costumam movimentar estabelecimentos e fazer o dinheiro circular. Por isso, são ótimas estratégias não só para atrair novos clientes como também para fazer os clientes fiéis voltarem ao seu estabelecimento.

Por mais tentador que seja oferecer descontos para aumentar o fluxo do seu salão, é necessário calcular bem o impacto de qualquer ação promocional no seu dia a dia e no seu caixa. Porém, antes disso é essencial definir o seu objetivo.

Veja alguns exemplos de bons objetivos para criar uma promoção no seu estabelecimento:

  • Aumentar volume de vendas – Oferecer vantagens aos clientes na compra de produtos e serviços é uma forma eficiente de aumentar seu fluxo de agendamentos.
  • Conquistar novos clientes – Os consumidores gostam mesmo é de adquirir serviços com alto valor agregado, por um preço justo. Nessa disputa, vence o estabelecimento que consegue oferecer mais vantagens. Pensando nisso, ter uma carta na manga para oferecer aos clientes que visitam o seu espaço pela primeira vez pode ser um fator decisivo.
  • Fidelizar clientes – Algumas ações promocionais têm resultados excelentes se forem voltadas para os clientes que já fizeram procedimentos no seu salão de beleza ou barbearia. Por que isso é interessante para você? Porque manter seus clientes sempre voltando é tão importante quanto conquistar novos.
  • Divulgar um novo serviço/ produto/ profissional – Normalmente, promoções geram curiosidade e fazem com que os clientes falem sobre a sua marca. Aproveite a atenção para divulgar aquilo que você quer que o público saiba, como um serviço diferenciado, um novo profissional da equipe ou uma nova linha de produtos, por exemplo.
  • Liquidar o estoque – Pode acontecer de você precisar liquidar os produtos ou serviços que oferece. Nesse desafio, as ações promocionais são suas grandes aliadas.

Faça os cálculos

Depois de traçar um objetivo, chegou o momento de analisar a situação financeira do seu salão de beleza ou barbearia para verificar se é viável oferecer a promoção ou não. É necessário calcular o impacto do desconto que será aplicado e de quanto você precisará investir para fazer a ação promocional acontecer.

Dentro das suas possibilidades, defina um orçamento para custear alguns gastos com divulgação, estoque, decoração e quaisquer outras condições necessárias para a realização da promoção. Este gasto deverá estar incluso na margem de lucro que você visa obter e, por isso, deverá ser considerado no momento de estipular o valor do desconto.

Normalmente, as promoções surgem para equilibrar uma balança que está pendendo negativamente. Por exemplo:

– você tem um grande estoque de produtos se aproximando da data de vencimento e precisa dar vazão a eles antes que não possam mais ser usados;

– seu movimento está baixo em determinado período da semana;

– você investiu dinheiro para oferecer um novo serviço mas seus clientes ainda não se acostumaram a ele.

Condições especiais criadas no impulso e sem planejamento podem acabar sendo muito mais prejudiciais do que vantajosas ao seu salão, então é necessário calcular e desenhar a estratégia detalhadamente antes de botar a mão na massa. Além dos já mencionados impactos financeiros e retornos estimados, é importante determinar seu público-alvo – ou seja, quem é o principal público que você quer que aproveite sua promoção.

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Listamos abaixo alguns tipos comuns de promoção e exemplos para você se inspirar ao escolher a oferta certa para seu público:

Descontos em serviços específicos

Dar descontos em serviços específicos é uma estratégia comum que tem o objetivo de aumentar a procura por aqueles serviços. Essa é uma tática valiosa quando você lança um novo serviço que seus clientes não conhecem ou quando alguma atividade não vem sendo muito requisitada no seu dia a dia.

Oferta de produtos

Se você trabalha com venda de produtos no seu salão, esse pode ser um grande atrativo para os clientes. Baixar o preço dos produtos pode ser uma estratégia interessante quando você está com uma grande quantidade de itens parados em estoque ou quando chegam novidades ou lançamentos. Além de diminuir os preços, você pode também vender pacotes de produtos ou até mesmo combinar um produto com a venda de um serviço.

 

Oferta relâmpago

Para aplicar esta estratégia, é preciso ter em mente que será necessário selecionar um produto ou serviço para ser vendido com desconto atrativo durante um curto período de tempo – um dia ou apenas algumas horas. Por isso, além de ser ótima para alavancar as vendas de um produto ou os agendamentos de um determinado serviço, ela também é uma forma eficiente de testar quais procedimentos atraem mais clientes.

O melhor momento para fazer a oferta relâmpago é quando o salão de beleza ou barbearia está a todo vapor – como em vésperas de feriado, por exemplo. Aproveite a correria para oferecer o produto ou serviço em questão enquanto os clientes pagam a conta. Assim o próximo serviço já fica agendado e você garante agenda cheia.

Combos de serviços

Aproveite o momento que seus clientes estão dentro do seu salão e ofereça serviços complementares ao que eles foram realizar originalmente. É comum uma cliente ir cortar o cabelo e aproveitar para fazer uma hidratação ou pintar as unhas. Então, por que não incentivar esse consumo? Oferecer combinações de serviços a um custo menor pode ser uma ótima ideia para estimular e fidelizar clientes.

promoção salão de beleza

Essa ação precisa de muita atenção no planejamento para que você não perca oferecendo os serviços por um preço muito abaixo do normal. Uma boa estratégia é pensar no que te traz menos custo e combinar aos serviços mais caros. Dependendo da sua escolha e do momento que seu salão está passando, você pode criar uma opção de fazer um serviço e ganhar outro sem custo algum.

