Quem tem um salão de beleza e deseja fazê-lo crescer, aumentar a clientela e ter mais faturamento precisa fazer um bom planejamento estratégico. Se você nunca ouviu falar sobre isso na vida, fique calmo: nós explicamos direitinho o que fazer para realizar todos os seus sonhos. Confira!

Saiba o que é planejamento estratégico

De uma maneira bem simples, planejamento estratégico é definir como seu salão é hoje e como você quer que ele seja em um determinado período de tempo. Para isso, é feita a Análise SWOT — uma técnica em que o empresário elenca forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.

Por meio do planejamento, é possível definir o que precisa ser melhorado para conseguir realizar as mudanças que deseja. Por exemplo, entender por que um determinado dia da semana tem menos movimento no salão, pensar em como implementar estratégias de marketing ou até mesmo definir qual a melhor data para fechar o faturamento do mês.

Saiba como fazer o planejamento estratégico do seu salão de beleza

Escolha as metas que quer alcançar

Quando fazemos planos para o salão de beleza, é comum desejar ser o melhor do mercado. Não há problema nenhum nisso, mas para chegar lá, é preciso vencer várias barreiras. Por isso, ao traçar as suas metas, tente manter os pés no chão. O ideal é que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas, e que tenham um prazo definido.

Tente escolher poucos objetivos para realizar dentro de um ano e descreva em apenas uma frase — para torná-la mais simples de entender. Escreva as suas metas em um mural e olhe para elas todos os dias ao acordar, antes de sair de casa, para saber pelo que você vai batalhar naquele dia.

Estabeleça um plano de ação

Agora que você já sabe onde quer chegar, precisa descobrir o melhor caminho, não é mesmo? Faça um cronograma das ações que vão fazer parte do seu planejamento para atingir os objetivos e comece pelas mais fáceis, para dar mais dinamismo. Por exemplo: quer novos clientes? Aposte em uma promoção divulgada no Facebook. Deseja trocar os secadores? Aproveite o lucro dos novos clientes. E assim por diante.

Se você ficar em dúvida de como fazer isso, pode se inspirar nos seus concorrentes — especialmente nos que estão no patamar que você quer chegar. O que eles fazem de diferente? Como chegaram nesse status? O que você pode copiar do comportamento deles que vai te fazer se aproximar das metas estabelecidas?

Saiba como fazer o planejamento estratégico do seu salão de beleza

 

Não deixe de seguir o cronograma do salão de beleza

O planejamento estratégico é que igual à agenda do salão: se você não seguir rigorosamente os apontamentos, terá problemas. No caso, você pode não alcançar seus objetivos. Por isso, acompanhe mensalmente os passos que precisam ser dados e não deixe nada para depois — você vai aprender que o momento ideal para dar um passo necessário é agora.

Se você leu até aqui, percebeu que, para ter um planejamento estratégico de salão de beleza, é preciso muita organização. Por isso, antes de traçar as suas metas, que tal dar aquela geral no seu negócio? Comece organizando documentos, agenda e melhorando rotinas. Assim, quando os demais processos estiverem prontos, será muito mais fácil transformar seus sonhos em realidade!

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!

Summary
Aprenda a fazer o planejamento estratégico do salão de beleza
Article Name
Aprenda a fazer o planejamento estratégico do salão de beleza
Description
Se você nunca ouviu falar sobre planejamento estratégico, fique calmo: nós explicamos direitinho o que fazer para realizar todos os seus sonhos. Confira!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00