Um dos aspectos mais importantes de gerenciar um estabelecimento de beleza é a busca constante por novos clientes. Independente de quanto tempo de mercado a sua empresa tem, atrair novos clientes e vê-los entrando na sua base é um ótimo indício de que o negócio vai muito bem, obrigado.

Sabemos que uma das formas mais eficientes de atrair novos clientes e de avançar no mercado é a clássica propaganda “boca a boca” – quando um cliente satisfeito indica seus serviços para o círculo de conhecidos e assim sucessivamente. Por isso é tão importante garantir que a experiência do seu cliente no salão seja excelente.

Parece complicado perceber quando o cliente vai ou não indicar o seu salão. Mas, na verdade, não é. Existem pequenas atitudes que você pode inserir no cotidiano da sua equipe e na rotina do seu salão para incentivar seus clientes a recomendarem o seu estabelecimento. Separamos algumas, que você confere a seguir:

Crie uma impressão forte

Veja como atrair novos clientes através do boca a boca

Para garantir que seus clientes vão recomendar seu salão de beleza para amigos e familiares, é preciso se certificar de que eles estão sendo atendidos da melhor maneira possível. Para isso, você pode – e deve – implementar processos e criar um padrão de atendimento.

Por exemplo: que tal incentivar a sua equipe a bater um papo com os clientes que estão sendo atendidos, em uma tentativa de encontrar assuntos em comum e oferecer atendimento personalizado? Você pode, ainda, ir além do cafezinho e passar a oferecer um cardápio com quitutes variados e de preparação simples para que seus clientes se sintam mais à vontade e passem mais tempo dentro do seu estabelecimento.

Além disso, enviar mensagens de pós-venda e fazer o acompanhamento daquele cliente mesmo após ele deixar o salão vai fazer com que se sinta especial, o que aumenta as chances de ele falar bem do seu serviço para os conhecidos, facilitando para você atrair novos clientes.

O segredo é criar planos

Uma forma muito conhecida – e bastante eficiente – de incentivar as recomendações e atrair novos clientes é criar planos de descontos em produtos ou serviços complementares para os clientes que indicarem seus serviços. Isso pode ser válido para novos fregueses também.

Nesse sentido, a grande sacada é saber como apresentar esse incentivo. Se a conversa for invasiva ou o cliente se sentir compelido ou forçado a indicar seus serviços para ter o desconto, a ideia toda perde a graça e acaba não gerando o resultado que você espera.

Naturalidade é a palavra-chave

Veja como atrair novos clientes através do boca a boca

Uma ideia é aproveitar os produtos que você vende no salão para atrair recomendações. Por exemplo: você pode criar um plano de pontos, em que o cliente ganha x pontos a cada novo freguês que chega ao seu salão por recomendação dele. Assim, a pessoa pode trocar um determinado número de pontos por um produto cobiçado, ou por um serviço que deseja fazer.

Tente coisas novas

Novos clientes trazem novas oportunidades de negócio e, nesse momento, é importante ser criativo. Estar disponível nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima forma de interagir com seus clientes e atingir uma nova parcela de público.

Além disso, é natural perder cerca de 15% a 20% da clientela ao ano, pois as pessoas mudam de cidade, deixam de frequentar certas regiões ou até mesmo migram para outros salões. Por isso, se você não estiver constantemente procurando novas formas de atrair novos clientes, eles não terão como encontrar você.

Oferecer novidades é muito mais simples do que você imagina. O que você precisa fazer é ficar de olho nas tendências do mercado e acompanhar a transformação no comportamento do seu público. Oferecer agendamento online, por exemplo, pode fazer aumentar as referências dos seus serviços, pelo fator inédito dessa iniciativa, que está cada vez mais em alta no mercado da beleza.

Seguindo estes passos, sua clientela tende a aumentar cada vez mais, principalmente pela influência que a opinião de amigos e conhecidos tem sobre a tomada de decisões de novos clientes. Fique de olho e não esqueça de contar pra gente como isso está funcionando para seu estabelecimento de beleza.

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Como atrair novos clientes através do bom e velho “boca a boca”
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Uma das maneiras mais eficazes de atrair novos clientes é o boca a boca. Veja algumas dicas de como incentivar as recomendações do seu salão de beleza
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