O posicionamento no mercado pode definir o sucesso ou fracasso do seu salão de beleza. Uma das táticas mais utilizadas e eficientes para esses casos é criar boas parcerias, seja com fornecedor, clientes ou outros prestadores de serviço.

Esse processo de criar parcerias, além de melhorar o relacionamento e posicionamento do salão acaba sendo lucrativo para todas as partes envolvidas. A própria definição da palavra já justifica esse compromisso, visto que parceria significa a reunião de pessoas em prol de um objetivo. Elas podem ser fechadas com diversas finalidades como divulgação, compra de produtos mais baratos, uma ação específica ou a busca por um diferencial.

Nessa parceria todos ganham e as clientes podem ser atendidas de segunda a sábado, inclusive nos horários de almoço, que é o nosso maior fluxo de atendimentos.

O importante na hora de encontrar parceiros é a definição dos objetivos e metas a serem alcançados e entender qual a melhor maneira para cada caso. Um dos objetivos mais fáceis de serem alcançados é a fidelização de clientes, por conta da associação. Fernanda Franco, responsável da Depil House de Curitiba, contou que uma parceria com estabelecimentos próximos é positiva porque aquela unidade é frequentada pelas mesmas pessoas e os profissionais já conhecem as clientes pelo nome e até seus gostos.

Outra associação estratégica que pode ser feita é com empresas ao redor do salão. É muito comum funcionárias usarem o horário de almoço para ir ao salão fazer as unhas, por exemplo. Você pode usar isso como uma oportunidade de parceria. Oferecer descontos, vouchers com serviço grátis para funcionários do mês são boas saídas.

O centro de depilação administrado por Fernanda conta com 12 convênios com empresas ao redor. Como estratégia, são cedidos descontos e horários flexíveis para a clientela. Ela comentou que nessa parceria todos ganham e as clientes podem ser atendidas de segunda a sábado, inclusive nos horários de almoço, que é o nosso maior fluxo de atendimentos”. 

De maneira prática, vamos imaginar que existe um produto de uma marca específica que sai muito no seu salão, as clientes adoram. Você pode tentar uma parceria com o fabricante e esse é um ótimo negócio para seu salão, já que você sempre precisará de produtos para realizar os serviços. Nesse caso, a parceria fechada foi a exclusividade de fornecedor a um preço mais acessível.

Para seu salão, a parceria será para que seu custo diminua e ainda fidelize seu público. Para a empresa fornecedora, as vendas irão aumentar e ainda terá um cliente fixo. No caso, o objetivo de ambos é aumentar a venda do produto e a meta pode ser dividida em mensal e anual, 100 produtos por mês, por exemplo. Existem outros tipos de negociações que podem ser feitas, como incorporar a venda de outros produtos daquele local, a troca de divulgação e também cartão de fidelidade, como é o caso da Depil House.

Faça boas parcerias

Se atente aos detalhes na hora de fechar a parceria

Como fazer essa parceria

Em qualquer área, esse tipo de negociação deve ser feita com muito cuidado e responsabilidade, para que os dois lados ganhem. Todo tipo de acordo precisa ser oficializado, com um contrato de parceria. Esse documento será o principal vínculo com seu parceiro e será uma segurança a mais de que ambas as partes cumpram com as obrigações. Nele, você deverá formalizar qualquer acordo verbal e ainda deixar claro as obrigações de cada um dos lados.

De modo geral, um contrato deve ter os dados relacionados às empresas, seu salão e o parceiro e ainda a documentação de cada responsável. A proposta exata e o tempo de duração da parceria também devem estar no documento, que deverá ser assinado no final. Lembre-se também de colocar as principais consequências da quebra do acordo ou detalhes sobre a desistência.

Como escolher quais são as parcerias ideias para seu salão de beleza? A atitude inicial nesse caso é conhecer tudo do seu salão e dos possíveis parceiros. É preciso levar em conta a localização, o público, a frequência e os interesses em comum. Um levantamento dessas informações traz uma segunda tarefa, encontrar os pontos fortes e fracos do seu salão para casar com seus parceiros. Se falta um serviço, você pode procurar algo que possa suprí-lo. Se seu público frequenta uma determinada academia, você pode investir no relacionamento e criar uma estratégia para reter esses e novos clientes. As alternativas são diversas, basta definir as necessidades, como nos exemplos.