Cupom de desconto

Os cupons de desconto incentivam os clientes a agendarem serviços ou a comprarem produtos, mas de forma mais controlada do que a oferta relâmpago, por exemplo, mas ainda oferecendo um desconto vantajoso. O valor do cupom pode ser o preço total do serviço, ou apenas uma parcela dele.

Para esta estratégia, o importante é ser sempre claro ao explicar as condições de uso. Estabeleça as regras e explique aos clientes com clareza: que o desconto deve ser individual, se é válido somente para determinados serviços ou somente para comprar acima de um valor específico. Lembre-se, também, de explicar que os cupons não são cumulativos, ou seja, o cliente não pode usar mais de um em uma mesma comanda.

Brindes

Dependendo de como forem utilizados, os brindes podem tanto atrair novos clientes quanto fidelizar os atuais. Tanta eficiência se dá ao fato de que, ao receber um brinde, o cliente tem a sensação de receber um presente, o que aumenta o valor agregado do serviço. Se você puder oferecer produtos úteis, de qualidade e personalizados, melhor ainda!

Porém, é preciso tomar cuidado e ter atenção ao orçamento que foi definido – como falamos lá em cima. Atente aos gastos gerados pela confecção dos brindes e estabeleça uma quantidade limite de itens, para não correr o risco de acabar com um estoque cheio de brindes sobrando.

Eventos promocionais

Você sabia que 46% dos consumidores não conhecem promoções como ações promocionais? Para eles, a palavra “promoção” remete à descontos em produtos e serviços.

Eventos promocionais são muito comuns em épocas especiais para os salões de beleza: o Dia Internacional da Mulher e o Dia das Mães são dois ótimos exemplos. Além disso, a inauguração e a data do aniversário de um salão costuma vir sempre acompanhada de promoções.

Essas ocasiões normalmente merecem um esforço de divulgação maior, já que trazem condições mais agressivas, falam com um público mais amplo e precisam atingir uma meta alta pra provar seu valor. Criamos um calendário com as datas do ano que você pode aproveitar para fidelizar clientes, não deixe de conferir!

Estas também são boas oportunidades para premiar seus clientes fieis com ofertas especiais. Lembre-se que fidelizar clientes é essencial para manter a rotina do seu salão de beleza.

Ofertas recorrentes

Uma prática comum nos salões de beleza é fazer promoções válidas para apenas um dia da semana, por exemplo “Terça da Hidratação” ou “Quarta da Manicure”. Repare que raramente essas ofertas acontecem na sexta e no sábado, que são os dias mais movimentados de qualquer salão. Isso tem um motivo: essas promoções buscam atrair e criar nos clientes um hábito de ir aos salões nos dias em que eles têm menos movimento. Ofertas recorrentes também podem ser mensais, de acordo com a sua necessidade. Inspire-se e estimule hábitos diferentes nos seus clientes!

Como usar promoções para atrair e fidelizar clientes

Você já leu aqui no nosso blog que as redes sociais têm um papel importantíssimo para o marketing do salão de beleza. Uma boa dica é aproveitá-las para divulgar suas promoções. Você pode incentivar os clientes a curtirem sua página e compartilharem postagens suas para ganhar ou concorrer a vantagens. Assim, seus clientes viram seus maiores aliados para divulgar seu salão a um custo baixíssimo! Enquanto estiver fazendo uma ação conjunta com suas redes sociais, não se esqueça de ver o retorno que ela está te trazendo: descubra como os novos clientes ficaram sabendo de você e premie seus melhores divulgadores.

Um ponto de atenção que é preciso ter na hora de lançar qualquer promoção é planejar quanto tempo antes você deve começar a divulgá-la e quanto tempo ela deve durar. Essas informações precisam ser consideradas também na sua análise posterior, quando você vê se sua base de clientes aumentou, qual foi o retorno dos seus clientes e o impacto nas suas finanças.  

Na hora de escolher o tipo de promoção, tome cuidado para não cometer um destes erros:

  • Desconsiderar o objetivo – Se a ideia é, por exemplo, aumentar a frequência de agendamentos online do seu salão de beleza ou barbearia, de quê vai adiantar limitar a divulgação da promoção somente às redes sociais? Ter o seu objetivo em mente durante todos os passos do desenvolvimento da ação promocional é essencial, já que o sucesso depende disso.
  • Lembre-se das metas – Cada tipo de promoção tem uma finalidade diferente e, consequentemente, traz resultados diferentes. Por isso, lembre-se das metas que foram estipuladas, para escolher uma promoção que esteja de acordo.
  • Viciar os clientes em bônus e cupons – Ao aplicar a estratégia de bônus de serviços e cupons de desconto, tome cuidado para não viciar os clientes. Afinal, você quer que o desconto seja um incentivo, e não um pré-requisito para que o cliente agende horários no seu estabelecimento.

Envolva sua equipe

promoção salão de beleza

Uma promoção pode, de certa forma, mudar a rotina no seu salão de beleza ou barbearia. O fluxo de atendimentos aumenta, o movimento sobe e, nestes momentos, é importante ter uma equipe alinhada e bem preparada.

Envolver toda a equipe no planejamento da promoção é uma boa prática de gestão! Assim você ouve a opinião dos profissionais – que, querendo ou não, conhecem bem os desejos e necessidades dos clientes – e garante que nenhum deles seja sobrecarregado.

Que tal aproveitar as próximas datas comemorativas para começar a aplicar estas dicas? Faça o download do nosso calendário exclusivo, com as principais datas do mercado e dos eventos de beleza mais concorridos do ano.

Depois, é só lembrar de planejar com antecedência e usar a criatividade para criar promoções exclusivas, para atrair e fidelizar cada vez mais clientes!


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Promoções costumam movimentar estabelecimentos e fazer o dinheiro circular. Por isso, são ótimas estratégias para lotar e fidelizar clientes do seu salão de beleza.
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