Outro ponto determinante para iniciar uma parceria é saber vender seu produto, no caso, o seu salão de beleza. Você precisa convencer seu possível parceiro de que os negócios podem se complementar e lucrar. Para isso, você pode utilizar os fatores que elencou sobre seu salão e mostrar as vantagens. Argumente sobre a força do mercado da beleza, seu público-alvo, as especialidades e como trabalham os profissionais, a influência do seu trabalho na vida das pessoas e qualquer diferencial que possa agregar ao parceiro.

Agora vamos recapitular os princípios para encontrar e fechar acordos e ver algumas ideias que você pode aplicar no seu salão.

Entenda seus clientes

Entenda as necessidades e gosto dos clientes para procurar uma  parceria

Seu público alvo gosta do que?

Acordos de colaboração entre salões de beleza são voltadas para os clientes, por isso entender os gostos e as necessidades do público é de suma importância. Conversar com seus clientes é a principal estratégia para saber no que trabalham, o que costumam fazer nas horas vagas, quais os lugares eles gostariam de frequentar e quais seus produtos usam no dia a dia. Essas descobertas te darão ideias para buscar uma parceria que vai conquistar ainda mais seu público-alvo.

Quem são seus vizinhos?

Analisar o mercado em que seu salão está inserido é uma ótima estratégia para encontrar parceiros. Os comércios vizinhos do seu salão podem ser alvos de parceria, basta você entender o quanto eles combinam com seu público e como poderia encontrar uma alternativa de se associarem. Esse tipo de parceria é interessante porque os estabelecimentos podem trocar no mínimo divulgação. Os frequentadores de determinado local acabam por conhecer seu salão em uma panificadora, mercado ou mesmo em uma loja de cosméticos pelo bairro, por exemplo.

A localização próxima ajuda, mas não é a única maneira de criar e fixar acordos. Você pode falar diretamente com grandes marcas, por exemplo.

Como convencer a fechar a parceria?

A conversa e a negociação são as estratégias ideais para fechar uma parceria. Lembre-se de pensar em todas as vantagens do seu salão e preparar uma apresentação para convencer seu possível parceiro.

Outras ideias de parceria: 

Parcerias com clínicas de estética

Procure parcerias com serviços que complementem os seus

Clínicas de estética: é possível fazer parcerias com clínicas de estética, que normalmente prestam um tipo de serviço diferente dos salões de beleza. Na prática, um salão de beleza que não possui serviços de estética ou massagem pode criar uma parceria com um local especializado, como um spa. Nesse caso, os dois espaços ganhariam e fidelizariam os clientes.

 

Farmácia: Além de remédios, as pessoas frequentam a farmácia para comprar itens do dia a dia como shampoos, cremes e maquiagem. Essa é uma oportunidade para que as pessoas se interessem pelo seu salão de beleza. Nesse caso, a parceria pode envolver o marketing e também descontos no salão para aqueles que comprem.

Oficina ou lava-car: Se suas clientes costumam ir de carro ao salão, uma boa alternativa de parceria é uma oficina mecânica ou lava-car que seja próximo. Enquanto as clientes estão fazendo um serviço no seu salão, os veículos estarão sendo “cuidados” também.

Restaurantes: Estabelecimentos alimentícios possuem um grande fluxo de pessoas que permanecem um tempo lá. Trocar divulgação ou oferecer vouchers é uma possibilidade boa para associar seu salão com restaurantes ou bares. Você deve apenas encontrar lugares que são de interesse do seu público-alvo.

Agora que você já sabe quais as principais características e o que precisa para iniciar boas parcerias, que tal começar? E se você já tem, conte para gente aqui nos comentários como ela foi feita!

 


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Como fechar boas parcerias para seu salão de beleza
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Criar parcerias para seu salão de beleza é uma ótima oportunidade de relacionamento e posicionamento no mercado, além de ser uma atividade lucrativa. Saiba mais!
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